Frete Grátis no E-commerce: Vale a Pena?

Frete Grátis no E-commerce: Vale a Pena?

Há algo decididamente especial em oferecer frete grátis.

Seja porque todo mundo adora ganhar algo ou porque pagar pelo frete chega a ser doloroso, pode-se dizer que: o volume de vendas aumenta quando a loja virtual oferece frete grátis.

frete grátis no e-commerce

Frete grátis por Tipo de Produto

Do ponto de vista do consumidor, frete grátis é sem dúvida um grande fator de atração, mas, e para o e-commerce? É bom ou significa prejuízo?

O tipo de produto que sua loja vende e suas margens de lucro normalmente são um bom ponto de partida para tentar encontrar as opções de envio mais lucrativas.

Você pode estreitar bastante sua abordagem à questão segmentando sua linha de produtos nas três categorias abaixo.

Produtos de Margem Baixa

Se o seu e-commerce vende produtos baratos ou tem margens de lucro pequenas, o frete grátis não é a melhor opção para você.

O custo por envio estaria tendo um impacto maior do que o lucro conseguido com os pedidos adicionais.

Uma boa solução é oferecer frete grátis após o valor do pedido atingir um determinado limite. Por exemplo, “Frete grátis em pedidos acima de R$ 50”.

Dessa forma, você evita pagar taxa de envio para itens com preços mais baixos que já têm margens de lucro pequenas.

Recomendamos que você defina o limite em torno de R$20 a R$ 25 acima do valor médio do seu pedido, para incentivar os consumidores a comprar mais e dessa forma ganhar direito ao frete grátis.

Produtos de Margem Alta  

Quando você comercializa itens de alto valor é quase óbvio oferecer frete grátis.

Contanto que você não esteja vendendo móveis ou equipamentos que pesam quilos e custam muito para transportar, o aumento nas vendas justificará as despesas de envio.

O frete grátis pode custar a sua loja cerca de R$ 20 por pedido, mas para um consumidor que compra um item de ponta, vale muito mais do que o custo para você.

Estudo após estudo mostra que o frete grátis reduz as taxas de abandono do carrinho de compras e, quando suas margens são altas, as conversões extras justificam as despesas extras.

Produtos Exclusivos

Se a sua loja online vende produtos que são na sua maioria exclusivos e difíceis de encontrar, recomendamos que você ofereça frete grátis, mas inclua o custo médio de envio no preço do produto.

Se os consumidores em potencial não puderem comparar preços com facilidade, o fascínio do frete grátis provavelmente resultará em pedidos extras e em uma taxa de conversão maior.

Você está escondendo o custo do frete dentro dos seus preços, mas ainda obtendo os “benefícios especiais” do frete grátis, porque seu produto é um tanto difícil de encontrar e a concorrência é baixa.

Quão importante é o frete grátis para os consumidores?

Em um estudo conduzido pela Amazon, foi perguntado a 1500 homens e mulheres cinco questões-chave sobre seus hábitos de compras na loja – desde a descoberta do produto até a finalização do pedido.

Apesar de alguns resultados serem esperados, outros eram menos previsíveis (ex: os homens são mais propensos do que as mulheres a realizarem checagens de preços antes de fazer compras).

Então, qual a importância do frete grátis em comparação ao preço do produto, avaliações e outros fatores que envolvem o processo de compra online?

De acordo com os dados coletados, o preço venceu como fator determinante nas decisões dos entrevistados de ambos os sexos para fazer uma compra na Amazon, seguido pela conveniência de envio e qualidade das avaliações.

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Pesquisa com o Consumidor na Amazon

A pesquisa ainda revelou que pessoas com idade de 55 a 65 anos são menos impressionadas com “Descrições e fotos de produtos convincentes”, “Preço” e “Qualidade das avaliações” do que qualquer outro grupo etário.

Em vez disso, este grupo valoriza fortemente a “Conveniência” da Amazon (ex. Frete grátis e entrega em dois dias do Prime).

Em contraste, os jovens de 18 a 24 anos se importam muito menos com o frete, e o preço aparece como o fator mais importante na sua decisão de compra.

De acordo com a equipe de especialistas em publicidade da Amazon, os jovens de 18 a 24 anos estão condicionados a esperar frete grátis ao fazer compras online, e esse grupo provavelmente também tem menos renda disponível, o que explica por que o preço é tão importante.

O segredo para vender?

O preço ainda é rei, mas o transporte rápido e gratuito e as avaliações dos clientes podem fazer ou quebrar mesmo a venda mais barata.

Last mile delivery: como melhorar a logística da última milha de entrega

É essencial garantir que a entrega seja pontual, respeitando os prazos estabelecidos, pois nada irrita mais o consumidor do que entrega atrasada.

Para isso, o ideal é sempre trabalhar em parceria com transportadoras, de modo a obter a melhor combinação possível de custo e serviço.

Há mais de vinte anos no mercado, a Flash Courier atua com foco no transporte de cargas fracionadas (pequeno volume) e entrega expressa, com prazo de entrega de encomendas de 1 a 4 dias úteis após a compra, ou apenas 1 dia para entregas nas capitais do Rio de Janeiro e São Paulo.

Especializada em e-commerce, a transportadora conta com tecnologia de rastreio, sistema próprio de cotação de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

Com soluções diversificadas que atendem às necessidades específicas de cada negócio, a Flash Courier atende todo território nacional, primando pela agilidade na entrega.

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