8 métricas de e-commerce que você deve acompanhar

8 métricas de e-commerce que você deve acompanhar

A capacidade de coletar e avaliar métricas de e-commerce é uma parte essencial do gerenciamento de uma loja online de sucesso. 

Alterações em dados de performance pode alertá-lo sobre situações nas quais você precisa agir imediatamente.

Neste artigo, abordaremos oito métricas nas quais todo gerente de comércio eletrônico deve se concentrar.

8 métricas de e-commerce que você deve acompanhar

Métricas de e-commerce: quais você precisa conhecer e acompanhar

Geralmente há muito pouco valor em monitorar dezenas de métricas se elas não tiverem um impacto significativo no sucesso de longo prazo de sua loja online.

Por isso, as métricas de e-commerce que compilamos para este artigo são aquelas nas quais vemos gerentes de comércio eletrônico altamente bem-sucedidos se concentrando.

Comece com elas e expanda mais tarde se houver necessidade comprovada de fazê-lo.

1. Taxa de conversão (CR)

A taxa de conversão o ajudará a entender se você está direcionando as pessoas para as páginas e produtos certos.

Ela é determinada dividindo o número de conversões pelo número total de visitantes que seu site recebeu.

É importante observar que as taxas médias de conversão podem variar drasticamente de acordo com o setor. Por exemplo, a taxa de conversão de um site que vende relógios de luxo certamente não será a mesma de um varejista de roupas de baixo custo. 

Então, certifique-se de olhar comparativos de mercado para estar melhor preparado.

2. Valor médio do pedido (AOV)

O valor médio do pedido (AOV) é uma das métricas de e-commerce que mostram quanto seus clientes normalmente gastam em um único pedido na sua loja.

Você calcula o AOV dividindo a receita total de um período pelo número total de pedidos concluídos durante o mesmo período. 

Se você vende R$ 50.000 em produtos hoje e essa receita foi criada por 250 pedidos feitos, então seu AOV será de 50.000/250 ou R$ 200 por pedido.

Quando você está começando, pode não receber muito tráfego, por isso é necessário pensar em estratégias para aumentar o valor médio dos pedidos recebidos.

Se concentre em vendas cruzadas, upsell e pacotes para maximizar o potencial de receita. 

3. Valor vitalício do cliente (CLV)

Quanto maior for o seu CVL (Customer Lifetime Value) menos você precisará gastar na aquisição de novos clientes. 

Para encontrar o CLV, multiplique o valor médio do pedido pela taxa média de frequência de compra e pela vida útil média do cliente. Exemplo: se seus clientes gastam em média R$ 200 por pedido, fazem cinco pedidos por ano e continuam fazendo pedidos por dez anos, então seu CLV médio é 200 x 5 x 10 = R$ 10.000. Lembre-se de que você está buscando um número médio, não um número exato.

Um dos maiores erros de marketing que você pode cometer é ver sua base de clientes através das lentes de apenas uma venda.

A métrica CLV tem uma abordagem geral. Ele vê os clientes através das lentes de quanta receita eles produzirão para sua empresa ao longo de todo o relacionamento com eles.

4. Taxa de retenção de clientes (CRR)

Se você está perdendo clientes quase tão rapidamente quanto os conquista, é porque algo está seriamente errado com seus produtos ou estratégia de relacionamento com o cliente.

Compradores recorrentes são a força vital dos negócios de comércio eletrônico porque custa muito menos reter clientes satisfeitos do que trazer novos. 

Entre as métricas de e-commerce, o CRR é a que rastreia sua capacidade de reter clientes depois de conquistá-los.

Para encontrar o CRR, subtraia o número de novos clientes conquistados durante um período do número de clientes no final desse período. Divida o resultado pelo número de clientes que você tinha no início e depois multiplique por 100. 

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Essa métrica está diretamente correlacionada à satisfação e fidelidade do cliente, portanto seu valor não deve ser subestimado.

5. Taxa de abandono do carrinho de compras

É doloroso ver compradores em potencial encherem um carrinho de compras e abandoná-lo antes de finalizar a compra. 

