Como criar uma loja virtual

Como criar uma loja virtual

Como criar uma loja virtual é pergunta comum entre quem deseja ter seu próprio negócio online.

Com o comércio eletrônico em contínuo crescimento no mundo todo, a tendência é que o número de lojas na internet só aumente.

Como criar uma loja virtual

Como criar uma loja virtual: passo a passo para fazer um site de vendas

O varejo online é um mercado que atrai muitos empreendedores, principalmente os iniciantes, por apresentar menores custos em comparação a abrir uma loja física.

Segundo o Sebrae, mais de 70% dos empreendedores de e-commerce são pequenos ou médios.

Se você também quer investir nesse mercado em expansão, confira um passo a passo sobre como criar uma loja virtual e ter seu próprio site de vendas.

Plataforma

Antes de pensar em qualquer detalhe da operação, saiba que seu site precisa ser hospedado em uma plataforma online para de fato existir na internet.

A plataforma escolhida vai refletir diretamente no sucesso do seu e-commerce, então selecione com cuidado.

Existem três tipos de plataformas no mercado para quem quer criar uma loja virtual:

  • gratuitas: você não paga nada para usar, mas os recursos oferecidos são bastante limitados.  
  • com código fonte aberto: são gratuitas, mas é necessário ajuda de um especialista para fazer as alterações que você deseja nas configurações e aparência do seu site de vendas.
  • pagas: além de oferecer suporte, disponibilizam recursos variados como a customização da plataforma, mas em troca cobram uma porcentagem da sua receita.

É importante escolher uma plataforma que seja capaz de atender seu e-commerce a longo prazo.

Muitos empreendedores cometem o erro de escolher uma com capacidade limitada, que impede que seu negócio cresça rapidamente.

Pagamentos

Quem pensa sobre como criar uma loja virtual logo se depara com uma dúvida básica: como receber pagamentos na internet.

Da mesma forma que é necessário escolher entre plataformas, saiba que existem três maneiras de receber pagamentos online:

  • Intermediadores de pagamentos: opção mais indicada para quem está começando um e-commerce, os intermediadores, empresas como PagSeguro, PayPal e Moip, são mais simples de utilizar, oferecem uma ampla gama de opções de pagamento, como boleto bancário, transferência e débito, fazem adiantamento de recebíveis, entre outras vantagens. Porém, os intermediadores costumam cobrar taxas mais elevadas, como uma taxa fixa por transação mais um variável sobre o valor da venda.
  • Gateways de pagamento: os gateways são o equivalente online das “maquininhas” usadas para receber pagamentos nas lojas físicas. Este serviço serve para transferir a informação de pagamento entre a loja virtual e as adquirentes (operadoras) de cartão. Uma de suas principais vantagens é a cobrança de apenas uma taxa fixa por transação, entretanto, o lojista precisará contratar outros serviços, como anti-fraude, e lidará diretamente com as operadoras de cartão.
  • Integração direta com a adquirente: essa solução é mais adotada por e-commerces bem estabelecidos que contam com equipes de desenvolvimento familiarizadas com processos de segurança online. Assim como no caso dos gateways, o lojista lida diretamente com o adquirente e pode negociar taxas livremente.

Para empreendedores iniciantes que ainda estão estudando como abrir uma loja virtual, o mais recomendado é começar por um intermediador de pagamento.

Quando seu e-commerce estiver mais estruturado e com um volume bom de vendas, pode ser mais interessante passar para um gateway de pagamentos.

Segurança

A segurança é fundamental em um e-commerce, pois é necessário proteger os dados de compra do seus clientes. Além disso, é fator determinante para atestar a credibilidade da loja.

É comum o consumidor ficar ansioso na hora de preencher formulários com seus dados pessoais, como endereço, número de cartão de crédito, etc.

Por essa razão, o lojista deve deixar claro na home do site os sistemas de segurança usados, que costumam ser de dois tipos:  

  • SSL (Secure Socket Layer): esse sistema é obrigatório para toda loja virtual que possui ferramentas de cadastro ou compra. O SSL protege todos os dados inseridos em formulários, o que impede o roubo por invasores. As próprias redes de adquirência exigirão que você utilize um SSL.
  • Scan de Aplicação e IP: funcionando como um guardião, o Scan de Aplicação e IP busca por vulnerabilidades no site que permitiriam o acesso indevido ao banco de dados. O trabalho do Scan é encontrar essas falhas e notificá-las para a equipe de TI corrigir.

Para dar mais confiança ao consumidor, o lojista pode colocar os selos desses sistemas de segurança na home do site de vendas.

Eles são facilmente reconhecidos e criam um impacto positivo na sua loja virtual, o que resulta no aumento da taxa de conversão e vendas.

Também é importante lembrar que ao utilizar um gateway ou integração direta, você vai precisar contratar um serviço de anti-fraude.

A responsabilidade de uma fraude recai sempre sobre o dono da loja, mesmo que o produto seja entregue no endereço informado.

Se a compra for comprovada como fraudulenta, o lojista será obrigado a devolver o dinheiro.

Backoffice e ERP

Como você pode perceber, entender como criar uma loja virtual bem estruturada vai muito além da parte visual do site.

