SKU: o que é e qual sua importância no comércio eletrônico

SKU: o que é e qual sua importância no comércio eletrônico

Uma unidade de manutenção de estoque (Stock Keeping Unit – SKU) é um código que permite aos comerciantes rastrear automaticamente o estoque em suas lojas.

Os caracteres que formam o código têm por finalidade informar detalhes do produto, como cor, tamanho, fabricante, etc.

Essencial para um gerenciamento eficaz de estoque no comércio eletrônico, veja tudo que você precisa saber sobre o assunto.

SKU: o que é e qual sua importância no comércio eletrônico

Por que os SKUs são importantes?

SKUs são usados ​​por lojas, fornecedores de comércio eletrônico, prestadores de serviços, armazéns e centros de atendimento de produtos para rastrear itens do inventário

Cada empresa cria SKUs exclusivos para seus produtos e serviços que mostram detalhes, como:

  • cor
  • tamanho
  • estilo
  • preço
  • fabricante
  • marca
  • material

Embora esses sejam os mais comuns, nem todos precisam ser utilizados, como dissemos, cada loja cria o seu como achar melhor para controle de estoque.

Veja um exemplo abaixo:

SKUs-exemplo

Em linhas gerais, um SKU é a identidade de um artigo e só se pode usar o mesmo para produtos que sejam exatamente iguais.

Por isso, se uma empresa possui em seu portfólio 200 SKUs, isso significa que ela dispõe de 200 artigos que são diferentes entre si.

Ao adicionar esse tipo de código a cada produto, os lojistas podem rastrear facilmente sua localização no armazém e a quantidade de produtos disponíveis, tornando fácil saber quando novos pedidos de compra devem ser feitos.

Também é possível saber se um produto foi vendido, entregue, devolvido ou trocado, facilitando o gerenciamento de inventário.

Como determinar um SKU para os meus produtos?

Um SKU normalmente aparecerá em um produto junto com seu código de barras.

SKU-codigo-de-barras

Como esses números se destinam ao produtor/vendedor para controlar os itens, eles são específicos da empresa

Isso significa que você pode criar qualquer sistema SKU que atenda às suas necessidades para seus produtos. 

O indicado é que você crie um sistema que mantenha uma lógica consistente, começando com identificadores de nível superior seguidos por códigos mais exclusivos e específicos, como o exemplo abaixo.

Exemplo_SKU

Esse código facilita a comunicação entre a equipe, especialmente em empresas maiores que trabalham com centenas de itens e movimentam um enorme volume de dados. 

Ter um código SKU agiliza processos e permite rastrear produtos e vendas com mais facilidade.  Além disso, torna menos provável que o item errado seja enviado aos clientes.

3 maneiras de usar SKUs em seu negócio de e-commerce

As principais funções de varejo de uma unidade de manutenção de estoque incluem:

  1. Cálculo de reabastecimento
  2. Previsão de vendas
  3. Upsell e vendas cruzadas

1. Cálculo de reabastecimento

Usando dados de SKU, você pode monitorar o status do produto e calcular quando precisará comprar mais para repor estoque.

Ao acompanhar a rapidez com que cada SKU é vendido em um determinado período, você pode prever quando deverá fazer outro pedido ao seu fornecedor.

2. Previsão de demanda e vendas

Usar um sistema SKU também significa vendas e previsão da demanda mais precisas. 

Analisando esses dados de estoque você consegue saber quais os períodos de pico de vendas, quais os itens que mais saem e quanto a mais você deve deixar estocado.

Da mesma forma, é possível saber que produtos tem baixa saída para reduzir o estoque de acordo. 

3. Upsell e vendas cruzadas

Os códigos dos produtos também podem ser aplicados na área de vendas ou dentro de um check-out de comércio eletrônico.

SKUs permitem venda cruzada (cross-selling) e recomendações de produtos similares (upselling). 

Por exemplo, se um cliente estiver comprando um laptop, os dados de SKU podem sugerir itens compatíveis, como uma bolsa para laptop ou mouse sem fio, melhorando a experiência de compra e aumentando as vendas.

Como ter SKUs colabora com a logística no e-commerce

sku-estoque-flash-courier

As empresas precisam monitorar o estoque para saber quanto estão vendendo, com que frequência reabastecer e com que rapidez os itens são vendidos, entre muitos outros motivos. 

O uso de SKU simplifica o processo de inventário, permitindo uma quantidade significativa de automação

Como mencionamos, isto é particularmente útil para grandes varejistas que vendem milhares de produtos.

No e-commerce, o uso do SKU aperfeiçoa a integração do estoque com a loja virtual, a categorização dos itens disponíveis e evita erros, como enviar o pedido errado para um cliente.

A atribuição de SKUs a cada produto também facilita o rastreamento de remessas em todo o processo logístico, desde o recebimento do pedido até a entrega ao cliente. 

Isso é especialmente útil para identificar rapidamente a localização de um produto em trânsito.

Em resumo, o uso de SKU no comércio eletrônico colabora com a logística ao proporcionar uma melhor identificação, controle e rastreamento dos produtos, o que resulta em processos mais eficientes e precisos em todas as etapas da cadeia de suprimentos.

Especializada em logística e entrega para e-commerce, a Flash Courier usa um sistema de gerenciamento de inventário centralizado, que fornece precisão, transparência e visibilidade total de seus níveis de estoque em todos os momentos, até o segundo em que um item está sendo retirado.

Com um operador logístico (3PL) como a Flash, você pode armazenar estoque em centros de distribuição diversos e vender em vários canais, além de acompanhar de perto a movimentação dos seus produtos.

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossos serviços, e garanta o melhor serviço logístico para o seu comércio eletrônico.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *