Como escolher a melhor transportadora para envio nacional e regional

Como escolher a melhor transportadora para envio nacional e regional

Os serviços de remessa doméstica, geralmente prestados por uma transportadora, são responsáveis pelo envio rápido de pedidos feitos via e-commerce.

Neste post, vamos entender melhor como funciona o envio doméstico (nacional e regional), seus custos logísticos, e como escolher a transportadora que oferece as maiores vantagens para o seu negócio. 

Como escolher a melhor transportadora para envio nacional e regional

Transportadora doméstica: abrangência nacional e regional 

A remessa doméstica é uma categoria que abrange uma ampla gama de opções de transporte e entrega de mercadorias

Uma transportadora que atende todo território nacional, como a Flash Courier, pode ajudar você a entregar produtos para alguém tanto num bairro ou cidade próxima, quanto a um comprador a milhares de quilômetros de distância. 

Por outro lado, existem serviços de frete que atuam apenas localmente, servindo comerciantes que vendem exclusivamente para determinada região.

De qualquer forma, otimizar o custo e a velocidade dessas remessas envolve diferentes processos e considerações. 

Você deve considerar transportadoras regionais e nacionais, procurando pela melhor solução para agilizar ao máximo o envio de produtos e diminuir custos. 

Atualmente, a maioria das empresas de comércio eletrônico está diversificando sua seleção de operadoras, adicionando operadoras regionais, juntamente com pelo menos uma transportadora nacional.

Para remessas locais, as operadoras regionais podem ter preços competitivos em relação as transportadoras maiores. Além de normalmente exigirem um volume de pedidos menor para envio.

No entanto, não economize nas operadoras nacionais. Ter um parceiro bem consolidado ajuda a garantir sua capacidade de entrega durante o ano todo.

Adicionar um fornecedor nacional às suas opções de envio oferece um backup para pedidos. Dessa forma, você estará seguro caso algum problema atinja uma operadora local. 

Comparando as opções de envio doméstico 

Poucas regras se aplicam ao envio doméstico. Raramente uma única empresa, opção de envio ou serviço será “o melhor para cada pedido”. 

Por esse motivo, muitos comerciantes optam por fechar parceria com mais de uma transportadora, de modo a proteger seus resultados e manter seus clientes satisfeitos.

A partir daí, é mais fácil escolher a melhor opção com base no próprio pedido. Ajuste a escolha de serviço para atender à velocidade que o cliente exige, oferecendo soluções variadas de frete, como entrega expressa ou no mesmo dia, por exemplo.

Aqui estão algumas características a serem consideradas ao comparar as opções de remessa doméstica. 

Custo do frete 

As transportadoras domésticas competem de várias maneiras, com diferentes tarifas, métodos de transporte, taxas e muito mais. 

A melhor maneira de começar a escolher um parceiro de envio doméstico é realizar algumas comparações diretas. 

Se sua empresa de comércio eletrônico estiver em fase de crescimento ou vender produtos pequenos, operadoras que oferecem o transporte de carga fracionada podem agilizar o envio de suas remessas e o diminuir seus custos com frete

O valor do frete geralmente varia de acordo com peso e volume do produto e distância percorrida.

Para saber exatamente quanto o transporte de determinada mercadoria vai custar e informar ao seu cliente, as calculadoras de frete online são a melhor opção, uma vez que fazem esse cálculo automaticamente e em tempo real.

Uma transportadora especializada em e-commerce, como a Flash Courier, disponibiliza essa ferramenta para a sua loja online.     

Taxas e sobretaxas 

Revise seus produtos e pedidos típicos ao trabalhar com uma transportadora. Dependendo do tamanho ou peso, você pode enfrentar taxas adicionais. 

Algumas das mais comuns são para caixas de grandes dimensões. Cada operadora tem diferentes tabelas de tarifas e taxas de serviço que são atualizadas regularmente.  

Analise suas opções de transportadora e cada serviço oferecido com cuidado, pois as taxas podem variar de acordo com suas especificações de envio

Você pode usar ferramentas de automação que incorporam todas as taxas para cada pacote para simplificar as comparações dos custos totais de envio

Distância percorrida

Parte dos custos de frete são baseados na distância que seus produtos viajam. Portanto, procurar maneiras de diminuir a distância do seu armazém até o consumidor final faz bastante diferença.

Muitas empresas reduzem essas distâncias de última milha usando vários armazéns ou trabalhando com um 3PL, como a Flash Courier, que possui depósitos e centros de distribuição em locais estratégicos do país.

Velocidade e confiabilidade 

O último fator que você deve considerar para remessas domésticas é a velocidade e a confiabilidade que a transportadora oferece para o seu negócio. 

A capacidade de cada transportadora depende de diversos fatores, como experiência de mercado, tecnologia empregada em suas operações, tamanho da frota disponível, tamanho e capacidade da equipe de colaboradores e muito mais. 

Avalie suas opções e peça feedback aos clientes que ela já possui. Veja quem executa e quem não entrega o prometido.

Uma vantagem de trabalhar com a Flash Courier é que temos uma rede exclusiva com 375 franquias altamente treinadas, que garantem um atendimento de qualidade em mais de 1033 cidades do Brasil.

Graças aos vários tipos de serviço de entrega que oferecemos, inclusive Lockers e pontos de retirada, conseguimos atender até as localidades mais afastadas com agilidade.

Como a Flash Courier ajuda no transporte doméstico? 

transportadora-nacional-flashcourier

A Flash Courier trabalha com várias opções de entrega para ajudá-lo a encontrar a solução certa de remessa doméstica para o seu negócio.

Você obtém acesso às nossas tarifas e ofertas para que possa fazer a melhor escolha com base no custo, velocidade e muito mais. 

A Flash Courier é um 3PL de serviço completo. Isso significa que você obtém suporte do frete de entrada para nossas instalações por meio do armazenamento e gerenciamento de estoque e em cada pedido atendido e enviado aos clientes. 

Nossos especialistas também fornecem orientação para ajudá-lo a procurar oportunidades de economia em elementos como embalagens usadas para o transporte.

Especializada em entrega rápida, a empresa possui tecnologia de rastreio, sistema próprio de cálculo de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossas soluções e garanta o melhor serviço de transporte para o seu e-commerce.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *