Gestão de e-commerce: como organizar os custos com frete

Gestão de e-commerce: como organizar os custos com frete

Ter uma estratégia de frete balanceada é parte importante de uma gestão de e-commerce eficaz.

Ao realizar uma compra online, o custo do frete costuma ser mal visto por parte do cliente, e em alguns casos pode até fazer com que ele desista da compra. 

Por outro lado, a oferta de frete grátis pode desestabilizar as finanças da loja, então, como tratar essa questão da melhor forma? 

Gestão de e-commerce: como organizar os custos com frete

Gestão de e-commerce: como realizar a cobrança do frete

Quando as lojas virtuais surgiram, a gestão de e-commerce no que se referia ao transporte e entrega de mercadorias era mais simples do que acontece atualmente.

Há alguns anos atrás era comum o frete ser calculado dentro de um percentual do valor total do pedido ou da nota fiscal. Por exemplo: se um produto era vendido por R$100,00, o frete era referente a 10% do valor da compra, portanto, o valor cobrado seria R$10,00.

Depois, muitas lojas virtuais resolveram oferecer frete gratuito como modo de atrair e fidelizar mais clientes, considerando o valor gasto como investimento, o que com certeza agradou consumidores e movimentou esse canal de vendas.  

Porém, quem trabalha com a gestão de e-commerce hoje em dia sabe que essa oferta se tornou inviável. 

A extensão territorial do Brasil, preço do combustível, além dos altos custos operacionais e de impostos, são alguns dos fatores que elevaram as despesas com o transporte de mercadorias no passar dos anos.

Com clientes acostumados a pagar pouco ou nada pelo serviço de frete, ficou a cargo dos donos de lojas virtuais reverem as estratégias da sua gestão de e-commerce para achar a melhor forma de gerenciar essas despesas.

As estratégias podem ser desde tabelas de valores de frete por região, dividir o custo com o cliente, ou ainda à incorporação de parte do valor do frete no preço de venda dos produtos.

Dicas para fazer a melhor cotação de cargas para a sua empresa

Toda empresa que trabalha com a venda de mercadorias através do e-commerce ou realize qualquer outra atividade que exija o transporte de produtos, a não ser que tenha um frota própria, vai precisar solicitar um serviço de frete.

Nesse momento, para garantir o melhor negócio para a sua loja virtual e seus clientes, o responsável pela gestão de e-commerce deve fazer uma pesquisa e análise cuidadosa sobre a transportadora com que irá trabalhar.

Fatores como opções de frete oferecidas, suporte tecnológico disponível, serviço de picking e packing, abrangência da área de atendimento e agilidade na entrega, são alguns dos quesitos em que uma transportadora profissional deve se destacar.

Para ajudar a sua empresa a fechar o melhor negócio, listamos algumas dicas sobre o que analisar ao procurar um serviço de frete que tenha uma cotação de cargas justa.

Entenda como o frete é calculado

Para conseguir fazer uma boa negociação é necessário primeiro entender como é feita a cotação de cargas, ou seja, o cálculo do valor do frete.

Diferente do que muitos pensam, o custo não depende apenas da distância entre o remetente e o destinatário, mas de fatores variados como volume da carga, fragilidade, pedágio, impostos, entre outros.

Ter uma noção sobre como funciona essa cotação e processo é fundamental para participar de uma negociação justa, identificando prejuízos e oportunidades.

Seja preciso quanto às informações da carga

Para uma cotação de cargas correta é necessário que todos os dados relevantes sobre a mercadoria sejam informados à transportadora, como tipo de carga, ponto de coleta e de entrega, dimensões dos produtos, valor médio das notas fiscais, etc.

Outra dica é não esquecer de informar a necessidade de seguro em caso de perdas ou extravios, algo comum para mercadorias com alto valor agregado. Isso evita riscos e prejuízos para a sua empresa.

Assim, antes de entrar em contato com a transportadora e iniciar as negociações, analise sua carga e tenha essas informações à mão.

Faça a cotação online do frete

Uma gestão de e-commerce eficaz deve procurar por uma empresa que presta o melhor serviço de frete e seja ágil no processo de cotação de cargas, disponibilizando tecnologia e automação de processos, requisitos indispensáveis para a Flash Courier.

Com auxílio de nosso sistema de cálculo de frete online, é possível consultar valores  com mais rapidez e dinamismo.

No mercado de transportes, que conta com inúmeras variações internas,  ter uma ferramenta que se atualiza constantemente é fundamental para ter assertividade e evitar gastos desnecessários. 

Gestão de e-commerce: vantagens de fechar parceria com uma transportadora

Frete para loja virtual: qual a melhor opção de entrega para e-commerce

Fechar parceria com transportadoras que oferecem serviços de entrega específicos a cada tipo de necessidade, como a Flash Courier, é outra solução que ganha cada vez mais espaço no mercado devido às vantagens que apresenta.

Ao disponibilizar um serviço de entrega eficaz e seguro, que faça a cotação do frete na hora, seja transparente com o cliente e disponibilize um código de rastreio para que ele possa acompanhar o transporte da encomenda em tempo real, são benefícios que agregam valor ao produto e agradam o consumidor.

Além disso, é possível economizar recursos e tornar sua operação logística mais eficiente ao fechar parceria com um provedor experiente de 3PL, com uma extensa rede de recursos e locais de armazenamento.

Com mais de 20 anos de experiência em serviços em logística, coleta e entrega de encomendas, a Flash Courier é uma 3PL que conta com tecnologia de rastreio, sistema próprio de cotação de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

Especializada em e-commerce, a Flash conta com soluções diversificadas para suprir às necessidades específicas de cada negócio, atendendo todo território nacional.

Para saber mais, visite nosso site e confira todas as vantagens que oferecemos à uma gestão de e-commerce eficaz.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *