WhatsApp Business: entenda como esse recurso pode aumentar suas vendas

WhatsApp Business: entenda como esse recurso pode aumentar suas vendas

Muito usado no comércio eletrônico hoje em dia, o WhatsApp Business impactou positivamente a estratégia de captação e retenção de clientes das lojas online.

Desde 2019, o envolvimento de empresas com clientes e prospects disparou, com quase 175 milhões de pessoas enviando mensagens para contas comerciais do WhatsApp diariamente. 

Importante para e-commerces que desejam ampliar seus canais de relacionamento e  melhorar a experiência do cliente, nesse post vamos abordar como você pode usar o WhatsApp Business a favor do seu negócio.

WhatsApp Business: entenda como esse recurso pode aumentar suas vendas

Vantagens do WhatsApp Business no e-commerce

Atualmente, existem mais de 2 bilhões de usuários ativos do WhatsApp.

Para aproveitar esse enorme potencial de vendas, o WhatsApp Business permite que empresas usem a ferramenta para contatar clientes, iniciando e mantendo um relacionamento direto. 

Através dessa ferramenta, clientes podem ser notificados sobre novos lançamentos, reposição de estoque, ofertas, status do pedido, entre outros. 

Para o atendimento ao cliente, o WhatsApp Business também faz maravilhas, uma vez que as empresas podem oferecer assistência digital na forma de respostas rápidas e menus de navegação, o que reduz o tempo de retorno.

O WhatsApp é popular em comparação com outros aplicativos de mensagens por causa de suas políticas de privacidade e lista crescente de recursos. 

Independentemente do tamanho e segmento em que atuam, as lojas podem usar a API de negócios do WhatsApp, o que abre inúmeras possibilidades para e-commerces, como criar uma vitrine e menus online para seus produtos .

Ferramenta bastante útil para qualquer tipo de negócio, o Whatsapp Business oferece diversas vantagens, como as listadas a seguir.

Aquisição de clientes

A API do WhatsApp captura informações sobre clientes em potencial de forma mais orgânica. Você pode rastrear a interação com o usuário do início ao fim de várias maneiras. 

  • Bolhas de bate-papo: uma bolha de bate-papo não intrusiva no lugar de um chatbot pode convidar os visitantes a abrir uma conversa diretamente com a empresa para obter respostas para suas dúvidas.
  • Página de listagem/categoria de produtos: os clientes podem optar por notificações push e obter atualizações nos canais que verificam com frequência. Isso é útil se algo que eles desejarem estiver de volta ao estoque, por exemplo.
  • Campanhas pagas: você pode impulsionar a aquisição de clientes usando a abordagem Click-to-WhatsApp. Os clientes em potencial participarão de uma conversa diretamente em um ambiente familiar, em vez de serem direcionados para uma página de destino. 

Atendimento personalizado 

Você pode criar uma abordagem mais personalizada ao interagir com o cliente chamando-o pelo nome, por exemplo. 

As lojas de comércio eletrônico do WhatsApp Business podem cumprimentar seus usuários pelo nome ou listar menus com opções de seus produtos favoritos, o que aumenta o engajamento.

Notificação sobre carrinhos de compras abandonados

A taxa de abandono do carrinho no e-commerce é de 69%, sendo ainda mais alta quando as compras são feitas via mobile (85,65%).

Mesmo com lembretes gentis via e-mail das lojas para que o cliente volte e finalize a compra, as taxas de engajamento para essas campanhas não são tão consistentes e altas quanto quando feitas por aplicativos de mensagens. 

De acordo com TechJury, o usuário médio abre o WhatsApp de 23 a 25 vezes por dia. Uma integração do WhatsApp Business pode capitalizar esse engajamento para enviar lembretes e convencer usuários a concluírem a compra. 

Ciclo de vendas acelerado

As mensagens instantâneas agilizam as vendas, levando os clientes a tomar decisões de compra mais rapidamente.

Com uma abordagem personalizada e suporte acessível, o consumidor recebe informações valiosas sobre os produtos de seu interesse.

A rapidez de respostas e resolução de problemas também pode evitar comentários negativos que afetariam negativamente a imagem e a reputação da sua loja.

Como integrar o WhatsApp Business em operações de comércio eletrônico

O primeiro passo para integrar o WhatsApp Business em seu e-commerce é criar um perfil comercial usando seu número de telefone. 

Navegue até configurações > configurações de negócios > perfil. Adicione informações como seu endereço, horário de trabalho, número de contato e URLs de mídia social. A seguir:

  • Adicione um bot de comércio eletrônico do WhatsApp para interagir com os usuários que são redirecionados para o aplicativo a partir do seu site. O processo envolve gerar um widget personalizado e copiar e colar o código em seu site. Os visitantes vindos de desktops podem clicar no botão “iniciar chat”, que abre uma nova janela. No celular, eles vão direto para o aplicativo. 
  • Se você deseja ter um formulário de inscrição, pode criar uma página de destino de inscrição com um campo de formulário que os usuários podem preencher.
  • Se você ainda não tem seu próprio site e confia no Facebook for Business como seu principal mercado, você pode usar os anúncios Click-to-WhatsApp para integrar o WhatsApp à sua loja de comércio eletrônico. 

Use o WhatsApp Business para fidelizar clientes

WhatsApp Business para fidelizar clientes

O WhatsApp Business ajuda os lojistas a se envolverem consistentemente com sua clientela existente. 

Experiências positivas levam a feedback positivo, o que é fundamental no mercado atual, em que a prova social é um grande impulsionador das vendas online.

O WhatsApp Business pode colocar sua marca no mapa e permitir que os clientes lembrem rapidamente de você. Afinal, você não se lembraria de uma empresa que o mantém informado com atualizações relevantes antes, durante e depois de uma compra? 

Usando recursos como notificações de envio de pedidos, você também tranquiliza e passa mais confiança ao cliente, uma vez que ele pode rastrear a entrega e atualizar a loja após a chegada do pedido. 

A qualidade do produto pode ser verificada e eventuais retificações e reembolsos da loja podem ser emitidos sem demoras, assim que o cliente enviar o comprovante no aplicativo. 

Agora só falta garantir a qualidade do atendimento do pedido e entrega para que tudo dê certo e você tenha clientes fiéis.

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