Como escolher o armazém certo para o seu comércio eletrônico

Como escolher o armazém certo para o seu comércio eletrônico

O seu e-commerce cresceu e começou a enfrentar problemas com estoque perdido, pedidos incorretos, espaço de armazenamento lotado, falta ou excesso de estoque? Então, talvez seja hora de investir em um armazém

Neste post, reunimos tudo o que você precisa saber sobre os tipos de armazéns que existem hoje em dia e como escolher o certo para o seu negócio.

Como escolher o armazém certo para o seu comércio eletrônico

Benefícios de atender pedidos em um armazém

De modo geral, o gerenciamento de armazém no comércio eletrônico refere-se ao processo de alojar parte ou todo o seu estoque em um armazém, onde as atividades podem envolver não apenas a estocagem de mercadorias, mas também a separação (picking), embalagem, rotulagem e distribuição.

Quando sua empresa é pequena, seu espaço de estoque pode ser sua garagem ou porão. Mas depois que cresce, o uso de espaços de armazenamento independentes oferece vários benefícios, tais como:

  • Custos de envio mais baixos: A estocagem de produtos em um armazém localizado estrategicamente pode minimizar seus custos de envio, diminuindo as distâncias que seus pedidos percorrem. 
  • Acesso a serviços de atendimento especializados: Se você optar por terceirizar seu armazenamento para um fornecedor terceirizado de logística (3PL), poderá aproveitar as equipes, recursos e processos do parceiro.
  • Melhor organização: Comparado ao gerenciamento de estoque em sua casa ou escritório, um armazém externo propicia uma melhor organização de estoque. Quando combinado com tecnologia adequada e fluxos de trabalho apropriados, a precisão do rastreamento de estoque melhora e as perdas devido a produtos extraviados diminuem.
  • Suporta crescimento e escalabilidade: Uma estratégia de armazenamento sólida — especialmente em parceria com um fornecedor 3PL — torna muito mais fácil aumentar ou diminuir o espaço necessário tanto para o seu estoque ativo quanto para o estoque de segurança.

Tipos de armazéns a considerar

Ao avaliar soluções de armazenamento para o seu e-commerce, reserve um tempo para entender a distinção entre os principais tipos de armazéns.

Centros de Distribuição

Os termos “centros de distribuição” e “armazéns” são frequentemente usados ​​de forma intercambiável. No entanto, os centros de atendimento geralmente incluem serviços de atendimento e suporte agregados, além de espaço de depósito. 

Um armazém, por outro lado, pode incluir apenas o espaço físico necessário para guardar o estoque.

Armazéns Inteligentes

Armazéns inteligentes utilizam tecnologia para automatizar operações e executar funções. 

Essas instalações podem aproveitar hardware (como os robôs AGVs, usados ​​pela Flash para selecionar pedidos ou movimentar itens), software (incluindo programas de automação usados ​​para gerenciar estoques e rastrear pacotes), ou ambos.

Armazéns Cooperativos

Os armazéns cooperativos (ou “armazéns partilhados”) são operados em parceria por duas ou mais empresas que concordam em armazenar as suas mercadorias em conjunto. 

Esta abordagem de armazenamento reduz custos para as empresas participantes e é mais comumente utilizada por agricultores, pequenos retalhistas, adegas, cervejarias, cooperativas de alimentos naturais e outros comerciantes semelhantes.

Armazéns Cross-Docking

Os armazéns cross-docking facilitam a transferência rápida de produtos acabados dos fornecedores para os varejistas. 

Como o armazenamento cross-docking é um modelo enxuto de cadeia de suprimentos, essas instalações apresentam muito pouco espaço nas prateleiras ou armazenamento. 

Em vez disso, as mercadorias importadas são movidas diretamente da doca de entrada para processamento no armazém cross-docking, antes de serem carregadas diretamente em uma remessa de saída na doca de saída.

Armazéns de Contrato

Armazéns contratuais são instalações 3PL que recebem e armazenam mercadorias para seus clientes. 

Um armazém contratado pode ser dedicado ou compartilhado e oferece aos clientes um maior nível de controle de estoque a um custo menor do que os armazéns privados.

Armazéns de Consolidação

Os armazéns de consolidação reúnem várias remessas para consolidá-las para entrega em diferentes destinos. 

Esses tipos de instalações 3PL podem ser especialmente úteis para comerciantes que enfrentam flutuações na demanda, pois mantêm os custos sob controle enquanto equilibram o estoque do armazém entre os locais.

O que avaliar ao escolher um armazém para o seu negócio

Ao avaliar esses diferentes tipos de armazéns, tenha em mente as seguintes considerações:

  • Entenda seus requisitos específicos: Se o seu estoque tiver requisitos especiais de armazenamento, restrinja primeiro sua lista de armazéns ou 3PLs com base neste critério.
  • Mapeie a localização dos seus clientes: Idealmente, os locais do seu armazém devem reduzir os tempos de trânsito das suas entregas. Certifique-se de que qualquer armazém que você está considerando esteja posicionado de forma vantajosa de acordo com as áreas geográficas onde seus clientes estão localizados.
  • Antecipe suas necessidades de armazenamento: Quanto do seu estoque você moverá para armazéns? Os requisitos de volume de armazenamento desempenham um papel importante não apenas no tipo de armazém que você deve selecionar, mas também no valor que você pagará por ele.
  • Planeje flexibilidade: Dependendo da trajetória de crescimento da sua empresa ou da variabilidade sazonal, pode ser especialmente útil para os vendedores de comércio eletrônico que são novos no armazenamento escolher uma solução que ofereça termos de contrato flexíveis e acesso ao armazém. Se possível, busque arranjos que facilitem o aumento e a redução do seu armazenamento, em vez de prendê-lo a um determinado espaço.
  • Avalie habilidades e tecnologia: Você está procurando um armazém ou centro de distribuição que ofereça serviços de gerenciamento de armazém? É importante para você que seu fornecedor use tecnologia que se integre aos seus sistemas? Esclarecer suas necessidades com antecedência reduzirá o tempo gasto na avaliação de parceiros inadequados.

Melhor maneira de distribuir estoque em vários armazéns

armazem-ecommerce-flash-courier

À medida que sua estratégia de armazenamento cresce em sofisticação, você pode precisar de espaço não apenas em um armazém, mas em vários. E embora o crescimento seja bom, ele traz um desafio: como garantir que seu estoque seja distribuído adequadamente em cada local?

Como as empresas 3PL operam muitos armazéns, elas normalmente possuem a tecnologia necessária para fornecer visibilidade da localização do seu estoque – bem como os mecanismos para redistribuí-lo conforme necessário. 

Alguns 3PL, como a Flash Courier, oferecem armazéns localizados em locais estratégicos para que você possa limitar o tempo de envio a apenas 2 dias.

A Flash também usa um sistema de gerenciamento de inventário centralizado, que fornece precisão, transparência e visibilidade total de seus níveis de estoque em todos os momentos, até o segundo em que um item está sendo retirado.

Com soluções diversificadas que atendem às necessidades específicas de cada negócio, a Flash Courier atende todo território nacional, primando pela agilidade na entrega.

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossos serviços, e garanta o transporte seguro e rápido dos seus produtos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *