Vender em Marketplace: o que donos de e-commerce precisam saber

Vender em Marketplace: o que donos de e-commerce precisam saber

O comércio eletrônico cresce em todo mundo, mas criar uma loja virtual sem nenhuma experiência pode ser bastante desafiador, o que leva muitos empreendedores a vender em marketplace.

Vender em Marketplace: o que donos de e-commerce precisam saber

Porque vender em Marketplace

Assim como qualquer e-commerce, o marketplace é um site desenvolvido para promover a venda de produtos pela internet. Porém, ao invés de uma única loja virtual, marketplaces são plataformas em que vários lojistas podem cadastrar e vender suas mercadorias.

Um marketplace permite que você tenha sua própria loja dentro da plataforma, disponibilizando recursos que favorecem o comércio online, como criação de catálogos de venda, gerenciamento de pedidos, opções seguras de pagamento, entre outros.

Existem várias plataformas bem consolidadas que trabalham com esse modelo de negócio, como Amazon, Shoptime e Mercado Livre. Também existem marketplaces que são adaptados para nichos de mercado mais específicos, como Beleza na Web (cosméticos e produtos de beleza) e Mobly (móveis e objetos de decoração).

Diferente do que muitos pensam, vender em marketplace não é apenas para o empreendedor iniciante. Grandes lojas virtuais também disponibilizam seus produtos nessas plataformas para direcionar o tráfego de volta ao seu site, uma vez que marketplaces são verdadeiros shopping centers online, atraindo milhares de visitantes.

5 vantagens de vender em Marketplace

A grande vantagem de vender em marketplace é que esses sites oferecem ótimas oportunidades para ajudar o seu comércio eletrônico a decolar.

Assim como acontece no caso dos shoppings, as lojas aproveitam benefícios do local, como tráfego, mídia e segurança.

Entre as inúmeras vantagens em usar um marketplace para vender seus produtos, confira cinco bastante apreciadas por empreendedores.

1. Visibilidade e Confiança

Uma das principais razões que motivam donos de e-commerces a vender em marketplace é a oportunidade de obter maior visibilidade e conseguir mais tráfego para a sua loja online. 

Há consumidores que talvez não estivessem procurando por seus produtos e se deparam com ele em suas buscas na plataforma. Ou que talvez não confiariam em um site novato, mas não tem nenhum problema em comprar em um marketplace conhecido.

2. Liquidar estoques

Várias lojas virtuais usam marketplaces para liquidar produtos que estão há muito tempo em estoque.

Vender em marketplace aumenta consideravelmente a exposição do seu produto. Além de otimizar as vendas, isso ajuda a liberar espaço para novas mercadorias.

3. Divulgação

Divulgar seu negócio e ganhar visibilidade é uma tarefa trabalhosa e demorada. Ao vender em marketplace, a sua loja virtual pega carona no trabalho de divulgação que a plataforma de hospedagem faz.

Assim, além de aproveitar o tráfego gerado, quando o consumidor clica em algum produto que você comercializa, sua loja é promovida e ganha mais relevância.

4. Experiência do usuário

Quem costuma fazer compras online está familiarizado com marketplaces e normalmente possui cadastro nos mais conhecidos.

Há quatro razões principais pelas quais as pessoas costumam fazer comprar em sites assim:

  • Preços atraentes: onde há concorrência, há preços mais baixos.
  • Disponibilidade de produtos: marketplaces costumam ser exigentes quando se trata de disponibilidade de estoque. Por isso há mais chance do comprador achar o que procura.
  • Confiança: os vendedores são avaliados, o que tranquiliza o comprador que procura uma empresa séria e confiável.
  • Opções: há uma grande variedade de produtos para escolher.

5. Inovação

Para se manterem competitivos, os marketplaces costumam implementar inovações que proporcionam uma melhor experiência ao usuário.

Vender em marketplace permite que você se beneficie dessas atualizações sem precisar investir altas somas para isso.

Imagine, por exemplo, poder implementar programas de fidelização de clientes por uma fração do custo.

Como decidir em qual Marketplace vender

Existem vários fatores a se considerar antes de começar a vender em marketplace.

É fácil escolher as plataformas maiores e mais conhecidas, mas, ao fazer isso, é preciso lembrar que você terá a concorrência que vem com os mercados gigantes.

Optar por um marketplace que tem como foco a venda do seu tipo de produto pode aumentar drasticamente suas vendas.

Aqui estão os principais critérios que você deve levar em conta ao escolher o site certo para hospedar sua loja virtual:

Pacote de serviços oferecidos

A plataforma de marketplace na qual você está interessado só exibe seus produtos ou também oferece serviços complementares, como contrato com transportadoras, emissão de nota fiscal e controle de estoque?

É interessante avaliar se os recursos disponíveis podem ajudar a simplificar ou baratear os processos de funcionamento do seu negócio.

Categorias de produtos

Marketplaces tendem a agrupar seus produtos em várias categorias diferentes.

Essas categorias ajudam seus clientes a restringir a pesquisa e são essenciais para garantir que os consumidores certos cheguem até sua loja.

A escolha depende da sua estratégia: segmentar para atingir clientes com maior potencial de conversão ou escolher as categorias de maior visibilidade para conseguir mais tráfego.

Custos

Vender em marketplace não costuma ser de graça. Cada plataforma pode criar seu próprio modelo de cobrança.

Algumas trabalham com uma taxa de instalação e mensalidade. Outras cobram um valor fixo conforme a quantidade de pedidos aprovados. E existe ainda o modelo de comissão por vendas, no qual o marketplace ganhar uma porcentagem sobre cada venda.

O ideal é fazer simulações e avaliar qual modelo mais se adequa ao seu volume de vendas e intensidade de uso da plataforma, para não ter gastos desnecessários.

Opções de Pagamento e Segurança

Marketplaces costumam disponibilizar vários tipos diferentes de opções de pagamento além do tradicional cartão de crédito, como Paypal, Pix, débito, boleto, etc.

Para proteger os dados dos usuários, as plataformas utilizam sistemas de segurança e possuem certificados SSL, o que é muito importante para tranquilizar o cliente.

Tudo isso contribui para construir a reputação do site. Facilidade e segurança de pagamento geram avaliações positivas, ajudam a consolidar a marca, transmitem credibilidade e deixam o cliente menos receoso em efetivar a compra.

Como vender em Marketplace

Agora que você já sabe porque é uma boa ideia vender em marketplace e como escolher a melhor plataforma, a próxima pergunta a se fazer é: como vender em um marketplace sem prejudicar minha própria loja virtual?  Vamos a algumas considerações:

Quais produtos devo vender no Marketplace?

A ideia é trazer tráfego para o seu site a partir do marketplace, sem deixar que a plataforma roube todo o seu tráfego.

Por isso, mantenha seus melhores produtos apenas em seu site e transforme em clientes fiéis aqueles que visitam sua loja.

Aproveite o marketplace para liquidar sua sobra de estoque

Aproveite as grandes plataformas para acabar com o restante de seu catálogo, como produtos que não têm boa saída e itens complementares dos seus best sellers.

Por exemplo, se você vende câmeras fotográficas, disponibilize acessórios que complementam seu uso, como lentes e tripés, mas reserve a venda do produto principal apenas para a o seu próprio e-commerce.

Que informações devo passar?

Elabore descrições exclusivas e ricas para os itens que for vender em marketplace.  Não deixe em branco só porque não é o seu próprio site.

Você deve oferecer toda informação possível e necessária sobre o produto para que o cliente saiba exatamente o que está comprando. Isso não apenas ajuda a aumentar as vendas, como dá mais confiança ao consumidor.

Não copie e cole a descrição que já está no seu site. Isso acabará prejudicando seu SEO, uma vez que seu conteúdo aparecerá duplicado para os buscadores.

Logística de transporte de produtos no Marketplace

transportadora-nacional-flashcourier

Já deu para entender que a escolha de uma plataforma de marketplace vai muito além do aspecto financeiro.

A estabilidade do serviço, a eficiência no atendimento de pedidos, suporte, segurança e a expertise no setor são decisivas para que o lojista consiga faturar muito mais dentro das grandes redes varejistas.

Apesar de todos esses aspectos serem de responsabilidade da plataforma de hospedagem, há ainda outros fatores de grande importância para o funcionamento da loja virtual que ficam a cargo de seus gestores.

Controle de estoque, informações dos consumidores, opções de entrega, códigos de rastreio, prazos de envio, são apenas alguns exemplos do que o lojista precisa monitorar.

No marketplace, o frete e forma de envio fica por conta de cada vendedor, e problemas com a entrega de produtos comprados impactam diretamente na avaliação da loja.

Se antigamente os Correios eram a única opção, hoje em dia o uso de transportadoras se consolidou entre os donos de e-commerce como solução mais segura e ágil.

Transportadoras experientes como a Flash Courier, contam com tecnologia de rastreio, sistema próprio de cálculo de frete, frota nova e soluções diversificadas, que atendem às necessidades específicas de cada negócio.

Com foco no transporte de cargas fracionadas (pequeno volume), a Flash possui expertise em embalagens, capacidade de armazenagem e frota própria para garantir o perfeito funcionamento de suas operações.

Com mais de vinte anos de mercado, a Flash Courier atende todo território nacional, primando pela agilidade de entrega.

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossos serviços, e ofereça a melhor opção de entrega para o seu cliente.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *