7 dicas para deixar seu e-commerce seguro

7 dicas para deixar seu e-commerce seguro

Ter um e-commerce seguro é o primeiro passo para conquistar clientes, afinal, uma loja virtual precisa inspirar confiança no consumidor. 

A segurança cibernética representa talvez o recurso de comércio eletrônico mais importante. Sem a existência e implementação de protocolos adequados, os proprietários de lojas online colocam a si próprios e também aos seus clientes em risco de fraude no pagamento.

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Saiba que medidas tomar para ter um e-commerce seguro

O pior pesadelo de um e-commerce é com certeza ser hackeado e ter os dados dos seus clientes roubados. Além de muita dor de cabeça, isso pode significar a falência do seu negócio online.

Embora o crescimento do comércio eletrônico tenha melhorado as transações online, ele atraiu a atenção de cibercriminosos em medidas iguais. Relatórios de crimes cibernéticos no comércio eletrônico revelam que o setor está entre os mais vulneráveis. O mundo do ecommerce experimenta cerca de 32,4% de todos os ataques digitais. 

Mesmo as lojas que atendem a um pequeno mercado-alvo podem correr risco se deixarem lacunas em sua segurança. Na verdade, PMEs costumam ser mais ameaçadas devido à segurança insuficiente na Internet. 50% dos pequenos proprietários de lojas online lamentam que os ataques estejam se tornando graves. Além disso, os relatórios mostram que 29% do tráfego que acessa um site consiste em solicitações maliciosas.

Mais do que consequências financeiras, as violações de dados prejudicam a reputação de um site de comércio eletrônico. Os clientes fiéis evitarão continuar comprando em uma loja online que colocou suas informações em risco. Portanto, o uso das ferramentas certas passou a ser obrigatório, minimizando os riscos de fraude e tornando seu e-commerce seguro.

Consumidores habituados a fazer compras pela internet também estão cada vez mais atentos às medidas de segurança e certificados do site, descartando rapidamente aqueles que não apresentam nenhuma prova de confiança.

A boa notícia, é que a maioria das plataformas de comércio eletrônico oferecem vários recursos de segurança integrados. Veja sete maneiras de deixar seu e-commerce seguro.

1. Atualizações regulares

Os fornecedores de software emitem atualizações frequentes que corrigem quaisquer problemas em suas plataformas. Portanto, os proprietários das lojas devem instalá-los para eliminar as vulnerabilidades de novos malwares e vírus. Além disso, as lojas online devem utilizar um software anti-malware de nível empresarial para se protegerem.

Tudo precisa ser constantemente atualizado, incluindo plugins, extensões, temas e sistema de gerenciamento de conteúdo.

2. Sistema de verificação de endereço

A ferramenta AVS é usada para comparar o endereço de cobrança que o cliente inseriu com aquele que o emissor do cartão de crédito possui em arquivo. 

A maioria dos processadores de pagamento oferece esse recurso. Na verdade, ele separa as transações legítimas das fraudulentas.

3. CVV

O valor de verificação do cartão representa o código de três ou quatro dígitos no verso de um cartão de crédito. 

De acordo com os padrões PCI, os varejistas não têm permissão para registrar esse número, mesmo que guardem outras informações para transações futuras. Além disso, muitos cibercriminosos têm um número de cartão de crédito, mas não o cartão físico. Portanto, um requisito de CVV torna muito mais difícil a realização de uma transação fraudulenta.

4. Servidor exclusivo

Para ter um e-commerce seguro, opte por um servidor exclusivo. A hospedagem de muitos sites em um mesmo servidor aumenta a superfície de ataque.

Se um dos sites hospedados for hackeado, os demais podem ser facilmente atacados na sequência, como ocorre numa infecção.  

5. SSL

O SSL (Secure Sockets Layer) é um protocolo de segurança criado pela Netscape que se tornou padrão internacional para troca de informações sigilosas na Internet.

Representado pelo famoso cadeado verde no lado esquerdo superior da tela, ele é fundamental para atestar a segurança do seu site e inspirar confiança no usuário.

6. Configurações do CMS

CMS (Content Management System) ou, em bom português, Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo, como WordPress, Joomla!, Magento, entre outros, apresentam configurações padrão que podem deixar seu site vulnerável.

Familiarizados com essas configurações, muitos hackers aproveitam brechas para invadir sites que utilizam esses sistemas, o que você consegue evitar ao fazer modificações.

7. Firewall

Um Website Application Firewall – WAF é uma solução simples para garantir um e-commerce seguro.

O WAF filtra seu tráfego e envia somente o que for legítimo para o seu site. Injeções de SQL, bots maliciosos, spam, ataques DDoS e outros problemas são evitados.

Outra dica, é que dependendo do Firewall, além de proteger ele também funciona como um CDN (Content Delivery Network), otimizando a entrega de conteúdo e performance do site.

Tome as medidas necessárias para garantir a confiança do cliente

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Ter um e-commerce seguro é o primeiro passo para atrair, conquistar e fidelizar o consumidor.

As empresas devem empregar várias medidas e protocolos de segurança de comércio eletrônico para manter as ameaças afastadas o tempo todo. Além dos sistemas de autenticação básicos, como nome de usuário e senhas, SSL, a autenticação multifator é essencial.

Com a concorrência aumentando a cada dia, garantir uma experiência de compra online perfeita para o cliente é essencial. Desde a compra no site, até o recebimento, preparo e envio do produto, tudo precisa ser feito corretamente. Para isso, nada melhor do que contar com um operador logístico (3PL).

Em adição a toda operação de preparo e entrega da encomenda, ao integrar seu sistema de pedidos com o de um parceiro logístico, você também conta com sua tecnologia e segurança nos processos

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