Black Friday vem aí! Comece já a preparar seu e-commerce

Black Friday vem aí! Comece já a preparar seu e-commerce

Evento que se consolidou como uma das mais importantes datas para o comércio brasileiro, muitos lojistas e consumidores já aguardam ansiosamente a Black Friday 2018.

Black Friday

5 dicas para começar a preparar seu e-commerce para a Black Friday

A Black Friday é um dia de descontos organizado por lojas físicas e virtuais que acontece sempre na última sexta-feira de novembro.

Dia muito aguardado por consumidores e comerciantes, muitas lojas conseguem zerar seus estoques e até sair do vermelho nessa data, enquanto compradores aproveitam para começar as compras de natal garantindo os melhores preços.

Em 2017, o evento movimentou a marca total de R$ 2,1 bilhões, número que aumenta a cada ano.

Para termos uma ideia do seu potencial de vendas, nos Estados Unidos, país onde teve origem o evento, o comércio eletrônico da Black Friday, por si só, deverá aumentar em 15,31% ano a ano, chegando a US $ 5,80 bilhões.

Apesar de ocorrer também nas lojas físicas, a Black Friday tem como foco prioritário o e-commerce e é por essa razão que a sua loja virtual precisa começar a se preparar já.

Confira cinco dicas de como aproveitar ao máximo a data, criando estratégias com alto potencial de conversão.

1. Crie expectativa

Se quiserem se destacar entre a concorrência e atrair consumidores, é fundamental que as lojas online comecem o quanto antes o seu planejamento para a Black Friday.

Além de se preparar em relação a questões práticas, como segurança, estoque e política de frete e entrega, o lojista tem tempo hábil para criar e divulgar campanhas.

Para engajar um número expressivo de pessoas e fazer com que o cliente fique ávido pela suas ofertas na Black Friday, seu planejamento deve incluir estratégias que gerem expectativa, tais como:

  • Contagem regressiva para o evento por meio de anúncios, e-mail, redes sociais, entre outros;
  • Ofertas e promoções pré-Black Friday durante as semanas que antecedem o grande evento;
  • Dicas de produtos que estarão com descontos e outras ofertas incríveis preparadas para Black Friday;
  • Ofertas pós-Cyber ​​Monday (segunda-feira após a Black Friday que  faz promoções em vendas efetuadas apenas através da Internet) para compradores de última hora.

E, acima de tudo…

2. Ressalte suas ofertas

De acordo com Chase Fisher, CEO da Blenders, “Você não pode entrar na Black Friday e oferecer 15% de desconto, 20% de desconto e esperar ir bem. Tudo se resume à sua oferta – é a única vez em que você pode reduzir seus preços sem sentir que está perdendo a integridade da marca. Certifique-se de que sua oferta é atraente, não importa o que aconteça”.

Na Black Friday 2017, a Blenders lançou um desconto de 55% em todas as vendas de óculos de sol.

Aproveitando também a Cyber ​​Monday, a empresa ofereceu 55% de desconto em todos os óculos de sol, além de 40% de desconto em todos os óculos de neve.

A estratégia da Blenders e os descontos da Black Friday Cyber ​​Monday foram compensados: as vendas aumentaram 10 vezes em relação ao ano anterior.

Quer outro bom exemplo de como ressaltar suas ofertas e aproveitar a expectativa do cliente?

Em uma das edições do evento, a Dafiti, e-commerce de moda brasileiro, criou ofertas específicas para cada dia da semana da Black Friday, separadas por cores (White Monday, Blue Tuesday, Red Wednesday, Yellow Thursday, Black Friday).

Black Friday

Funcionou assim: na quarta-feira, por exemplo, batizada de Red Wednesday (quarta-feira vermelha) entraram na promoção apenas peças vermelhas; na quinta, as amarelas, e assim por diante.

Como resultado, a empresa teve um grande aumento de vendas não só no dia da Black Friday, mas durante toda a semana.

3. Vá “mais fundo” para clientes VIP

Você pode oferecer descontos e ofertas ainda melhores para seus clientes fiéis.

A loja de ferramentas PDR Tools liberou suas ofertas com um dia de antecedência para seus clientes VIP.

