Entrega de produtos: 5 práticas recomendadas para e-commerce

Entrega de produtos: 5 práticas recomendadas para e-commerce

Com vários e-commerces oferecendo produtos similares e batalhando pela atenção do consumidor, o diferencial muitas vezes passa a ser o serviço de entrega disponibilizado. 

Para oferecer a melhor experiência possível ao cliente, os varejistas devem estar atentos a algumas práticas do setor de transporte de encomendas, de modo a garantir a qualidade do serviço contratado.

Entrega de produtos: 5 práticas recomendadas para e-commerce

Principais práticas recomendadas do setor de entrega

Como forma de controlar os custos de distribuição e fornecer atendimento excepcional ao cliente, transportadoras e operadores logísticos precisam fazer um balanço das melhores práticas de entrega de última milha que estão chegando ao mercado. 

Se você tem um ecommerce, fique atento a essas práticas recomendadas de entrega para obter uma vantagem competitiva e aumentar a fidelidade do cliente.

1. Elabore um plano ousado

Nos últimos anos, as estratégias e tecnologias usadas no segmento de entrega de encomendas evoluíram significativamente. 

As tecnologias que eram inovadoras há cinco anos agora são consideradas padrão. 

Hoje em dia, não se trata apenas de entregar mercadorias com segurança e pontualidade – as operações de entrega agora são parte integrante do diferencial competitivo e da geração de receita de uma empresa.

Uma avaliação inicial é o primeiro passo no desenvolvimento de um plano eficaz. Você deve se fazer estas perguntas:

  • Como a entrega pode contribuir para o sucesso da minha empresa?
  • Como nossos processos de entrega atuais afetam nossos clientes? E os nossos custos?
  • O que nossos concorrentes estão fazendo de diferente com a entrega que podemos aprender?

Então, objetivos operacionais comuns, como melhorar o atendimento ao cliente e aumentar a produtividade, podem ser integrados a iniciativas progressivas para tornar as operações de entrega mais responsivas às novas demandas dos clientes e ao cenário competitivo.

2. Deixe a tecnologia desempenhar um papel significativo

No mercado atual, as estratégias de entrega de última milha só podem ser executadas com recursos avançados de otimização de rota, automação de comunicação com o cliente e ferramentas de análise de dados.

Desde o início, quando o consumidor inicia o processo de compra até o momento em que o pedido é entregue, soluções robustas de gerenciamento de entrega podem melhorar a experiência do cliente, reduzir custos operacionais e aumentar as vendas. 

Assim, seu e-commerce não apenas obtém recursos úteis quando a tecnologia certa é usada, mas também gera informações que podem desempenhar um papel crucial na agilidade de entrega e receita do seu negócio.  

3. Considere padronização e automação

Soluções robustas de planejamento e otimização de rotas são capazes de automatizar os processos por meio de tecnologias como aprendizado de máquina e inteligência artificial. 

Tempo não é apenas dinheiro: no mundo on-demand de hoje, também é sua mercadoria mais valiosa. Quando você não consegue entregar um pedido rapidamente, você perde seus clientes. 

Portanto, a automação deve ser integrada em todas as etapas do processo de entrega, desde os sistemas de back-end até a comunicação entre gerentes, motoristas e clientes. 

Ao usar um software de gerenciamento de entrega, uma transportadora, como a Flash Courier, consegue tomar as melhores decisões para o seu negócio.

Além disso, o sistema certo pode oferecer automaticamente opções de entrega aos clientes, tudo com base em seus parâmetros de cálculo de frete e dados em tempo real sobre suas operações. 

4. Conte com profissionais capacitados

Na indústria de entrega, é muito importante contar com motoristas capacitados e treinados para seguir o plano de rota, minimizar as paradas não planejadas e comunicar imediatamente quando as coisas não saem conforme o planejado.

Usando o aplicativo móvel certo, os motoristas podem permanecer dentro do cronograma com suas rotas e horários de entrega e fornecer informações de produtividade de rota em tempo real.

Contando com frota adequada e profissionais bem treinados, toda a operação de entrega flui com mais tranquilidade e agilidade, o que gera resultados positivos tanto para transportadora, quanto para loja e compradores.

5. Informe seus clientes

O comportamento do cliente também tem impacto no desempenho da operação. Atrasos do destinatário e falta de disponibilidade são fatores que contribuem para a falha na entrega. 

Para evitar cenários em que os clientes não estejam em casa para receber o produto quando o motorista aparecer, é necessário que  recebam notificações com frequência e de forma proativa durante todo o processo de transporte do pedido.

Além disso, quando os clientes recebem informações relacionados ao envio em tempo hábil, eles ficam mais tranquilos, o que gera menos chamados para sua equipe de suporte.

Tudo isso é possível com um software de rastreamento em tempo real da encomenda, disponibilizado por transportadoras 3PL, como a Flash.

Invista no melhor serviço de entrega para seus clientes

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As empresas de transporte não servem apenas para levar as mercadorias ao destinatário final. 

Elas também são o “rosto” de muitas lojas que atuam apenas online, e a qualidade do serviço que prestam impacta diretamente na reputação da marca.  

Para que seu comércio eletrônico tenha resultados positivos e sobreviva em meio a concorrência, você deve garantir que seus processos logísticos, equipes e tecnologia estejam todos sincronizados ao longo da última milha.

Invista nas ferramentas e parcerias certas para ajudar seu e-commerce  a adotar as práticas corretas, ganhar visibilidade e atender da melhor forma às demandas de seus clientes.

Há mais de 20 anos no mercado, a Flash Courier é especializada em entrega expressa para e-commerce, conta com tecnologia de rastreio, frota própria e soluções diversificadas que atendem às necessidades específicas de cada negócio.

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