Estratégia de estoque: como criar uma para o seu e-commerce

Estratégia de estoque: como criar uma para o seu e-commerce

Ter uma estratégia de estoque pode ajudá-lo a rastrear seu inventário de forma consistente em toda a sua cadeia de suprimentos, para que você tenha sempre produto suficiente para atender à demanda.

Vejamos mais de perto em que consiste essa estratégia, por que é importante e o que considerar ao desenvolver uma para o seu e-commerce.

Estratégia de estoque: como criar uma para o seu e-commerce

O que é uma estratégia de estoque?

Uma estratégia de estoque refere-se a ter processos e sistemas implementados para gerenciar o fluxo de produtos em toda a cadeia de suprimentos, desde a fabricação e aquisição até o armazenamento e expedição.

Essa estratégia ajuda a garantir que você tenha produtos suficientes para atender à demanda, além de otimizar a produção, controlar mercadorias em trânsito, armazenamento e custos. 

5 estratégias de gerenciamento de estoque 

Gerenciar o estoque pode parecer simples no início, mas se torna mais desafiador à medida que seu volume de pedidos e base de clientes crescem. 

A implementação das estratégias corretas de gerenciamento de estoque pode ajudá-lo a diminuir custos, melhorar a previsão da demanda e se preparar para o inesperado. 

Aqui estão algumas estratégias comprovadas de gerenciamento de estoque que você pode começar a implementar hoje.

1. Automação do gerenciamento de estoque 

O gerenciamento manual de estoque não é apenas demorado, mas também propenso a erros.

Registros de inventário imprecisos podem colocar toda a sua empresa em um espiral de prejuízo, pois você pode acabar com grandes discrepâncias de estoque e clientes insatisfeitos. 

Felizmente, existem muitos sistemas de automação de gerenciamento de estoque disponíveis. Muitos deles são acessíveis e fáceis de implementar em sua pilha de tecnologia de comércio eletrônico.

As ferramentas de automação de estoque são projetadas para rastrear e gerenciar continuamente seu estoque em todos os canais de vendas e centros de distribuição.

2. Informações de inventário em tempo real

Como o inventário está em constante movimento, ter informações atualizadas em tempo real é crucial para você conseguir tomar decisões rapidamente com base em dados concretos.

Isso evita, por exemplo, que você tenha clientes fazendo pedidos de itens esgotados, porque seus registros de estoque não estavam atualizados. Também reduz a demora do pedido de reposição, que pode levar ao atraso na entrega.

Além disso, ter insights de inventário precisos e em tempo real ajuda sua empresa a estabelecer uma cadeia de suprimentos mais ágil. Dessa forma, caso algo dê errado, você ainda pode cumprir os pedidos no prazo. 

3. Definir pontos de reabastecimento 

Juntamente com o rastreamento de estoque em tempo real, muitas soluções oferecem a capacidade de definir pontos de reabastecimento.

Ao analisar os dados históricos de estoque para prever a demanda, você recebe informações sobre quantas unidades você precisa encomendar, quando e quais os pontos de reabastecimento indicados.

Existem alguns outros fatores a serem considerados ao definir um ponto de reabastecimento, incluindo os prazos de entrega e recebimento do armazém.

 4. Manter um estoque de segurança

Você nunca sabe quando haverá um aumento repentino na demanda. Talvez um influenciador tenha postado sobre seu produto e, de repente, você tenha milhares de pessoas comprando esse item.

É por isso que é crucial manter uma pequena quantidade de estoque de segurança disponível (mesmo em mais de um local) para se preparar para o inesperado. 

Existe uma fórmula simples que você pode usar para calcular a quantidade de estoque de segurança necessária: 

Estoque de segurança = (Uso diário máximo x Lead time máximo) – (Uso diário médio x Lead time médio)

5. Previsão de demanda precisa

Ter uma estratégia de estoque permite que você tome decisões mais rápidas, o que leva a uma adaptação ágil às mudanças no mercado.

Quanto mais precisa sua previsão de demanda, melhor você poderá gerenciar seu estoque, não importa o que aconteça. 

É claro que a previsão de demanda nunca é 100% precisa, mas ao antecipar quantos pedidos você pode ter no futuro próximo, facilita o planejamento e investimento em estoque.

Ao combinar estratégias de estoque como previsão de demanda e estoque de segurança, você pode facilmente manter níveis de estoque razoáveis. 

Como desenvolver sua própria estratégia de estoque

Mantendo suas necessidades de negócios em mente, aqui estão algumas maneiras de desenvolver uma estratégia de estoque que propicie margens de lucro mais saudáveis, custos mais baixos e clientes mais satisfeitos. 

Verificação de inventário

Se você administra seu próprio depósito, a leitura de código de barras deve ser uma parte vital do processo de gerenciamento de inventário, pois ajuda a manter as coisas organizadas e gera registros de estoque. E se você trabalha com um 3PL, fornecer produtos com código de barras os ajudará a gerenciar seu estoque. 

Os scanners de inventário podem ler automaticamente as informações codificadas nos códigos de barras do produto e enviar essas informações para um sistema de gerenciamento de armazém. Isso facilita:

  • Acompanhar e gerenciar SKUs em tempo real.
  • Acompanhar a disponibilidade de estoque.
  • Identificar facilmente onde os itens estão armazenados.

Os scanners de inventário ajudam a melhorar a visibilidade do inventário, especialmente ao lidar com centenas de SKUs. Além disso, o uso desses equipamentos também pode acelerar muito o processo de atendimento do pedido

Relatórios de inventário

Com os sistemas e processos corretos, você não apenas pode gerenciar facilmente o inventário, mas também obter registros precisos do que tem armazenado.

Os relatórios de inventário são cruciais, pois eles dizem muito sobre o desempenho geral da sua cadeia de suprimentos. E, como o estoque é um ativo, você precisará de relatórios precisos para passar para o seu contador no final do ano.

Acredite, esses relatórios podem parecer apenas um tempo extra gasto em papelada, mas eles podem economizar muito dinheiro e esforços desnecessários no futuro.

Gerenciamento de estoque

Um aspecto crítico de sua estratégia de estoque é o gerenciamento de inventário, abrangendo tudo, desde SKU até a organização no armazém.

Especialmente quando se trata de gerenciar vários produtos, você precisará de uma estratégia para acompanhar e categorizar seu inventário, melhorar a precisão dos pedidos e evitar faltas de estoque. 

Investir em software de gerenciamento de estoque pode ajudá-lo a otimizar esses esforços. Muitos 3PLs, como a Flash Courier, oferecem ferramentas integradas de gerenciamento de estoque para gerenciar SKUs, rastrear produtos disponíveis e fornecer insights em tempo real.

Como a Flash Courier pode ajudar sua estratégia de estoque

A logística no e-commerce como vantagem competitiva

Terceirizar o atendimento para um 3PL, como a Flash Courier, pode ser a chave para superar contratempos em relação a estratégia de estoque do seu e-commerce.

A Flash usa um sistema de gerenciamento de armazém centralizado, que fornece precisão, transparência e visibilidade total de seus níveis de estoque em todos os momentos, até o segundo em que um item está sendo retirado.

Com uma 3PL, você pode armazenar estoque em centros de distribuição diversos e vender em vários canais, além de acompanhar de perto a movimentação dos seus produtos.

Com soluções diversificadas que atendem às necessidades específicas de cada negócio, a Flash Courier atende todo território nacional, primando pela agilidade na entrega.

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossos serviços, e garanta o transporte seguro e rápido dos seus produtos.

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