4 maneiras de reduzir seus custos com armazenamento

4 maneiras de reduzir seus custos com armazenamento

Para a cadeia de suprimentos funcionar com eficiência no comércio eletrônico, o estoque e armazenamento de produtos são fatores cruciais.

Quanto melhor e mais lógico for seu estoque, maior será sua produtividade e redução de custos.

4 maneiras de reduzir seus custos com armazenamento

Como economizar com o armazenamento no e-commerce

Há muitas coisas que você pode fazer para reduzir suas necessidades de armazenamento, economizar dinheiro e tornar suas operações mais produtivas.

Veja quatro maneiras práticas de controlar melhor seu inventário e reduzir custos para sua loja virtual.

1. Atualize a tecnologia usada

Simplesmente não há como administrar um e-commerce bem-sucedido sem um software de gerenciamento para ajudá-lo.

Se você ainda estiver fazendo seu controle de estoque em uma planilha, saiba que está mais do que na hora de utilizar um aplicativo que automatiza tarefas repetitivas. E se já estiver utilizando  um software de gerenciamento de estoque, garanta que é a melhor opção do mercado ou está no mínimo atualizado.

Melhorar seu software de gerenciamento de inventário é um excelente investimento que o ajudará a entender e otimizar suas necessidades de armazenamento. 

Por exemplo, aplicativos que permitem rastrear seu estoque e criar relatórios em tempo real o ajudarão a tomar melhores decisões de compra.

Alguns softwares ainda permitem que você automatize e gere pedidos de compra quando seu estoque cair para o nível de reabastecimento.

Também tenha em mente que dados de inventário precisos são cruciais para criar previsões de demanda

Quanto mais próximas suas projeções estiverem da realidade, melhor você poderá gerenciar seu inventário e as necessidades de armazenamento do seu negócio.

Mesmo pequenos ganhos na precisão da previsão podem se traduzir em melhorias operacionais significativas e consequente redução de custos.

2. Simplifique seu catálogo de produtos

Dê uma boa olhada em quais itens estão vendendo e quais não estão e, em seguida, restrinja sua gama de produtos.

Simplificar seu catálogo de vendas pode significar restringir suas ofertas de tamanho em uma linha de roupas para se concentrar nos tamanhos mais comuns. Ou você pode se concentrar nas cores que vendem melhor e eliminar escolhas que saem pouco.

Em alguns casos, você pode descobrir que toda uma linha de produtos não tem mais o mesmo apelo para o consumidor e pode ser descontinuada.

Preste atenção aos produtos parados nas prateleiras por meses e com excesso de estoque. Isso pode lhe causar vários inconvenientes, tais como:

  • Ficar preso a produtos vencidos ou fora de moda. Você precisa vendê-los com desconto ou jogá-los fora e amargar prejuízo total.
  • Manter mais estoque do que você precisa significa pagar inutilmente por mais espaço de armazenamento.
  • Armazéns de terceiros podem impor taxas de armazenamento de longo prazo em itens estocados por mais de seis meses ou um ano, aumentando seu custo de estoque.

Atrasos na produção também são motivos para abandonar um produto ou uma linha inteira.

Se você não consegue vender um item consistentemente porque está esgotado, considere se isso ajuda ou prejudica seus negócios. Encontre um fornecedor mais confiável ou aproveite a oportunidade para se concentrar em seus itens mais vendidos.

3. Considere usar vários locais de armazenamento

Existem prós e contras em enviar seus produtos de vários armazéns.

Um único depósito pode tornar o gerenciamento de estoque mais simples, por outro lado, dividir sua mercadoria entre vários depósitos também apresenta diversas vantagens, tanto para o seu bolso quanto para seus clientes.

Em primeiro lugar, você precisa de menos espaço em cada local, então terá mais opções para armazenar seus produtos. 

Você pode alugar um armazém menor ou alugar apenas um espaço dentro dele, reduzindo seus custos por localização.

Em segundo lugar, seus custos de frete diminuirão, pois seus produtos estarão localizados mais perto de seus clientes.

Quanto menos zonas de envio um pacote cruzar, menos você pagará pelo transporte, e mais os seus clientes ficarão satisfeitos com a agilidade de entrega.

4. Terceirize para garantir maior escalabilidade 

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Terceirizar o atendimento de pedidos pode soar como uma despesa extra, mas, na realidade, as empresas de comércio eletrônico podem economizar dinheiro usando um serviço de logística terceirizado.

Existem dois modelos de negócios diferentes para terceirizar seu armazenamento e atendimento. Você pode economizar dinheiro com cada um de maneiras diferentes.

O modelo adequado para você dependerá de suas operações e objetivos de negócios. Vejamos as duas opções:

Transfira os produtos diretamente da fábrica para o cliente

Você provavelmente já ouviu falar em dropshipping

Dropshipping é um modelo de comércio eletrônico em que o fabricante armazena os itens e envia diretamente para o cliente, cabendo ao vendedor apenas realizar a venda. 

Este modelo de negócios funciona bem para startups e empreendedores iniciantes. 

Ao optar pelo dropshipping, você começa seu e-commerce com um investimento mínimo, nenhum estoque para gerenciar e não corre o risco de comprar produtos que não consegue vender.

Por outro lado, você pagará um preço de atacado mais alto por sua mercadoria, o que pode significar que você terá margens de lucro mais baixas.

Além disso, você estará dentro dos cronogramas de produção e entrega dos fabricantes.

Use um 3PL para serviços de logística flexíveis

A segunda opção é armazenar seus produtos e atender seus pedidos com o auxílio de uma empresa terceirizada de logística (3PL).

Quando você trabalha com um 3PL, você obtém os produtos e os envia para o centro de atendimento do operador logístico.

Nesse modelo de negócios, você pode manter seus custos de atacado baixos. Ainda assim, você pagará taxas pelos serviços prestados, como armazenamento, separação e embalagem, e envio.

No entanto, você pode descobrir que os custos de terceirização são compensados ​​por benefícios como descontos de remessa e taxas de devolução mais baixas.

Então, quais são as vantagens de trabalhar com um 3PL? Podemos citar algumas:

  • Seus pedidos são atendidos por profissionais treinados que utilizam tecnologia de ponta para garantir a precisão das operações, o que ajuda a evitar erros e economizar dinheiro com devoluções.  
  • O manuseio especializado de estoque pode reduzir a perda de produto (encolhimento), minimizando o número de itens danificados ou extraviados no depósito.
  • Você não precisa se preocupar com embalagem e etiquetagem, deixando isso a cargo de uma equipe treinada que vai te ajudar a economizar ao escolher o pacote adequado para os seus produtos.

Talvez a maneira mais significativa de um 3PL ajudar você a manter os custos de armazenamento baixos enquanto você cresce e escala o seu negócio, é com armazenamento flexível.

Isso significa que seu custo de armazém não é mais uma despesa fixa, porque você só paga pelo espaço que usar.

Assim, suas despesas serão reduzidas durante a baixa temporada, quando você tiver menos estoque nas prateleiras, e só aumentarão quando adicionar mais SKUs.

Isso lhe dá espaço para expandir rapidamente se você observar um aumento repentino nas vendas ou contratar temporariamente para economizar em despesas gerais durante uma queda. 

Por sua vez, os operadores logísticos podem manter os custos de armazenamento baixos por meio de economias de escala, operando grandes armazéns compartilhados por muitos clientes.

Com foco no transporte de cargas fracionadas (pequeno volume), a Flash Courier é um 3PL que atende todo território nacional.

Especializada em entrega rápida, a empresa possui tecnologia de rastreio, sistema próprio de cálculo de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

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