7 estratégias de marketing digital para e-commerce que valem a pena

7 estratégias de marketing digital para e-commerce que valem a pena

O objetivo do marketing digital no comércio eletrônico é direcionar tráfego para o site e converter visitantes em clientes. E há centenas de maneiras de fazer isso.

Desde o foco no tráfego orgânico e SEO, até o uso de anúncios pagos no Facebook ou Google, você pode misturar e combinar estratégias para descobrir qual traz mais resultados.

7 estratégias de marketing digital para e-commerce que valem a pena

Marketing Digital: táticas e ferramentas que o seu e-commerce deve considerar

Novos canais de marketing estão abrindo todos os dias e as possibilidades de divulgação são inúmeras para proprietários de lojas virtuais.

Ao mesmo tempo, redes enormes, como Google e Facebook, continuam a oferecer maneiras de alcançar clientes e transformar suas plataformas em canais de venda poderosos.

Em meio a esse mundo de opções, fizemos uma lista das melhores táticas e ferramentas a serem consideradas ao elaborar seu plano de marketing digital no comércio eletrônico.

1. Pay-Per-Click (PPC)

Na publicidade paga por clique ou PPC, sua marca paga uma rede de anúncios, como o Google, toda vez que alguém clicar em seu anúncio.

Cada tipo de publicidade PPC pode desempenhar um papel importante, embora diferente, em sua estratégia de marketing digital. Os principais tipos de anúncios que podem ser criados e publicados são:

  • Rede de pesquisa: Anúncio de texto que aparece na parte superior dos resultados de pesquisa. Foca no uso de palavras-chaves, por meio das quais seu público pode encontrar sua empresa.
  • Rede de display: Anúncios com imagens (banners). Ao contrário dos anúncios da Rede de Pesquisa, os anúncios da Rede de Display tendem a seguir o usuário com base em seu histórico de navegação anterior, o que é conhecido como “remarketing“.
  • Lista de produtos (campanhas do Shopping): Com as campanhas do Google Shopping, imagens dos seus produtos podem aparecer diretamente nos resultados de pesquisa. Isso quer dizer que se o usuário estiver pesquisando “botas vermelhas femininas”, verá várias imagens de botas vermelhas no topo dos resultados da pesquisa. Então, o usuário clica no anúncio e é redirecionado para sua loja online.

2. Otimização de Mecanismos de Pesquisa (SEO)

Nos últimos 20 anos, a otimização de mecanismos de pesquisa evoluiu para melhor.

SEO é uma estratégia de marketing digital que NÃO deve ser negligenciada, uma vez que 70-80% dos usuários do Google estão focando apenas nos resultados de pesquisa orgânica.

Devido a essa realidade, atualmente existem toneladas de recursos úteis para testar a eficácia do SEO do seu site e monitorar suas melhorias ao longo do tempo, como SEMrush e MOZ.

3. Marketing de Conteúdo

Quando você tem um eficaz plano de marketing de conteúdo, quase todas as outras estratégias de divulgação que você usa se tornam mais bem-sucedidas paralelamente. 

Por meio de postagens em blogs, redes sociais e vídeos, você alcança mais clientes em seu próprio território: a Internet.

Essa estratégia de marketing digital foca em fazer com que os clientes venham até você, através de conteúdo relevante que você entrega, na maioria das vezes, gratuitamente.

Além de serem educacionais para qualquer pessoa que visita seu site, essas postagens o ajudarão a obter tráfego orgânico, uma vez que você estará usando palavras-chave relevantes ao seu negócio.

4. Marketing de Influência

No marketing de influência, uma marca fecha parceria com um “influenciador” – alguém que tem um grande número de seguidores e credibilidade em um determinado nicho.

Por meio dessa parceria, as duas partes criam conteúdo em conjunto com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a marca e impulsionar as vendas.

E uma vez que o influenciador já tem a atenção e a confiança de seus seguidores, esses endossos de produtos pagos parecem menos invasivos do que os anúncios padrão.

O marketing de influência é mais comumente visto em mídias sociais, canais do YouTube e blogs. Fashionistas que compartilham seus guias de estilo no Instagram e jogadores que transmitem análises de jogos no YouTube ou Twitch estão gerando resultados incríveis para diversas marcas.

5. Marketing de Mídia Social

A mídia social é (e continuará sendo) um cenário em rápida evolução de redes e plataformas que mudam a maneira como as pessoas interagem com as marcas online.

Nesse cenário, redes sociais populares como Facebook, Twitter e Instagram têm lançado continuamente novos recursos e ferramentas para ajudar as empresas a atingirem seu público-alvo com eficácia.

Por exemplo, com o novo recurso Dynamic Ads do Facebook, uma marca pode carregar todo o seu catálogo de produtos na rede social.

De modo geral, existem dois tipos principais de marketing de mídia social:

  • Publicidade em mídia social – Cada rede de mídia social popular tem ferramentas úteis para marcas veicularem anúncios direcionados a clientes em potencial. A maioria delas opera de maneira semelhante aos anúncios PPC do Google; você cria um anúncio, define seu orçamento e paga por cada clique (ou número de impressões) que o anúncio recebe.
  • Comércio social – Redes como Facebook e Instagram (em particular) criaram ferramentas que permitem que os clientes descubram seus produtos e, mais importante, realizem compras sem navegar para fora da rede. Isso simplifica o caminho até a compra e, consequentemente, aumenta as taxas de conversão.

6. E-mail Marketing

Ao elaborar um plano abrangente de marketing digital para comércio eletrônico, tenha em mente que o e-mail marketing ainda é um dos canais que apresenta maior ROI.

Mas atenção, nada de lotar a caixa de entrada de seus clientes e acabar indo parar na pasta de spam.

Adotar uma abordagem mais estratégica e cuidadosa é o caminho. Por isso, certifique-se de que seus e-mails sejam contextuais e envolventes. 

Como regra geral, tente segmentar sua lista de e-mail com base no histórico de compras anteriores. Dessa forma, você pode enviar conteúdo para os seus clientes que combinem com seus gostos pessoais.

7. Marketing de Afiliados

O marketing de afiliados é o processo em que um comerciante paga uma comissão a um site externo por todas as vendas geradas a partir de seu tráfego de referência.

As vendas são monitoradas por meio de links de afiliados, que podem ser implementados por meio de vários programas de afiliados.

Uma coisa excelente sobre essa estratégia é que você só paga depois que uma venda ocorre.

Os comerciantes também podem escolher suas próprias taxas de comissão, com uma porcentagem do preço de venda que geralmente varia de 5 a 30%. 

Depois de levar em consideração a comissão do afiliado e a margem bruta, você pode desfrutar de um retorno do investimento em publicidade de 10: 1.

Aposte no marketing digital e faça seu e-commerce crescer 

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Para expandir com eficácia um negócio de comércio eletrônico, você precisa de um plano de marketing digital bem elaborado para impulsionar o conhecimento da marca e aumentar as vendas. 

Ao aplicar esta lista abrangente de estratégias, ferramentas e recursos, você estará no caminho certo para criar impacto e obter receita real.

Depois disso, não esqueça, é fundamental para o sucesso de uma loja virtual que o produto adquirido chegue íntegro e o mais rápido possível até a casa do cliente.

Para isso, empreendedores contam cada vez mais com o serviço de transportadoras especializadas em entrega expressa, como a Flash Courier.

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