Como funciona a logística reversa no comércio eletrônico

Como funciona a logística reversa no comércio eletrônico

A logística reversa representa uma parte significativa da operação de um comércio eletrônico.

Quando se trata de produtos que se deslocam da sua empresa para seus clientes, os custos podem ser facilmente gerenciados e previstos. No entanto, muitas empresas não conseguem perceber o quão significativo é o papel que o curso oposto pode desempenhar e como é importante otimizá-lo.

Para dominar esse processo, você precisa saber o que é a logística reversa e como lidar com ela de forma eficaz em um mundo de remessas intermináveis.

Como funciona a logística reversa no comércio eletrônico

O que é Logística Reversa?

O termo “logística” surgiu originalmente dos militares e da maneira altamente controlada pela qual eles administravam a aquisição, armazenamento e transporte de suprimentos.

Dessa forma, a logística refere-se ao processo de movimentação e armazenamento de todos os tipos de recursos à medida que avançam do ponto “A” (sua origem) ao ponto “B” (seu destino). A logística reversa é esse processo ao contrário.

Quando um cliente devolve um pedido para uma loja física ou online, isso é a logística reversa em ação. Em essência, ela começa com o usuário final ou destinatário de um produto. 

Quando esse indivíduo ou organização inicia o processo de logística reversa, espera-se que o fornecedor original do produto ou material em questão tenha sistemas para recebê-los e processá-los.

Uma vez recebidos, os produtos devem ser processados ​​de acordo com as expectativas do fornecedor e do destinatário. 

As práticas específicas de logística reversa variam entre as empresas, mas todas precisam fornecer uma maneira de processar mercadorias com eficiência, caso contrário, correm o risco de perder clientes devido a gargalos, atrasos, frustrações ou custos inesperados.

Tipos de Logística Reversa

Embora seja difícil elaborar uma lista completa, dada a complexidade dos espaços de varejo e B2B, existem alguns exemplos comuns de procedimentos de logística reversa que podem ajudá-lo a entender melhor o processo.

  • Devoluções de produtos: Esta é uma das formas mais conhecidas. Se um item não serve, não é o que o comprador esperava ou simplesmente não é mais necessário, ele pode ser devolvido ao fornecedor.
  • Recondicionamento e manutenção: Outro exemplo vital de logística reversa, reforma programada e manutenção são oferecidos por muitas empresas como parte de sua vantagem competitiva.
  • Bens não vendidos: Aqui, varejistas e vendedores terceirizados podem devolver o estoque para crédito com os fabricantes ou alternar seu estoque periodicamente. Os recalls de itens também podem ser considerados nesse tipo específico de logística reversa.
  • Aluguéis: Itens alugados ou emprestados podem ser devolvidos aos fornecedores após um período definido ou imediatamente após o uso. Um pipeline de logística reversa cria uma jornada de retorno suave de volta ao fornecedor original.

Como funciona a logística reversa para empresas de comércio eletrônico

Para empresas de comércio eletrônico, os processos de logística reversa começam quando um cliente entra em contato para iniciar uma devolução. 

Nesse ponto, o vendedor pode capturar manualmente ou automaticamente detalhes sobre a devolução, bem como fornecer autorizações e instruções para que ela seja feita.

Assim, o comprador devolve o item e o vendedor toma as medidas necessárias para reintroduzir o item no estoque ou no canal de disposição apropriado. 

Esse processo é praticamente o mesmo para todos os negócios de comércio eletrônico, embora o tamanho da empresa e a complexidade de suas operações possam afetar como as trocas, devoluções e reembolsos ocorrem.

Acomodar seus clientes com um programa eficaz de logística reversa é essencial para as lojas online. 

Para ajudar a lidar com as complexidades desse processo, muitas empresas optam por contratar profissionais de logística dedicados ou terceirizar o gerenciamento de tarefas relacionadas à logística para operadores especializados, como a Flash Courier.

Como diminuir as devoluções no e-commerce

As devoluções são bastante comuns para pequenas empresas e varejistas de comércio eletrônico. No entanto, é possível diminuir sua frequência com as seguintes ações:

  • Certifique-se de que seu site descreva e retrate com precisão todos os seus produtos.
  • Mantenha altos padrões de qualidade.
  • Comunique-se de forma clara e frequente durante toda a jornada de compra para que os clientes saibam o que esperar.

Dito isso, saiba que as taxas de devolução não são o que dita o sucesso de um e-commerce.

Em vez de tentar eliminá-las totalmente (o que é impossível), concentre-se em criar uma ótima experiência de devolução – talvez oferecendo frete de devolução gratuito ou processando reembolsos rapidamente. 

Você também pode consultar como outras empresas de comércio eletrônico lidam com esse processo para se inspirar ao criar sua própria política de devolução centrada no cliente.

Como otimizar a logística reversa no seu comércio eletrônico

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Qualquer melhoria nos seus processos de logística pode abrir as portas para melhores relacionamentos com clientes. 

Felizmente, existem muitas formas de aprimorar a logística reversa no seu e-commerce, garantindo que seus clientes enfrentem pouco ou nenhum atrito se precisarem fazer uma devolução.

Ao fechar parceria com um operador logístico experiente, como a Flash Courier, você não apenas assegura que o produto retorne à loja, mas garante uma entrega rápida e segura, de modo que nem a empresa nem o cliente sofram novo imprevisto e possível prejuízo.

Há mais de 20 anos no mercado, a Flash Courier é especializada em entrega expressa para e-commerce, conta com tecnologia de rastreio, frota própria e soluções diversificadas que atendem às necessidades específicas de cada negócio.

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