Como acelerar o envio de encomendas no e-commerce

Como acelerar o envio de encomendas no e-commerce

O envio de encomendas rápido e seguro deve ser prioridade para qualquer e-commerce.

Com os consumidores acostumados a prazos de entrega cada vez menores, é preciso agilidade se você quiser se manter competitivo.

Como acelerar o envio de encomendas no e-commerce

Dicas para otimizar o envio de encomendas na sua loja virtual

A grande maioria das pessoas que faz compras online já passou por situação semelhante: você pede um produto pelo qual está incrivelmente empolgado. No entanto, à medida que o tempo passa e seu número de rastreamento é atualizado em ritmo glacial, seu entusiasmo diminui consideravelmente. 

Quando você finalmente recebe sua compra, mal se lembra de tê-la pedido e, ao invés de ficar feliz, seu primeiro pensamento é abrir uma reclamação quanto ao tempo de entrega.

A demora no envio de encomendas é, por incrível que pareça, um problema comum em muitos e-commerces. 

Principalmente quando se trata de lojas online iniciantes, há muita confusão quanto a como garantir a qualidade de entrega.

Um e-commerce de sucesso sabe aproveitar o entusiasmo de seus clientes, ajudando-os a receber o produto o mais rápido possível e, dessa forma, incentivando-os a fazer uma próxima compra na sua loja.

Se você quer criar um loja virtual bem sucedida, confira quatro maneiras de aumentar sua velocidade de envio de encomendas.

Coleta no mesmo dia

Quando seu cliente faz um pedido, uma das primeiras coisas que você pode fazer para reforçar uma experiência de compra positiva, é informá-lo que seu pedido já foi separado para coleta e embalagem (picking e packing).

A vantagem da coleta no mesmo dia é óbvia. Muitas empresas têm uma política de coleta de 24 horas. Em outras palavras, seu cliente que pede um produto durante o horário de almoço na segunda-feira, pode não ter seu pedido separado até o mesmo horário na terça-feira.

Essa demora pode custar-lhe um dia inteiro no tempo de envio, independentemente da transportadora que o seu e-commerce usa.

Embora essa agilidade no envio de encomendas agrade o cliente, é importante definir expectativas quando se oferece esse serviço.

Em outras palavras, você deve anunciar a coleta no mesmo dia somente se conseguir enviar o pedido com segurança para a transportadora no mesmo dia.

Uma janela de tempo razoável para a maioria das empresas é de 3 a 4 horas. Ou seja, se sua transportadora faz a coleta de encomendas às 17h, todos os pedidos solicitados para coleta no mesmo dia devem ser feitos até aproximadamente às 13h.

Esse espaço de tempo permite que você organize os pedidos para envio e também fornece ao cliente uma janela de oportunidade para cancelar ou modificar seu pedido.

Múltiplos locais de coleta

Ter vários locais de coleta (depósitos) é uma boa maneira de aumentar a velocidade do envio de encomendas, embora possa não ter a melhor relação custo-benefício.

A velocidade de envio e o preço do frete depende da distância a ser percorrida. Quanto maior for o percurso, mais alto será o custo do transporte.       

Um produto que vai do Norte para o Sul do país, por exemplo, terá que percorrer uma longa distância e é provável que a transportadora estabeleça um prazo de 3 a 5 dias úteis para fazer a entrega.

Mas, se a sua empresa tiver um depósito no meio do caminho, como em São Paulo, por exemplo, o tempo de envio de encomendas seria com certeza menor.   

Naturalmente, ter vários depósitos de estoque para coleta é muito custoso para a maioria dos e-commerces.

No entanto, a parceria com um operador logístico 3PL, como a Flash Courier que possui vários armazéns, permite que você se beneficie de seu tamanho e escopo.

Tudo que a sua loja tem a fazer é manter um estoque em seus depósitos e deixar que cuidem do resto.  

Entrega Expressa

Entrega expressa é o mesmo que entrega rápida, ou seja, aquela feita em curto período de tempo.           

O frete expresso promete o despacho de mercadorias em tempo menor do que qualquer outra modalidade de envio.

É comum as lojas virtuais cobrarem mais caro por essa opção, na qual realiza-se a entrega do produto em até 24 horas.

Isso, claro, no caso do e-commerce trabalhar em parceria com uma transportadora. Pelos Correios, a opção mais rápida é o Sedex, que tem como prazo até 3 dias úteis.

Porém, apesar de ser um serviço de entrega rápida, isso não quer dizer que ele obrigatoriamente é feito no mesmo dia ou em até 24 horas, pois os prazos podem variar conforme a distância.

Alguns pedidos, geralmente feitos em regiões metropolitanas e capitais, podem ser entregues no prazo de um dia. Já outros locais são atendidos entre três e cinco dias.

O Flash Log, serviço de entrega expressa da Flash Courier, realiza a entrega de encomendas no prazo de 1 a 4 dias úteis após a postagem. Para as capitais de São Paulo e Rio de Janeiro o prazo é de apenas 1 dia útil.

Otimização de processos

Avalie os seus processos de coleta, embalagem e envio de encomendas para ver se você está usando seu tempo com sabedoria.

Por exemplo, listas de controle em papel são lentas e propensas a erros, portanto, considere atualizar para códigos de barras digitais e scanners para acelerar as coisas.

A cotação de frete eficaz e rápida também é muito importante.

Fazer esse cálculo manualmente aumenta a chance de erros, portanto, é importante automatizar essa operação.

Uma ferramenta para cotação é capaz de consultar tabelas, fazer a conferência de pedágios, custo do combustível e analisar todas as demais informações necessárias para estipular o valor correto.

A boa notícia é que seu e-commerce não precisa arcar com o custo de desenvolver ou comprar um software que faça essa operação.

Transportadoras experientes como a Flash Courier, disponibilizam sistema próprio de cotação de frete online para os seus clientes.

A rapidez no processo de cálculo de frete não reflete apenas em benefícios para empresa, mas também para o consumidor final.

Quanto antes o valor do frete for estabelecido, a compra pode ser finalizada e o produto liberado para envio, o que implica no prazo e agilidade de entrega.

Transportadora experiente = agilidade no envio de encomendas

Picking e Packing: como melhorar o atendimento de pedidos  

Depender única e exclusivamente dos Correios para fazer o envio de encomendas já deixou de ser realidade faz tempo.

A grande maioria dos e-commerces sabe que a agilidade na entrega é fundamental para garantir a satisfação do cliente, e para isso é preciso contar com os serviços e estrutura de transportadoras.

Além de envio rápido, há outros benefícios que uma loja virtual tem ao contratar um serviço de entrega especializado, tais como:

  • redução de custos operacionais;
  • confiabilidade nas entregas;
  • amplo alcance de distribuição.
  • redução dos prazos de entrega;
  • possibilidade de rastrear as encomendas.

Com foco no transporte de cargas fracionadas (pequeno volume), a Flash Courier atende todo território nacional, primando pela agilidade de entrega.  

Além disso, a transportadora conta com controle de estoque, capacidade de armazenagem e gestão da frota para garantir a viabilidade e perfeito funcionamento de suas operações.

Com serviços diferenciados, os clientes podem optar pela forma de entrega que for mais conveniente às suas necessidades.

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossos serviços, e ofereça o melhor envio de encomendas para o seu cliente.

 

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