Black Friday

Além disso, a empresa ofereceu frete grátis nas compras acima de R$300 para todo o Brasil e ainda a possibilidade de parcelar em até 12 vezes sem juros.

Muitas lojas enviam e-mails segmentados para sua lista de clientes vips anunciando produtos especiais que estarão em oferta, conferindo acesso antecipado e até oferecendo descontos maiores ou progressivos.

4. Atenção ao Black November

A Black Friday e a Cyber ​​Monday tradicionalmente recebem toda a atenção dos lojistas, no entanto, mais e mais compradores estão buscando por ofertas online mais cedo e até depois que o evento já passou.

Tendência que também já vem sendo observada no Brasil, nos Estados Unidos, novembro de 2017 registrou 23 dias consecutivos de mais de US $ 1 bilhão em vendas no comércio eletrônico, antes mesmo do grande dia chegar.

É uma tendência conhecida como “Black November”:

Black Friday

Para aproveitar esse aquecimento do mercado, a preparação para as vendas deve focar na criação de uma marca positiva e na divulgação de produtos, antes mesmo que cheguem os maiores dias de compras online.

Muitos comerciantes usam essa oportunidade para investir em publicidade em vídeo, meio de comunicação favorito entre a grande maioria dos internautas.

E não se esqueça do boca a boca, que é a principal razão pela qual as pessoas compram na maioria das vezes.

Você pode começar uma campanha de referência de amigos ou trabalhar com influenciadores para gerar buzz e tráfego.

5. Prepare sua logística de entrega

Para dar conta da súbita e alta demanda de entrega gerada pela Black Friday é preciso dar atenção redobrada a logística.

A primeira coisa que o comerciante precisa fazer é um inventário de estoque. As lojas precisam estar aptas a gerenciar a quantidade de pedidos, que pode até dobrar de volume na ocasião.  

Caso o e-commerce já tenha participado de outras edições da Black Friday, é possível identificar quais produtos não tiveram muita saída e quais tiveram mais demanda e necessitam de estoque maior.

O cuidado com a logística de frete e entrega também é imprescindível.

O head de operações da Mandaê, Karim Hardane, faz o alerta:

“Em um período de alto fluxo de compras online, se destaca quem capricha na entrega. Só uma campanha de marketing matadora não sustenta uma marca neste mercado e, principalmente, durante a Black Friday. Por isso, as empresas precisam se preocupar em construir um bom plano logístico, evitando entraves na hora do envio das encomendas. Ofertar prazos de entrega inatingíveis e taxas de frete que levam ao abandono dos carrinhos são alguns exemplos de ações que podem prejudicar as vendas e gerar reclamações em órgãos de proteção ao consumidor”.

Nesse cenário, sai na frente quem oferecer a melhor opção de entrega para seus clientes.

Entrega expressa na Black Friday

Mesmo que os produtos sejam adquiridos por preços promocionais, isso não significa que o cliente aceite esperar um longo período de tempo para receber o que comprou.

A entrega expressa (entrega rápida) ainda impacta na satisfação do consumidor e na sua decisão de compra.

Para estar preparada, a loja virtual deve organizar políticas de frete flexíveis e oferecer opções de entrega variadas para seus compradores.

Fechar parcerias com transportadoras é o melhor caminho para garantir a entrega rápida e segura de produtos.

Transportadoras experiente como a Flash Courier contam com sistema de cotação de frete online e tecnologia de rastreio, que podem elevar a confiança do cliente e alavancar as vendas não apenas nesta época do ano.

“Suprir a expectativa dos consumidores e garantir uma experiência positiva são métodos infalíveis de fidelização. As ferramentas de rastreamento, por exemplo, possibilitam que o comprador saiba exatamente a localização da sua encomenda, o que diminui a ansiedade e permite que ele se prepare para o recebimento do produto com satisfação”, explica Hardane.

Há mais de vinte anos no mercado, a Flash Courier atua com foco no transporte de cargas fracionadas (pequeno volume) e entrega expressa, atendendo todo território nacional.

Com sistema próprio de cotação de frete online, o cliente faz o cálculo na hora e sabe exatamente quanto ele vai pagar, quais são suas opções de envio e o prazo para receber o produto.

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