Existem vários motivos pelos quais isso costuma acontecer, sendo os mais comuns:

  • Taxas adicionais inesperadas ou altos custos de envio
  • Longo processo de checkout 
  • Pouca opção de pagamento
  • Preocupações com a segurança do pagamento
  • Experiência geral do usuário mal estruturada

Em geral, o alto abandono do carrinho é um sinal revelador de que algo em sua experiência de checkout não está funcionando. 

Acompanhe essa métrica para detectar sinais de alerta e otimizar a experiência dos clientes.

Para calcular  a taxa de abandono do carrinho de compras, divida o número de check-outs concluídos durante um determinado período pelo número total de carrinhos carregados durante o mesmo período e multiplique o resultado por 100.

6. Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Custo de aquisição de clientes é o valor total que você normalmente gasta para atrair um novo cliente. 

Muitas novas empresas cometem o erro de começar com altos gastos em vendas/marketing para atrair novos leads, com um número relativamente baixo de leads que serão convertidos, o que resulta em um CAC muito alto.

Essa métrica é calculada dividindo os custos totais de vendas e marketing em um determinado período pelo número de novos clientes adquiridos durante esse período.

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Quais custos de vendas e marketing você considera? Todos eles.

Se você começar a ver essa métrica aumentar gradualmente ao longo do tempo, isso deve ser um sinal de alerta de que algo está errado com seu produto ou com a experiência do usuário.

7. Retorno do investimento em publicidade (ROAS)

Se você não sabe quanto está gastando para gerar novas receitas, poderá facilmente gastar mais do que ganha, o que é um perigo para a sobrevivência do seu negócio.

Então, como você rastreia isso? ROAS = Receita de Publicidade / Custo de Publicidade

Por exemplo, digamos que você gaste R$ 3.000 em uma campanha de email marketing. Você determina que a campanha gerou R$ 12.000 em receita. R$ 12.000/R$ 3.000 = 4. Para cada real gasto em publicidade, você está gerando 4 reais em receita.

Ao monitorar regularmente seu ROAS, você pode avaliar a eficácia da sua publicidade e prever quanta receita futura gerará.

8. Net Promoter Score (NPS)

Como gerente de comércio eletrônico, você precisa acompanhar métricas de e-commerce que o ajude a analisar a qualidade do seu atendimento e do seu produto.

Você pode medir isso por meio da taxa de retorno e avaliações em seu site, mas o NPS é uma forma abrangente de quantificar a experiência do cliente.

O Net Promoter Score (NPS) é uma pesquisa que mede a probabilidade de seus clientes recomendarem seus produtos ou serviços a um amigo.

Ele normalmente é determinado enviando uma pesquisa para uma amostra representativa de sua base de clientes, perguntando-lhes qual seria a probabilidade de eles recomendarem sua marca em uma escala de 1 a 10.

Os clientes que respondem com 9 ou 10 são chamados de promotores; aqueles que respondem com 7 ou 8 são considerados neutros; qualquer um que vote abaixo de 7 é considerado um detrator. 

Para calcular a métrica NPS, basta subtrair o percentual de detratores do percentual de promotores.

Acompanhe as métricas de e-commerce e garanta o sucesso do seu negócio

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Medir performance e acompanhar resultados é fundamental para o sucesso do seu negócio.

É preciso aplicar métricas de e-commerce que mostrem dados concretos sobre o desempenho da sua loja, para poder tomar atitudes que visem um crescimento sustentável.

Nossa recomendação é que você comece aplicando pelo menos cinco das métricas listadas e incorpore novas à medida que seu negócio cresce e novas necessidades surgem.

No mais, o que importa é entregar uma excelente experiência de compra para o cliente.

A entrega do pedido é parte fundamental dessa experiência. Por isso, oferecer opções de frete variadas e manter o compromisso com prazos é algo com que donos de ecommerce devem se preocupar na hora de fechar parceria com operadores logísticos (3PL).

Há 30 anos no mercado, a Flash Courier atua com foco no transporte de cargas fracionadas (pequeno volume) e entrega expressa.

Para saber mais sobre as vantagens que oferecemos, visite nosso site, conheça nossos serviços e garanta uma gestão de e-commerce com foco no crescimento e conversão de clientes.

 

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