Social Commerce: o que é e qual a importância para o seu e-commerce

Social Commerce: o que é e qual a importância para o seu e-commerce

O social commerce (comércio social) é o processo de venda de produtos diretamente nas redes sociais.

Sucesso especialmente entre as gerações mais jovens, que já direcionam a maior parte de seus gastos online em plataformas como Instagram e Snapchat, saiba como usar o comércio social a favor do seu e-commerce.

Social Commerce: o que é e qual a importância para o seu e-commerce

O que é social commerce?

O social commerce é um mercado de US $ 89,4 bilhões com projeção para atingir US $ 604,5 bilhões nos próximos sete anos.

Com o comércio social, toda a experiência de compra – desde a descoberta e pesquisa do produto até o processo de checkout – ocorre diretamente em uma plataforma de mídia social.

Atualmente, os aplicativos que permitem o social commerce incluem Instagram, Facebook e Pinterest.

Com esse recurso, o usuário pode ver a propaganda de um tênis no seu feed do Instagram, clicar em “comprar agora” e concluir a compra ali mesmo no aplicativo. Ou ver um influenciador falar sobre um produto e resolver comprá-lo na hora, por meio da rede social. Entendeu por que esse mercado é tão promissor?

Quais são as vantagens do social commerce?

Aqui estão quatro razões pelas quais vale a pena tentar o comércio social para impulsionar suas vendas online.

Experiência social

Comprar nas redes sociais torna a experiência muito mais interativa do que apenas entrar em uma loja virtual.

Por meio desses canais, os consumidores podem facilmente consultar seus amigos, compartilhar avaliações, revisar comentários de outros compradores e interagir com as marcas que gostam.

Para quem sente falta do aspecto social de um dia no shopping, o social commerce pode ser a segunda melhor opção. 

Processo de compra facilitado

Veja, clique e compre. As lojas de mídia social eliminam grande parte da jornada do cliente, facilitando o acompanhamento desde a descoberta do produto até a compra. O consumidor está ali, o produto está ali e não há mais nenhum lugar para ir, a não ser o check-out.

Lembre-se que cada clique do mouse é uma oportunidade para um cliente em potencial mudar de ideia. Se eles têm que ir do seu anúncio, ao seu site, para colocar o produto no carrinho, para preencher os dados do cartão de crédito, são muitos momentos para se distraírem e mudarem de ideia.

O social commerce favorece a compra por impulso.

Interação com o consumidor

O comércio social não apenas acelera o processo de transação, mas também oferece uma maneira incrível de coletar feedback, interagir e se relacionar com a sua audiência.

Seu catálogo de produtos está disponível e seus clientes podem facilmente falar sobre o que gostam ou não gostam. Por que não fazer seu público opinar sobre o desenvolvimento de produtos e as decisões de estoque enquanto eles estão lá? 

Através das redes sociais sua loja também tem a oportunidade de conversar com o consumidor por meio de comentários ou mensagem direta, fornecendo um atendimento personalizado ao cliente.

Anúncios direcionados

Com uma incrível riqueza de dados de clientes disponíveis nas redes sociais, você tem uma excelente oportunidade para ajustar e direcionar sua publicidade.

Seus tênis de corrida podem ser anunciados para atletas, enquanto os anúncios de roupas de bebê com estampa do baby Yoda vão ​​diretamente para os pais jovens e descolados.

O social commerce oferece a chance de divulgar produtos específicos para pessoas específicas que os adorariam, de uma forma que o e-commerce e o marketing tradicional não conseguem.

Quais são as melhores plataformas de social commerce?

No momento, apenas algumas das principais redes sociais oferecem essa funcionalidade. Mas, à medida que o interesse (e a receita) crescem, é provável que vejamos outras plataformas integrando opções de “comprar agora”.

As duas redes mais usadas atualmente são: 

Facebook Shops

O Facebook Shop permite que você configure uma loja no Facebook e venda produtos através da plataforma.

As lojas do Facebook são personalizáveis. Escolha quais produtos apresentar e personalize as fontes, imagens e cores de acordo com sua marca. Importe um catálogo de produtos existente do seu site ou crie um do zero.

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Sua loja no Facebook estará acessível a partir da sua página do Facebook, seu perfil do Instagram, seus anúncios do Instagram Shopping ou histórias e postagens.

Na hora da venda, você pode oferecer aos seus clientes a opção de comprar pela plataforma, abrir um bate-papo no Messenger ou enviá-los para o seu site.

Um recurso interessante das lojas do Facebook: você pode criar uma loja de teste para entender melhor como funciona. Assim, você pode adicionar itens, gerenciar pedidos e até mesmo testar a experiência do cliente.

Instagram Shopping

Dados mostram que 70% das pessoas descobrem novos produtos por meio do Instagram, o que tornou a rede social o paraíso dos e-commerces de pequeno e médio porte.

As lojas do Instagram permitem que os usuários comprem produtos apresentados pelas empresas através de publicações na rede social.

Para ter sua loja no Instagram, primeiro é preciso configurar uma Loja do Facebook. Sua loja do Instagram irá puxar dados do seu catálogo do FB.

Os perfis de negócios podem criar uma página de venda personalizada que atua como uma vitrine de produtos à venda. Cada produto tem sua própria página, apresentando preço, fotos e uma descrição detalhada.

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As tags de compras do Instagram permitem que as empresas identifiquem seus produtos em suas histórias ou postagens. 

Para configurar sua loja na plataforma, você só precisa morar em uma região qualificada e ter uma conta Instagram Business conectada a uma página do Facebook. 

Importante ressaltar que as lojas do Instagram só podem vender produtos, não serviços.

Aumente suas vendas com o social commerce e capriche na entrega

Sabemos que o consumidor atual é predominantemente digital. Uma vez que as plataformas de mídia social fornecem as ferramentas para coordenar tudo — desde a descoberta de produtos até o atendimento ao cliente no pós-compra —, é óbvio que as empresas devem aproveitar sua infraestrutura. 

Em uma época em que mais e mais compras acontecem online, ao investir no social commerce de forma inteligente hoje, as empresas garantirão a receita de amanhã.

A verdade é que as plataformas de mídia social ainda têm imenso potencial inexplorado, que pode ser usado para impulsionar as vendas online e as conversões do seu comércio eletrônico. 

Porém, lembre-se que nada disso adiantará se você não prestar um serviço de qualidade. O sucesso de uma loja virtual depende da entrega rápida e segura do pedido.

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