O que é kitting? 7 benefícios para varejistas online

O que é kitting? 7 benefícios para varejistas online

Se você tem um e-commerce, provavelmente já ouviu falar de kitting. Se não, saiba que pode estar perdendo dinheiro.

Kitting é o nome dado a montagem e venda de kits, ou seja, vários produtos vendidos como uma só compra. Interessado? Continue lendo e entenda como essa pode ser uma boa opção para o seu negócio online.

kitting-ecommerce-flash-courier

O que é kitting?

Kitting é o processo de montagem de pacotes de produtos para que sejam vendidos juntos. Ou seja, os varejistas criam kits (daí a palavra ‘kitting’), agrupando vários SKUs em um novo produto (um único SKU).

A preparação de kits pode ser feita de diferentes maneiras, desde pacotes com produtos clássicos, até caixas de assinatura com itens diferenciados, que são enviadas todos os meses. Ambas as práticas fazem parte de uma estratégia de kitting.

Nos últimos anos, o kitting tornou-se uma prática regular para muitos varejistas, especialmente durante a pandemia, em que o hábito da compra online cresceu muito. 

Essa abordagem traz diversas vantagens para e-commerces, por isso é aconselhável avaliar se vale a pena para o seu negócio implementar essa estratégia.

Qual a vantagem do kitting no e-commerce?

Expandir as operações de varejo mantendo o controle sobre o inventário não é uma tarefa fácil. 

A falta de estoque dos itens mais vendidos ou a sobra de produtos com baixa saída podem prejudicar seriamente o seu negócio. 

No entanto, existem algumas maneiras de resolver esse tipo de problema, sendo a montagem de kits uma das mais eficazes.

Veja abaixo 7 vantagens do kitting para sua loja online.

1. Menores custos de atendimento

Ao reunir produtos em um único SKU, o número de produtos registrados no armazém será significativamente reduzido. Mas esta é apenas a ponta do iceberg.

Combinar os itens mais populares ou criar um pacote de produtos que são frequentemente comprados juntos significa que o tempo de atendimento – e o custo – também serão reduzidos. 

Os operadores de depósito só precisarão colocar uma única caixa na embalagem de remessa, e apenas um item para verificar significa menos espaço para erros. O resultado? Operação mais ágil e assertiva, entrega mais rápida e cliente satisfeito.

2. Picking e Packing mais ágeis

Como mencionamos acima, com menos unidades para conferir, o processo de separação e embalagem é muito mais rápido. 

Com tempos de processamento de pedidos mais curtos, a entrega se torna mais rápida, o que reflete diretamente na experiência de compra e na receita da sua loja, uma vez que clientes satisfeitos são mais propensos a comprar de você novamente.

Quando os kits são preparados com antecedência – embora você precise de alguma preparação e tempo para criar os pacotes – o processo de picking e packing será o mais curto possível.

3. Aumento do valor médio do pedido

Ao vender produtos em kits, você estará expandindo seu catálogo de produtos sem esforço e aumentando o valor médio dos pedidos.

A verdade é que quando os clientes encontram kits, eles valorizam o fato de estarem economizando dinheiro em sua compra. 

Dessa forma, a estratégia de kitting incentiva compras maiores, aumentando o valor médio do pedido.

4. Despacho de itens de difícil saída

Ao agrupar itens que não estão vendendo bem com outros produtos que fizeram sucesso entre seus clientes, você pode reduzir a ansiedade que acompanha a compra de um kit de produtos desconhecidos e ao mesmo tempo, recuperar seu investimento inicial.

Você pode até criar um pacote de produtos com o seu campeão de vendas, um produto que poucos clientes conhecem e um novo item que está pensando em adicionar ao catálogo permanente. As possibilidades são infinitas.

5. Taxas de envio mais baixas

Ao invés de embalar três ou mais produtos, você precisará de apenas uma caixa, onde todos os itens podem ser dispostos de maneira segura.  

Isso diminui o volume do seu pacote, o que pode reduzir consideravelmente os custos de envio.

Diminuir peso e volume de mercadorias é uma das maneiras mais eficientes de ter taxas de envio mais baratas.

6. Economia em embalagem

Essa matemática é simples: se você vende 3 itens separadamente, precisa de 3 embalagens para despachá-los. Mas se vende eles como um kit, só precisa de uma um pouco maior.

Além de economizar com embalagens, você também pode aproveitar e usar uma única caixa lindamente projetada para impactar seus clientes.

Devido à popularidade dos kits, encontrar empresas que forneçam caixas diferenciadas não é difícil ou muito caro. No entanto, se você realmente deseja impressionar o comprador, pode personalizar sua embalagem, proporcionando uma experiência de unboxing mais marcante.

7. Maior controle sobre os níveis de estoque

Menos SKUs e um layout de armazém mais organizado significam que não será apenas fácil passar pelo estoque e pelo processo de separação, mas também será mais fácil ver quais itens estão acabando e quais produtos não estão  vendendo bem.

Com pedidos regulares de vários produtos, é difícil acompanhar quantos itens disponíveis você tem de cada SKU. 

No entanto, quando você tem uma estratégia de kitting, é rápido e fácil ver se você precisa reordenar alguns produtos ou se há alguns com menos saída do que o esperado.

Como funciona o kitting no e-commerce

O que é kitting? 7 benefícios para varejistas online

Agora que você conhece os principais benefícios do kitting, deve estar se perguntando como pode realizar essa estratégia no seu e-commerce

Vamos dar uma olhada em como funciona esse processo no passo a passo abaixo.

Kitting e montagem

Para que uma estratégia de kitting faça sentido e proporcione todos os benefícios que mencionamos acima, é fundamental deixar os pacotes preparados com antecedência.

Para isso, recomendamos aproveitar ao máximo os períodos de lentidão para fazer essa montagem.

Assim, quando o cliente fizer a compra, você já terá kits prontos para serem embalados e despachados.

Kitting e armazém

O kitting normalmente acontece em um armazém e, assim como o processo de separação e embalagem, deve ser metodicamente planejado para ser o mais eficiente possível.

A equipe que irá se responsabilizar pela sua organização, embalagem e envio deve estar bem informada e treinada para não cometer erros.

Por isso, se você conta com um operador logístico para fazer esse serviço, mande um modelo do kit pronto junto com instruções claras.

Kitting e cumprimento

A última etapa antes do envio do pedido é o processo de atendimento. 

Ao chegar a esse ponto, você começará a perceber as vantagens dos kits para a logística do seu e-commerce: separação e embalagem mais rápidas, processo de atendimento com menos erros e operações mais simples.

Kitting, embora não seja para todos os negócios, pode ser facilmente implementado como uma forma de vender produtos de baixo giro, promover lançamentos, aumentar o valor médio do pedido e reduzir o tempo de atendimento e entrega, assim como os custos de embalagem e frete.

Nem todos os 3PLs fornecem serviços de montagem de kits, mas na Flash Courier, nós sabemos como isso é importante para nossos clientes e contamos com equipes especializadas em logística de kitting.

Temos cases de sucesso como a montagem e envio de kits para clubes como Flamengo e Vasco da Gama, e participamos de campanhas que demandam agilidade para atender a alta demanda de pedidos.

Com foco em e-commerce, a Flash Courier atua há mais de 20 anos na área de logística, coleta e entrega de encomendas, atendendo todo território nacional.

Para saber mais sobre nossos serviços, visite nosso site e entenda porque somos a melhor solução para o seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *