Tendências de comércio eletrônico para 2023

Tendências de comércio eletrônico para 2023

Não é nenhum segredo que o comércio eletrônico fez (ou quebrou) muitos negócios nos últimos anos, com cada vez mais consumidores procurando lojas online para fazer suas compras. 

O mundo digital está repleto de opções em quase todos os segmentos de varejo, portanto, ficar a par das tendências de comércio eletrônico é crucial para qualquer empresa que deseja entrar no mercado online e ter chances reais de sucesso.

Tendências de comércio eletrônico para 2023

9 tendências de comércio eletrônico para 2023

Quando um ano começa a se aproximar do fim, analistas de mercado iniciam suas previsões do que pode-se esperar no e-commerce para os próximos 365 dias.

Este ano não é diferente e trouxemos uma lista de tendências de comércio eletrônico para 2023 organizada pela Forbes. Confira!

Maior dependência do online e móvel

A natureza conveniente, confortável e sem contato das compras online – seja em um desktop, tablet ou dispositivo móvel – veio para ficar. 

De acordo com o relatório State of Mobile 2022, em 2021, as pessoas passaram um terço das suas horas acordadas navegando em seus telefones. São 4,8 horas por dia de navegação, em média.

Comprar na internet é mais fácil, amigável e acessível do que nunca, e as expectativas do consumidor online não param de subir.

Otimizar seu e-commerce para atender às demandas dos compradores em várias plataformas, com ênfase no mobile, é fundamental para se manter no topo de um mercado em rápida evolução.

Pesquisa por voz 

Alto-falantes inteligentes como Alexa da Amazon e Google Home, além de serviços móveis como Siri e Cortana, são usados ​​cada vez mais para concluir tarefas. 

Dados coletados pelo Think with Google mostram que 72% dos proprietários de alto-falantes inteligentes relatam que usam seus aparelhos todos os dias. 

Esses verdadeiros assistentes virtuais podem ser usados ​​para criar listas de compras, pedir itens e alimentos, concluir tarefas de organização doméstica e realizar pesquisas na web. 

Forte tendência de comércio eletrônico, empresas devem otimizar as palavras-chave e o conteúdo no que se refere às pesquisas por voz feitas por meio desses dispositivos. Se o cliente perguntar, ajude-se a ser o primeiro a responder.

Formas de pagamento

Os consumidores dependem cada vez mais de serviços de pagamento digital seguros e eficientes, como PayPal, Apple Pay, Google Pay e Stripe. 

Em vez de fornecer informações de cartão de crédito para cada site diferente em que compram, os consumidores passaram a confiar nesses métodos de checkout mais rápidos e seguros

Oferecer flexibilidade com diferentes opções de pagamento no checkout é uma ótima maneira de evitar abandono de carrinho e aumentar as taxas de conversão. 

Os clientes procuram uma experiência de checkout conveniente e facilitada. Quanto mais formas de pagamento para facilitar esse processo, mais valor para o seu negócio.

Mídia social

O marketing de produtos e os anúncios compráveis ​​se integraram perfeitamente a quase todas as plataformas de mídia social, incluindo Facebook, TikTok e Instagram. 

Cerca de 68% dos usuários relatam fazer compras por meio de uma plataforma de mídia social e quase todos pretendem continuar fazendo isso no próximo ano. 

Construir uma presença na mídia social para sua empresa e comercializar seus produtos de maneira eficaz nesses sites ajudará você a alcançar esses consumidores e aumentar suas vendas em potencial. 

Se você já está nas redes sociais, o que está fazendo está funcionando? Se não, talvez seja hora de tentar outra coisa, como o social commerce.

Sustentabilidade e Valores Empresariais

Essa tendência de comércio eletrônico vem se repetindo e se confirmando a cada ano. 

Um estudo realizado pela First Insight descobriu que consumidores de todas as idades esperam que as empresas mantenham práticas mais sustentáveis. 

A neutralidade do carbono, o comércio justo, o fornecimento sustentável e local, a cultura positiva da empresa e outros movimentos pró-ambiente e pró-responsabilidade social ganharam força. 

As empresas que praticam uma gestão ambiental cuidadosa estão vendo um aumento no interesse e nos negócios em comparação com a concorrência. 

Visual Commerce 

À medida que o mundo do comércio eletrônico evolui, a importância de fornecer uma apresentação envolvente do produto só aumenta. 

Pesquisas mostram que 85% dos usuários da Internet assistem a conteúdo de vídeo. Como resultado, 87% dos profissionais de marketing estão usando esse tipo de mídia para promover seus produtos. E funciona.

Fotos estáticas não são mais suficientes. Antes de se comprometer com uma compra, os consumidores querem cada vez mais explorar um produto em profundidade. 

Fornecer vídeos, análises e conteúdo interativo sobre um produto pode torná-lo mais comercializável no mundo online.

Realidade Aumentada e Realidade Virtual

Com o metaverso e sua tecnologia baseada em realidade aumentada e realidade virtual se popularizando, parece que finalmente falta pouco para essa, que já aparece há alguns anos entre as tendências de comércio eletrônico, se tornar realidade.

A verdade é que as compras online sempre limitaram a capacidade do cliente de avaliar e interagir com um produto antes da compra. 

A realidade aumentada e virtual (AR e VR, respectivamente) podem fornecer um nível de envolvimento anteriormente impossível com o consumidor online. 

A multiplicidade de aplicativos para AR e VR no mundo do comércio eletrônico oferece uma oportunidade para empresas criativas e com experiência em tecnologia usarem essa tecnologia revolucionária para levar a experiência de compra a outro nível.

Personalização

Você gosta de pensar em si mesmo como um número? Seus clientes também não. 

Utilizando ferramentas de Inteligência Artificial, é possível coletar dados sobre tudo o que fazemos online, o que pode ser utilizado para ajudar a criar uma experiência de compra mais personalizada para o cliente.

A utilização de dados coletados pela IA para fazer ofertas mais assertivas, baseando-se no histórico de compras e navegação de cada cliente individual, é uma das grandes vantagens da automação no e-commerce.

Oferecer o produto certo para a pessoa certa é a receita do sucesso para aumentar a receita da sua empresa.

Crescimento do modelo de assinaturas

Serviços e clubes de  assinatura seguem como umas das tendências de comércio eletrônico em 2023.

Embora inicialmente a mudança de alguns serviços para um modelo de assinatura tenha desagradado muitas pessoas, essa estratégia pode manter os clientes voltando para mais quando usada com sabedoria. 

Opções convenientes e descomplicadas para conteúdo e produtos utilizados ​​com frequência podem ser um investimento valioso para muitos consumidores. 

O mercado de assinaturas continua a crescer e alguns estudos sugerem que as receitas baseadas em assinaturas atingiram US$ 120 bilhões em 2022.

Prepare seu e-commerce para sair na frente em 2023

transportadora-flashcourier

As tendências de comércio eletrônico listadas acima devem estar na primeira página do planejamento de qualquer ecommerce que queira se manter competitivo nos próximos anos.

Num mercado onde a concorrência só aumenta, é preciso se manter à frente da maré para ter chance de sucesso e crescimento.

Apesar da lista de tendências ser composta por vários itens diferentes, tudo se resume a uma coisa: agradar o cliente e ganhar sua preferência.

Por isso, sua operação online deve ser perfeita, assim como sua operação logística na hora de entregar o produto.

Especializada em e-commerce, a Flash Courier atua há mais de 20 anos na área de logística, entrega e coleta de encomendas, atendendo todo território nacional.

Para saber mais sobre nossos serviços, visite nosso site e entenda porque somos a melhor solução para o seu e-commerce.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *