Entrega rápida: Como melhorar o processo de last mile delivery

Entrega rápida: Como melhorar o processo de last mile delivery

A entrega na última milha (last mile delivery) é um grande desafio para as empresas de logística e transporte. 

Com o consumidor esperando entregas cada vez mais rápidas, transportadoras buscam soluções para diminuir o tempo de envio e melhorar o atendimento de pedidos.

Como melhorar o processo de last mile delivery

O que é last mile?

Conforme explica o CEO do Grupo MOVE3, Guilherme Juliani, “Podemos separar o processo de entrega em diversas etapas logísticas, que são denominadas First Mile, Middle Mile e Last Mile. Basicamente o First Mile é o processo em que o pedido passa da empresa para a transportadora, em seguida, vem o Middle Mile, que consiste nas trocas de transporte e até mesmo na transição entre regiões e, por último, vem o Last Mile, que é a etapa final do processo de transporte de mercadorias, quando a carga deixa o centro de distribuição em direção ao seu destinatário”.

Esse último processo se torna cada vez mais importante, pois lida diretamente com a expectativa do cliente, que aguarda ansioso o seu pedido.

O grande desafio é justamente lidar com essa expectativa e diminuir os prazos de entrega.

Com milhares de pedidos a serem entregues em milhares de endereços diferentes todos os dias, o last mile exige tecnologia, capacidade operacional e uma excelente logística.  

4 maneiras de melhorar o last mile delivery

O problema da entrega de última milha não é novo para os varejistas online, mas está se tornando cada vez mais urgente.

E Commerces precisam contar com parceiros 3PL que apliquem soluções inovadoras resultantes da priorização de conveniência, velocidade e economia de custos.

Veja algumas maneiras de lidar com os principais desafios do last mile:

1. Rastreamento em tempo real

Os clientes gostam de saber o que está acontecendo com suas entregas. Rastreamento em tempo real é o padrão de ouro do envio de encomendas.

Mais importante ainda, os clientes conseguem definir expectativas realistas sobre quando esperar seus pacotes e ficam mais tranquilos, sem incomodar sua equipe de atendimento à toa.

Por sua vez, os motoristas de entrega podem se concentrar no trabalho enquanto o software de rastreamento se encarrega de realizar essas atualizações ao vivo.

Este é um ganha-ganha para o cliente e para o seu negócio.

2. Centros de distribuição diversificados

Não é ciência de foguetes. Quanto mais perto o produto estiver do cliente, mais rápido será o last mile.

Ter estoque em centros de distribuição diversificados ajuda os varejistas e transportadoras a reduzir custos operacionais e agilizar a entrega.

Motoristas podem cobrir mais espaço em menos tempo, além de dar oportunidade para uma entrega mais sustentável, feita através de veículos elétricos e bicicletas, por exemplo. 

É claro que não é possível estar próximo a todos os seus clientes, mas optar por um parceiro logístico que tenha centros de distribuição nas principais áreas urbanas já é um bom caminho andado.

3. Implemente um modelo de entrega colaborativo

Empresas como o Uber Eats já mostraram a viabilidade da entrega de crowdsourcing por meio de suas plataformas baseadas em aplicativos.

Você pode aproveitar tecnologia semelhante para entregas fazendo parceria com motoristas locais ou pequenas transportadoras.

Ao acessar uma rede de motoristas independentes, você pode aumentar sua capacidade de entrega  e flexibilidade, ao mesmo tempo em que reduz seus custos indiretos.

Na Flash Courier trabalhamos com Franqueados, Parceiros e ferramentas de crowdshipping que selecionam entregadores e veículos no modelo Uberização. Isso cria uma estabilidade muito maior e diversas alternativas para a operação como um todo.

4. Coloque lockers em locais estratégicos

Você provavelmente já ouviu falar dos lockers, que nada mais são do que armários protegidos por senhas que o cliente ganha para retirar sua encomenda.

Os lockers são uma ótima solução de last mile para áreas de difícil acesso ou para pessoas que não costumam estar em casa para receber seus pedidos.

Esses armários são estrategicamente posicionados para facilitar a retirada de pedidos pelo destinatário, agilizando a entrega de forma segura.

Os lockers também beneficiam seu  e-commerce, uma vez que eles reduzem as paradas de última milha, transformando vários destinos finais em um.

Quais são os benefícios de uma solução eficaz de última milha?

Os principais benefícios são bastante óbvios. Você quer economizar tempo. Você quer economizar dinheiro.

Mas esta é apenas a ponta do iceberg. Confira todas as maneiras adicionais pelas quais você pode se beneficiar da criação de uma estratégia genial de last mile:

  • Maior transparência de ponta a ponta. A transparência é uma excelente maneira de gerenciar as expectativas do cliente. Você também receberá atualizações detalhadas sobre o movimento dos seus motoristas.
  • Gestão de entrega mais ecológica. Rotas de entrega eficientes viabilizam o uso de equipes menores e veículos elétricos.
  • Tempos de entrega mais rápidos. 
  • Melhor experiência do cliente. Entregas pontuais e ágeis aumentam a satisfação do cliente, e uma boa taxa de retenção é a chave para o sucesso do seu negócio. 
  • Maiores margens de lucro. Custos mais baixos e maior produtividade só podem significar mais lucros. Um serviço mais rápido e melhor também atrai clientes mais fiéis.

Como a Flash pode ajudar seu e-commerce no last mile

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Não adianta ter processos eficazes de venda se o last mile sofrer atrasos e acabar com a experiência do cliente.

Na Flash Courier, o Last Mile é feito quase que exclusivamente por nossas franquias de entrega e controlado por uma torre de controle que consiste em uma série de BIs e ferramentas que vão desde geolocalização dos celulares dos entregadores até Inteligência Artificial para mapeamento preditivo de possíveis insucessos na entrega. 

Hoje grande parte das nossas transferências são feitas usando o modal aéreo e aplicamos diversos tipos de controle e monitoramento de todos nossos embarques. 

Para as rotas terrestres contamos com mais de dois mil veículos de frota própria e priorizamos o desenvolvimento de parceiros que se tornam praticamente exclusivos.

Há mais de 20 anos no mercado, a Flash Courier é uma empresa logística (3PL) que atua com foco no transporte de cargas fracionadas (pequeno volume) e entrega expressa.

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossas opções e garanta o melhor serviço de last mile para o seu e-commerce.

 

 

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