O passo a passo para montar um site de vendas envolve algumas operações técnicas e conhecimento em programação e desenvolvimento de sistemas.

Segundo Samuel Gonsales, diretor de Operações e Logística na ABCOMM, toda loja virtual – mesmo a mais básica – realiza os seguintes processos:

  • Receber o pedido de venda gerado na plataforma;
  • Verificar pagamentos;
  • Separar pedidos e conferir a separação (picking);
  • Embalar mercadorias (packing);
  • Emitir notas fiscais eletrônicas;
  • Despachar mercadorias;
  • Informar o cliente sobre o status do seu pedido e acompanhar a entrega.  

Para realizar isso de forma automatizada, agilizando o processo e evitando erros, é indicado usar uma ferramenta de ERP/Backoffice.

O Backoffice faz toda a operação interna, como controle financeiro, emissão de notas fiscais e gestão de estoque, por exemplo.

ERP significa Enterprise Resource Planning (planejamento dos recursos da empresa), ou seja, é uma ferramenta que ajuda a lidar com os recursos da empresa e a maneira com que esses recursos são usados.

No começo, o lojista pode realizar essas operações manualmente, mas assim que começa a ter mais de trinta pedidos por dia essas ferramentas se tornam necessárias.

Como o ERP se conecta a sua plataforma, ao decidir como criar uma loja virtual e que plataforma usar, é importante escolher uma que permita esse tipo de integração.

Logística e Frete

Todo e-commerce de sucesso precisa estabelecer um processo de logística e entrega de encomendas eficiente.

A logística é responsável por todo planejamento e funcionamento da loja virtual, como gestão de estoque, picking (retirada do pedido no estoque), embalagem, retirada pela transportadora e entrega.

Ao planejar como criar uma loja virtual, também esteja atento a logística reversa, ou seja, o retorno de produtos para a loja.

Isso acontece no caso de devolução da compra por algum motivo e é preciso pensar sobre operações como coleta do produto, cancelar a nota fiscal emitida na venda, recadastrar o produto no estoque, etc.

Portanto, um processo logístico mal estruturado pode impactar toda a operação da loja virtual e significar uma experiência negativa para o cliente, que não voltará a comprar.

Quanto a entrega, no Brasil existem duas maneiras mais conhecidas de realizar essa operação:

  • Correios: método tradicional de transporte de encomendas, os Correios foram a única opção por muitos anos. Ainda muito usado, a Estatal passa por um período de crise econômica que resultou em greves e aumento de tarifas.
  • Transportadoras: com a crise dos Correios, as transportadoras passaram a ganhar preferência cada vez maior no mercado. Estáveis e com diversas opções de serviços para lojas físicas e virtuais, transportadoras experientes como a Flash Courier atendem todo território nacional e garantem uma entrega ágil e segura.  

O cálculo rápido do frete e seu custo também são fatores determinantes para garantir a satisfação do consumidor, e a melhor opção é disponibilizar um sistema que efetue essa cotação na hora.

O ideal é oferecer opções variadas de entrega para seus clientes, e buscar por transportadoras com frota própria e equipe treinada.

Legislação

Por fim, ao montar seu site de vendas, fique atento a Nova Lei do E-commerce para não descumprir nenhuma regra definida para as lojas virtuais.

Para evitar problemas jurídicos, esteja atento aos vários pontos estabelecidos na legislação, tais como:

  • Informar os dados da empresa;
  • Discriminar despesas adicionais embutidas no valor da compra, como frete e seguro;
  • Disponibilizar pelo menos um canal de atendimento ao consumidor;
  • Conferir ao cliente o direito de arrependimento de até sete dias;
  • Garantir o prazo de 30 dias para troca de produtos não duráveis com defeito, e 90 dias para troca de produtos duráveis;
  • Oferecer suporte 24/7 para seus clientes.

O empreendedor também deve inserir no site informações como: contratos de compra completos; endereços eletrônicos e físicos; explicação de segurança das informações; e regras para estornos.

Se você ainda não conta com uma equipe para ajudar a dar suporte ao cliente, ferramentas de gestão de processos como o Zendesk podem ser bastante úteis.

Porque escolher uma transportadora para o seu e-commerce

como criar uma loja virtual

Ao finalizar todo o passo a passo sobre como criar uma loja virtual e colocar seu site de vendas no ar, o mais importante é garantir que a encomenda chegue com a maior rapidez até o cliente.

Os benefícios de um sistema de entrega eficiente para a sua loja virtual vão desde o aumento da produtividade e ganho em eficiência, até a redução dos custos.

Transportadoras como a Flash Courier contam com experiência, tecnologia de rastreio, sistema próprio de cálculo de frete, frota nova e soluções diversificadas, que atendem às necessidades específicas de cada negócio.

Com serviço especializado e rápido, a Flash possui expertise em embalagens, equipe e veículos adaptados para acondicionar as cargas da maneira mais adequada, garantindo sua integridade.

Há mais de vinte anos no mercado, a Flash Courier atende e-commerces de todos os portes e segmentos, garantindo o transporte seguro e ágil de produtos.

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