Vendas de Natal: tendências para 2018

Vendas de Natal: tendências para 2018

Estamos nos aproximando da segunda quinzena de dezembro e o foco do e-commerce é só um: vendas de natal.

Com essa data especial cada vez mais perto, consumidores e varejistas começam a sentir a habitual euforia das compras de fim de ano.

Vendas de Natal: tendências para 2018

Vendas de Natal: 7 tendências para sua loja se preparar

Final do ano é só emoção. Mal passou o frenesi da Black Friday e o comércio já se prepara para a loucura das vendas de natal.

Com o crescimento do comércio eletrônico, as lojas online representam uma forte concorrência para as empresas físicas, o que faz com que todo varejo corra atrás de inovação para atrair e manter o cliente.

O resultado é um mercado pró-consumidor focado em oferecer a melhor experiência de compra com os melhores preços possíveis.

Para se preparar, fique atento as sete principais tendências que vão dar o tom para o sucesso das lojas e as vendas de Natal 2018.

1. Atendimento omnichannel

Como a compra multicanais já é o novo normal, para não perder nenhuma oportunidade durante as vendas de natal, varejistas estão investindo pesadamente em plataformas omnichannel.

Além da loja virtual, plataformas como Facebook e Instagram estão sendo empregadas para permitir que os clientes entrem em contato com a loja, tirem dúvidas, façam pedidos e muito mais.

Ao mesmo tempo, vendedores usam essas plataformas para fazer vídeos, mostrar as últimas novidades e fornecer imagens de bastidores para os visitantes.

Essas estratégias não apenas ajudam a reter clientes existentes, mas também consolidam a marca e aumentam a lealdade do consumidor.

2. Aplicativos

Para facilitar as vendas de natal via mobile e aprimorar a experiência de compra omnichannel,  muitas lojas online estão investindo no desenvolvimento de aplicativos.

Mais rápidos e simples de usar para efetuar uma compra por meio de dispositivos móveisos dados coletados por esses aplicativos também ajudam a entender o cliente e oferecer produtos e serviços mais assertivos.

Os aplicativos são um ótimo incremento ao programa de fidelidade da loja. Uma estratégia muito usada é incentivar clientes a instalarem o app para receberem ofertas e desconto especiais.

3. Pagamento móvel

Somente nos EUA, cerca de 70% dos usuários de dispositivos móveis preferem soluções de pagamento móvel, o que explica por que a maioria dos varejistas implementou sistemas de PDV móvel, soluções de terceiros como o Apple Pay ou pagamento personalizado por meio de aplicativos como o Kohl’s Pay.

O pagamento móvel, também conhecido como pagamento digital ou pagamento online, é um formato de pagamento que dispensa o uso de dinheiro e, até mesmo, de cartões de crédito ou débito.

Ele pode ser feito por meio dos apps de banco (internet banking), serviços de carteiras digitais oferecidos por empresas como PayPal, Android Pay, Apple Pay, Mercado Pago e PagSeguro, leitor móvel de cartões, entre outros.

4. Envio no mesmo dia

O Natal é uma época em que os clientes podem não querer visitar fisicamente a loja, mas ainda querem que seus produtos sejam entregues instantaneamente.

Para continuarem competitivos, muitos donos de lojas virtuais começaram a oferecer a opção de envio no mesmo dia.

Claro que essa é uma realidade inviável para a maioria das lojas, mas oferecer a entrega expressa (de 1 a 4 dias úteis) ou mesmo o frete grátis, atende às necessidades dos clientes e ajuda a mantê-los satisfeitos.

5. Entretenimento

Trazer entretenimento para o comércio é outra tendência que redefiniu as compras e as vendas no início deste ano.

Essa estratégia trabalha com a premissa básica de que incorporar experiências e outros atrativos, como cafeterias em lojas físicas e vídeos nas virtuais, pode levar a um melhor engajamento com os clientes.

A crença é que quanto mais tempo os consumidores gastarem na loja, maior a probabilidade de efetuarem uma compra.

6. Análise de dados

Desde o gerenciamento da cadeia de suprimentos até o pós-compra, os varejistas adotaram a análise de dados como um modo de melhorar seus serviços e sair na frente da concorrência.

Pesquisas mostram que as decisões apoiadas por dados desempenham um papel crítico em superar os concorrentes.

A coleta e a análise de informações não apenas permite a personalização da experiência do cliente, mas também ajuda as lojas a preverem a demanda, manter seus estoques abastecidos com as mercadorias certas e minimizar o desperdício em toda a cadeia de suprimentos.

7. Qualidade e transparência

Os compradores atuais desejam criar um “senso de identidade” com os produtos e marcas que consomem.

É por essa razão que a transparência no processo de produção se tornou tão importante. Principalmente em ocasiões como o Natal, as pessoas preferem estar associadas a marcas que tenham uma “imagem limpa”.

Isso explica por que as empresas se esforçam cada vez mais para adotarem processos sustentáveis e construírem uma imagem eco-friendly.

Exibir consciência ambiental e social em seu processo de fabricação aumenta a base de clientes e a lealdade com a marca.

Vendas de Natal e Entrega Rápida

Vendas de Natal e Entrega Rápida

Em resumo, as vendas de natal de 2017 já presenciaram uma série de elementos inovadores no varejo e a tendência é que isso se mantenha agora em 2018.

Para atender as necessidades de consumidores cada vez mais exigentes, as lojas precisam continuar a aprimorar seu processo de vendas e atendimento ao cliente e, parte fundamental disso, é garantir a entrega rápida e segura de produtos.

Como solução e inovação do velho método de entrega exclusiva via Correios, empresários buscam o serviço de transportadoras especializadas na coleta e entrega de encomendas para e-commerce, como a Flash Courier.

Com foco no transporte de cargas fracionadas (pequeno volume) e entrega expressa, a Flash Courier atende todo território nacional, primando pela agilidade de entrega.  

Há mais de vinte anos no mercado, a empresa atende e-commerces de todos os portes e segmentos, assegurando o transporte seguro e rápido de mercadorias.

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