5 ideias para montar kits de produtos e impulsionar as vendas

5 ideias para montar kits de produtos e impulsionar as vendas

Empresas de comércio eletrônico precisam pensar em maneiras criativas de impulsionar as vendas e montar kits de produtos é uma delas.

Ótima maneira de gerar receita, manter seu mix de produtos atualizado para clientes novos e existentes e eliminar estoque parado, reunimos algumas ideias de como montar pacotes de produtos no e-commerce.

5 ideias para montar kits de produtos e impulsionar as vendas

Vantagens de criar kits de produtos virtuais

Muitas pessoas consideram a montagem de kits muito trabalhosa, mas há uma grande diferença entre kits de produtos vendidos em lojas físicas e os kits virtuais, oferecidos por e-commerces.

Fazer pacotes de produtos em lojas físicas costuma ser um processo operacionalmente difícil. Isto requer o preparo de todos os kits antes de lançá-los, o que significa o dobro de mão de obra e custos extras de armazenamento

Além disso, se as necessidades do consumidor mudam depois que seus pacotes foram montados, ou se os kits acabam com menos saída do que o esperado, você acaba ficando com estoque e capital parado.

Kits de produtos no e-commerce, por outro lado, são montados em tempo real. Isso cria flexibilidade e maior oportunidade para personalização de pedidos, uma vez que você não precisa se comprometer com um único tipo de pacote.

Sua equipe de atendimento de pedidos pode programar rapidamente novas versões dos kits para fazer testes e entregar o que o consumidor deseja.

Outra grande vantagem dos kits de produtos é que eles dão aos consumidores uma percepção de economia e ajudam a aumentar o valor médio do pedido.

5 ideias para montar kits de produtos no e-commerce

Gostou da ideia, mas não sabe por onde começar?

Reunimos algumas maneiras testadas e aprovadas para empresas de comércio eletrônico disponibilizarem kits de produtos para a venda.

Pacotes sazonais

A sazonalidade pode desempenhar um papel significativo no sucesso de seus pacotes virtuais. 

Aproveite feriados, eventos ou mudanças climáticas para criar kits que se relacionam diretamente com as necessidades do cliente naquele período.

Pacotes temáticos

Crie uma experiência interessante para seus clientes oferecendo pacotes temáticos. 

Isso irá variar dependendo do tipo de produto que você vende, é claro. Um pacote de férias pode se concentrar em itens que ajudam a descansar ou relaxar, um pacote de festa pode ser mais sobre brilho, atividades divertidas ou coisas para compartilhar com amigos. 

Kits de produtos temáticos muitas vezes servem como um verdadeiro quebra galho para seus clientes, o que aumenta o apelo.

Pacotes exclusivos

O fascínio da exclusividade é uma ferramenta poderosa. Ofereça pacotes virtuais com itens especiais que não estão disponíveis normalmente em sua loja. 

Isso fará com que seus clientes sintam um senso de oportunidade e não pensem muito antes de fechar o pedido.

Pacotes personalizados

Utilize dados coletados do comportamento de compra de seus clientes para criar kits de produtos alinhados às suas preferências. 

Esse tipo de toque pessoal costuma melhorar muito a experiência do cliente e fazer com que ele se sinta compreendido e atendido, aumentando a probabilidade de fazer uma compra.

Pacotes por tempo limitado

Nada aumenta as vendas tanto quanto o senso de urgência

Oferecer pacotes virtuais como uma oferta de tempo limitado incentiva a tomada de decisões rápidas por parte dos consumidores e impulsiona suas vendas exponencialmente.

Como acertar na montagem e divulgação de kits de produtos

Uma coisa que as marcas de sucesso sabem é que suas vendas são tão boas quanto sua estratégia de marketing

Kits de produtos têm um ótimo apelo publicitário e, se bem elaborados, atingem públicos com alto poder de conversão. 

Aqui estão alguns pontos a serem considerados ao construir sua estratégia:

  • Identifique o seu nicho: Antes de começar a criar kits específicos para um público-alvo, você precisa identificar e entender quem deseja alcançar. Também identifique potenciais compradores que poderiam se interessar ​​em seu produto, mas que talvez ainda não sejam clientes.
  • Determine os tipos de produtos que podem ser agrupados: Você quer vender estoque de movimentação lenta? Ou gerar entusiasmo para uma nova linha de produtos? O tipo de produto que você deseja promover ajudará a determinar sua abordagem de marketing.
  • Monte seus kits: Com recursos de empacotamento virtual, você pode testar e modificar pacotes conforme avança. O importante é atender ao público que você deseja alcançar. Kits diferentes podem levar você a objetivos diferentes, como conseguir um valor médio do pedido mais alto ou movimentar um grande volume de produtos em um curto período de tempo.
  • Redirecione seus produtos: Kits de produtos são uma excelente oportunidade para reformular seus produtos para um público-alvo específico. Se você deseja fidelizar clientes, pode direcionar sua estratégia nesse sentido. Por outro lado, se deseja conquistar novos compradores, observe os dados dos carrinhos abandonados e crie pacotes específicos para alcançar clientes que já demonstraram interesse em determinados itens, mas não concluíram a compra.

Esse passo a passo vai ajudar você a montar sua estratégia, mas não esqueça que ser criativo é um grande diferencial.

Um dos kits de produtos mais famoso que existe é: “Você gostaria de batatas fritas e refrigerante para acompanhar?” 

Essa oferta parece bastante óbvia agora, mas nem sempre ela existiu,

Para marcas de comércio eletrônico, criar sua versão de “batatas fritas” pode exigir um pouco de criatividade, por isso, pense fora da caixa para criar uma proposta irresistível que vai te ajudar a ampliar as vendas.

Reduza o custo do frete com a venda de kits de produtos

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Ao criar kits de produtos, você pode implementar algumas táticas para tornar o frete mais atraente:

  • Frete Grátis para Kits Específicos: Dependendo do valor do kit, pode compensar oferecer frete grátis, o que aumenta ainda mais a percepção de lucro do cliente. 
  • Descontos de Frete para Compras de Kits: Aplique descontos no valor do frete quando os clientes comprarem kits. 
  • Promoções Especiais de Frete para Kits em Determinadas Épocas: Durante eventos sazonais ou promoções específicas, crie ofertas especiais de frete para kits. 
  • Destaque a Economia Total na Página do Produto: Em cada página de produto de kit, destaque não apenas a economia individual de cada item no conjunto, mas também a economia total, incluindo o valor do de frete.

A montagem de kits (kitting) é uma excelente forma de vender produtos de baixo giro, promover lançamentos, aumentar o valor médio do pedido e reduzir o tempo de atendimento e entrega, assim como os custos de embalagem e frete.

Para te ajudar com essa estratégia, você pode contar com um operador logístico (3PL) como a Flash Courier, que tem equipe especializada em logística de kitting.

Com foco em e-commerce, a Flash Courier atua há 30 anos na área de logística, coleta e entrega de encomendas, atendendo todo território nacional.

Para saber mais sobre nossos serviços, visite nosso site e entenda porque somos a melhor solução para o seu negócio.

 

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