Rastreio de encomendas no e-commerce: entenda sua importância

Rastreio de encomendas no e-commerce: entenda sua importância

Administrar uma empresa que envia produtos para clientes pode ser bastante estressante. Afinal, lidar com a expectativa do consumidor não é fácil, motivo pelo qual o rastreio de encomendas é tão importante no e-commerce. 

Rastreio de encomendas no e-commerce: entenda sua importância

7 Vantagens do rastreio de encomendas no e-commerce

Habituado a entrega expressa, causada pela diversificação dos meios de envio de produtos que antigamente dependiam apenas dos Correios, o consumidor online espera receber sua encomenda cada vez mais rápido.

Com a popularização das transportadoras e oferta de serviço de entrega expressa, que costuma levar de 1 a 4 dias úteis dependendo a região, já é comum o cliente esperar eufórico que seu pedido chegue dentro desse curto prazo.

Embora nem todos os casos possam ser atendidos com tanta rapidez, vista a imensidão do território brasileiro, é difícil para o comprador conter sua ansiedade e, a falta de informações no período em que o produto está em transporte, pode exaltar ânimos e significar reclamações para a loja virtual.

Uma excelente maneira de reduzir esse estresse é oferecer a opção de rastreio de encomendas, que é feito por meio de números de rastreamento que são dados a todos os itens enviados pela empresa. 

Adotar essa estratégia traz inúmeros benefícios tanto para a loja online quanto para os seus clientes, conforme você pode conferir a seguir.

1. O rastreio de encomendas minimiza a ansiedade do cliente

Seus clientes estão confiando em você para entregar um produto ou serviço em troca do dinheiro já investido e, se você quiser que eles continuem fazendo isso, é melhor aliviar qualquer estresse que possam estar sentindo.

Não há uma única pessoa que não espere ansiosamente após fazer um pedido online, mesmo porque, quase sempre há algum nível de incerteza. 

Disponibilizar um código para o rastreio de encomendas funciona como um verdadeiro calmante de nervos, uma vez que é possível saber exatamente onde o produto adquirido está.

2. Cria confiança

O rastreio de encomendas ajuda o e-commerce a oferecer transparência a seus clientes e ganhar sua confiança.

Por meio de um número de rastreio o consumidor acompanha a movimentação do seu pedido em tempo real e sabe que a sua compra está a caminho.

Os clientes estão começando a esperar uma operação logística perfeita em todas as suas etapas, incluindo opções flexíveis de entrega, mais controle e facilidade.

3. Gera conveniência

Todo mundo aprecia a conveniência. Por definição, nossas vidas são mais fáceis quando as coisas são convenientes – e a experiência do cliente não deve ser diferente. 

O rastreio de encomendas permite que as pessoas saibam exatamente onde o pacote está, permitindo que planejem seu dia de acordo e estejam disponíveis para recebê-lo.

De acordo com uma pesquisa da UPS, 83% dos compradores consideraram saber quando um pacote chegará como o serviço mais importante no transporte de encomendas.

4. Evita chamadas desnecessárias para o suporte ao cliente

Absolutamente ninguém gosta de ligar para o serviço de atendimento ao cliente de uma empresa. Todo mundo já está permanentemente irritado de experiências anteriores com o SAC.

E isso é recíproco. Clientes chateados, funcionários frustrados – ninguém ganha nessa situação. 

Fornecer transparência no rastreio de encomendas resolve todos esses problemas. Os clientes conseguem acompanhar sozinhos o andamento da entrega e os funcionários não precisam dedicar um tempo valioso para confortar consumidores ansiosos.

5. Assegura relatórios detalhados de envio

Registrar e documentar os detalhes de seus pedidos e remessas são essenciais para verificar a eficiência da operação de envio de encomendas no seu e-commerce. Essas informações ajudam você a evitar confusão e agilizar o processo de envio.

Além disso, o código de rastreio pode fazer muito mais do que informar a um cliente quando o pacote está em rota. 

Quando o comprador clicar no número de rastreamento, ele poderá ver uma data de entrega estimada, cada parada ao longo do caminho e se a data de entrega foi alterada. Informações valiosas para que não ocorra nenhum imprevisto na entrega do produto.

6. Garante a competitividade do e-commerce

O rastreio de encomendas e a análise eletrônica ajudam você e sua empresa a se manterem competitivas. 

Você economiza dinheiro com taxas de seguro, evita atrasos e desperdícios e dá aos clientes total transparência. 

Ao fechar parceria com uma transportadora experiente e oferecer um serviço de qualidade, sua loja online dá um passo importante para se manter competitiva no mercado.

7. Economiza tempo e dinheiro

O termo “tempo é dinheiro” se aplica bem ao transporte e entrega de encomendas, uma vez que atrasos significam desperdício de tempo da transportadora e do cliente que se mobilizou para receber um pacote que não chegou.

Infelizmente, imprevistos acontecem. Há ocasiões em que a frota fica presa no tráfego, enfrenta dificuldades técnicas ou erros quanto ao endereço fornecido.

O rastreamento eletrônico permite que a transportadora atualize as rotas em tempo real para evitar atrasos, enquanto as análises fornecem feedback para ajudá-lo a tomar melhores decisões no futuro.

Rastreio de encomendas: vantagens de contratar uma transportadora

Rastreio de encomendas: vantagens de contratar uma transportadora

O código de rastreio é uma parte importante do processo de envio para empresas e clientes. 

O objetivo final do rastreamento eletrônico é oferecer maior transparência ao cliente, fazendo com que ele se sinta mais confiante e seguro quanto a opção de compra que fez.

Essa paz de espírito do consumidor traz grandes benefícios para o e-commerce, que consegue construir um relacionamento duradouro com o comprador.

O rastreio de encomendas também gera maior responsabilidade para todos os envolvidos no processo, o que aumenta a motivação para realizar um envio de produtos ainda melhor e mais ágil.

Especializada em entrega expressa para e-commerce, a Flash Courier oferece tecnologia e ferramenta de rastreamento de pacotes.

Através do sistema de Rastreamento Total (RT) disponível nas versões web e aplicativo, você não só acompanha o andamento dos processos de entrega em tempo real, como tem transparência sobre informações de geolocalização, histórico de tentativas de entrega e dados do destinatário.

O número de rastreio também pode ser criado pela sua loja virtual, facilitando a comunicação pós-venda com o seu cliente final.

Com foco no transporte de cargas fracionadas (pequeno volume), a Flash Courier atende todo território nacional, primando pela agilidade na entrega.

Visite nosso site, conheça nossos serviços e garanta uma entrega rápida e segura para o seu e-commerce.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *