Retail Media: o que é e como pode ajudar a aumentar as vendas online

Retail Media: o que é e como pode ajudar a aumentar as vendas online

Considerado por muitos como a terceira onda do marketing digital, o retail media (mídia de varejo), está mudando a forma como as marcas promovem seus produtos, sendo uma opção com vantagens tanto para anunciantes como para consumidores.

Neste post exploramos o que é retail media, como funciona e quais as vantagens para a sua marca.

O que é Retail Media e como pode ajudar a aumentar as vendas online

O que é retail media e como funciona?

Retail media é uma estratégia de marketing digital na qual as marcas compram espaço de publicidade diretamente de plataformas de comércio eletrônico ou varejistas online, a fim de alcançar os consumidores enquanto eles estão fazendo compras nesses canais.

De acordo com uma pesquisa feita pela Boston Consulting Group (BCG) e pelo Google, o retail media está remodelando o varejo e deve gerar um lucro de, aproximadamente, US$75 bilhões até 2026. 

Recentemente, foi realizada a primeira pesquisa brasileira sobre retail media, da qual destaca-se que 70% das marcas já utilizam a estratégia.

Essa forma de publicidade é altamente direcionada e pode ser exibida em sites de varejistas, aplicativos de compras, e-mails de confirmação de pedidos e outros pontos de contato relevantes durante a jornada de compra do cliente.

Seu anúncio pode aparecer, por exemplo, quando alguém digita um termo de pesquisa relevante ao seu produto na Amazon, ou enquanto os compradores navegam por uma categoria específica de produto em seus sites favoritos.

Como em qualquer outra plataforma que oferece espaço para anúncios, para que os seus produtos sejam incluídos e exibidos no site do varejista, é necessário pagar determinada quantia. 

A partir daí, o varejista contratado usa o próprio banco de dados para realizar a segmentação dos anúncios, para que sejam direcionados para o público-alvo desejado.

Este é o equivalente no comércio eletrônico à publicidade no ponto de venda e pode ajudar as marcas a capturar públicos no local com maior potencial de conversão.

Uma das primeiras grandes marcas a abrir esse espaço para anunciantes foi a Amazon, por meio de anúncios patrocinados. Outro grande varejista que aderiu ao retail media foi o Grupo Carrefour, que criou a plataforma Carrefour Links, em 2021.  

Vantagens do retail media para o seu negócio

O objetivo do retail media é impulsionar as vendas, aumentar a visibilidade da marca e melhorar a experiência geral do cliente enquanto ele navega e faz compras online.

Para os anunciantes, essa estratégia traz diversos benefícios, tais como: 

Dados detalhados

As vendas no retail media ocorrem em plataformas de e-commerce que coletam e têm acesso a dados sobre o comportamento do comprador que visita suas páginas. Isso é mais confiável do que os dados provenientes de cookies de terceiros. 

Nesse aspecto, o retail media também oferece vantagem quanto ao cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), uma vez que os dados coletados são dos usuários que já consentiram o uso dessas informações. Assim, as marcas podem acessá-las de forma legal, sem o risco de sofrer penalidades jurídicas.

Empresas que desejam anunciar em plataformas que oferecem a opção de retail media têm acesso a esses dados valiosos sobre o seu público consumidor, o que ajuda muito na personalização de campanhas de marketing.

Personalização de campanhas

O retail media permite a personalização de anúncios para aumentar as vendas, melhorar o ROI e fornecer uma experiência perfeita ao cliente.

O supermercado norte-americano Kroger, por exemplo, usa cartões fidelidade em 96% das transações em seu site de varejo para que as marcas possam atingir os compradores com base em tudo, desde o tamanho da família até preferências pessoais, como seus sabores favoritos. 

Esse nível de personalização torna mais fácil para as marcas atrair novos clientes e apresentar os produtos certos, para as pessoas certas, na hora certa.

Rastreamento de conversões 

Como as impressões e vendas feitas através de anúncios ocorrem na mesma plataforma, você pode acompanhar com precisão o impacto das suas publicações.

Isso fornece insights claros sobre o ROI e permite que você invista mais nas estratégias que apresentam melhores resultados. 

Hoje é possível rastrear essa interação até a conversão no mundo físico. Além disso, ativos físicos como telas digitais nas lojas agora podem ser utilizados como ferramentas de campanha, conectando os dois universos e ajudando a criar uma estratégia omnichannel mais forte.

O que considerar ao escolher redes de mídia de varejo

O rápido crescimento do retail media significa que cada vez mais marcas estão tornando essa estratégia parte de seus investimentos em marketing. No entanto, o número crescente de redes de mídia de varejo disponíveis significa que pode ser difícil saber como começar.

Para tornar o processo de escolha mais fácil, aqui estão algumas coisas a considerar:

Seus recursos

Obviamente, você deve escolher uma rede de mídia de varejo que atenda ao seu orçamento e às habilidades de sua equipe de marketing.

Se você tiver os recursos necessários para executar uma grande campanha multinacional multicanal, considere inscrever-se em empresas como CitrusAd ou The Trade Desk. 

No Brasil, Amazon (83%), GPA (67%), Magalu (60%) e Mercado Livre (60%) aparecem como as indústrias mais utilizadas para criação de retail media, dando boas oportunidades para PMEs.

Seu nicho

Também faz sentido escolher uma plataforma adequada ao seu nicho de produto. Por exemplo, os fabricantes de móveis têm maior probabilidade de obter sucesso em plataformas como Mobly, enquanto uma marca de eletrônicos tem maior chances com a Amazon ou a Magalu.

Encontrar um parceiro de varejo cujo nicho corresponda ao seu aproximará você do seu público.

Recursos de rastreamento disponíveis

Depois de restringir sua lista de redes de retail media, comece a observar o tipo de análise que elas fornecem. 

Descubra quão precisos são os relatórios de cada varejista. Eles estão disponíveis em tempo real? Que informações eles incluem?

Relatórios detalhados são essenciais para entender se suas campanhas estão funcionando ou não, portanto, esse é um fator-chave a ser considerado ao escolher em que canais anunciar.

Tipos de retail media

Existem diferentes tipos de retail media que seu e-commerce pode explorar de acordo com o público que deseja atingir. Veja alguns dos mais usados atualmente:

Mídia comprável

Mídia comprável, também conhecida como conteúdo comprável, é qualquer conteúdo de marketing que fornece um caminho direto para a página do produto ou finalização da compra. 

O principal benefício de mídia comprável é que ele atende à demanda do consumidor por conveniência. 

Praticamente todos os ativos digitais podem se tornar compráveis, incluindo anúncios estáticos, anúncios de mídia social e vídeos.

Publicidade OTT

Publicidade OTT ou a publicidade over-the-top é entregue aos usuários da Internet por meio de serviços e dispositivos de streaming de vídeo

Esse tipo de retail media também usa segmentação e personalização baseadas em dados para atingir espectadores relevantes e é muito mais específico do que os anúncios tradicionais. 

À medida que cresce a prevalência do streaming de entretenimento online, a publicidade OTT oferece uma excelente oportunidade para atingir um público engajado.

Live Commerce (Comércio ao Vivo)

Live commerce é uma forma de comércio eletrônico que combina streaming de vídeo ao vivo com compras online. 

Nesse modelo, os vendedores, muitas vezes influenciadores ou especialistas em produtos, realizam transmissões ao vivo pela internet, durante as quais demonstram produtos, interagem com os espectadores e incentivam as compras. 

Os espectadores podem fazer perguntas, receber informações sobre os produtos e, se desejarem, fazer compras diretamente durante a transmissão.

Excelente tipo de mídia para exibir seus anúncios, espera-se que a receita total do comércio ao vivo atinja US$ 35 bilhões até 2024. Ao combinar compras e entretenimento, esta opção de publicidade oferece às marcas amplas oportunidades de envolver os clientes.

Invista em Retail Media para aumentar suas vendas online

Invista em Retail Media para aumentar suas vendas online

O retail media tem muito a oferecer às marcas em termos de alcance e opções de segmentação. 

Marketing integrado e centrado no consumidor, com mensagens mais relevantes e experiências de compra mais personalizadas, esse novo modo de vender é um ganha-ganha para marcas, varejistas e consumidores.

Agora que você já sabe como aumentar suas vendas no e-commerce, não esqueça de entrar em contato com a Flash para manter a excelência na logística e entrega de encomendas.

Há mais de vinte anos no mercado, a Flash Courier atua com foco no transporte de cargas fracionadas (pequeno volume) e entrega expressa.

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossos serviços, e garanta o melhor transporte de mercadorias para o seu e-commerce.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *