Vantagens do Transporte de Carga Fracionada para E-commerce

Vantagens do Transporte de Carga Fracionada para E-commerce

Transporte de carga fracionada, conforme já abordamos aqui, trata-se do transporte de mercadorias de pequeno volume.

Carga fracionada se refere a uma parcela da carga total que ocupa um veículo de frete.

Transporte de carga fracionada: 4 vantagens para a sua loja virtual

Transporte de carga fracionada: 4 vantagens para a sua loja virtual

Quando falamos do transporte de mercadorias, podemos dividir o tipo de frete em duas categorias distintas: transporte de carga lotação e transporte de carga fracionada.

O transporte de carga lotação ocorre quando a mercadoria ocupa toda a capacidade do veículo.

Nesse tipo de envio, a carga geralmente pertence a um só remetente e é entregue a somente um destinatário.

Já no transporte de carga fracionada, devido ao pequeno volume dos produtos despachados, mercadorias de vários clientes são carregadas juntas, o que diminui os custos de viagem.

No Brasil, nos últimos anos, o comércio eletrônico experimentou um grande crescimento em curto espaço de tempo.

Devido a essa rápida expansão, uma maior demanda pelo transporte de carga fracionada surgiu e continua a aumentar.

Isso acontece porque essa é a solução ideal para e-commerces que trabalham com produtos pequenos ou não enviam grandes remessas.

As vantagens desse tipo de envio são inúmeras, principalmente para pequenas e médias empresas. Entre seu principais benefícios, podemos destacar os seguintes:

1. Redução de Custos de Envio

Independentemente do remetente, a relação custo X benefício geralmente está no topo da lista de itens a serem considerados ao selecionar a melhor opção de frete.

Como mencionamos, no transporte de carga fracionada o veículo de frete é carregado com mercadorias de vários lojistas diferentes.  

Esse processo permite que os remetentes paguem apenas pelo espaço que seus produtos ocupam, ao invés de pagarem pelo custo total do frete sozinhos.

Para utilizar esse serviço, no entanto, o produto despachado precisa obedecer a algumas restrições quanto ao seu volume e ser embalado em pacotes menores.

Então, basta entrar em contato com uma transportadora de cargas fracionadas, como a Flash Courier, e definir como será feito o processo de coleta e prazos de entrega.

2. Redução da Emissão de Poluentes

Além do compartilhamento de frete ser uma opção financeira amigável para o remetente, é uma solução melhor para o meio ambiente.

Muitas empresas e indivíduos já estão tornando seus processos mais sustentáveis ao utilizar menos embalagens e optar por materiais recicláveis.

Nesse contexto, reduzir a emissão dos poluentes causados pela queima de combustível deve ser outra preocupação geral.

O transporte de carga fracionada permite que um veículo leve uma carga completa, em vez de vários caminhões que transportam cargas abaixo de sua capacidade total.

Menos veículos na estrada significa menos emissões no ar.

3. Maior Segurança

Uma vez que o remetente tenha definido o valor do frete, sua próxima preocupação passa a ser a segurança de seus produtos.

No transporte de carga fracionada cada veículo carrega apenas mercadorias com características semelhantes, acondicionados em embalagens individuais e resistentes.

Fora isso, as viagens são mais curtas e rápidas, e toda encomenda é rastreada e deve obedecer a prazos rigorosos de entrega.

4. Rastreamento

O rastreamento de encomendas aumenta a segurança na entrega e a confiança tanto do vendedor quanto do consumidor.

Transportadoras de carga fracionada como a Flash Courier, geralmente oferecem o serviço de rastreamento, o que inclui informações sobre retirada, produto em trânsito, paradas e entrega.

As remessas são controladas das seguintes formas:

  • Número do pedido
  • Número de referência da remessa
  • Prazo de entrega

A Importância do Transporte de Carga Fracionada para Pequenas e Médias Empresas

Pequenas e médias empresas costumam lutar com o alto custo que o frete pode alcançar.

Enviar um produto menor, como um sapato, por exemplo, do sul para o norte do Brasil, pode ter um custo bastante alto devido principalmente a longa distância percorrida. Se a remessa é pequena, o custo do transporte para poucos itens se torna inviável financeiramente.

Esses valores muitas vezes impedem que os vendedores penetrem em novos mercados, pois acabam não oferecendo um bom custo X benefício para o consumidor.

Por essa razão, pequenas e médias empresas se beneficiam tanto do transporte de carga fracionada.

Transportadoras como a Flash Courier que trabalham com esse tipo de envio, atendem a demanda de vários comerciantes, garantindo um volume de mercadorias suficiente para reduzir o valor do frete, o que possibilita o crescimento de negócios menores.

Entre as principais vantagens de PMEs trabalharem com transportadoras de carga fracionada, podemos citar:

  • Conseguir um custo melhor de envio;
  • Enviar para todo o país;
  • Maior agilidade na entrega;
  • Usufruir de serviços como cálculo de frete e rastreamento online.

Empresas responsáveis, como a Flash Courier, estipulam datas de entrega, deixam claro os intervalos de tempo previstos em que as mercadorias estarão em trânsito e facilitam para que o cliente acompanhe o processo de entrega através de código de rastreio.

Outra grande vantagem de trabalhar com transportadoras especializadas em e-commerce é contar com o serviço de entrega expressa.

Vários estudos já comprovaram que a entrega rápida constitui um grande diferencial para o cliente, que muitas vezes prefere pagar um pouco mais pelo frete para receber o produto em menos tempo.

Com foco na entrega expressa, a Flash ainda conta com sistema próprio de cálculo de frete, frota nova de mais de dois mil veículos e soluções diversificadas para atender às necessidades específicas de cada negócio.

Há mais de vinte anos no mercado, a Flash Courier atende e-commerces de todos os portes e segmentos, garantindo o transporte seguro e ágil de produtos.

Visite nosso site, conheça nossos serviços, e ofereça a melhor opção de transporte de encomendas para o seu cliente.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *