Como o atendimento 3PL pode apoiar o Dropshipping 

Como o atendimento 3PL pode apoiar o Dropshipping 

Nos últimos anos, o cenário do comércio eletrônico tem passado por transformações significativas, impulsionadas pela busca incessante por eficiência operacional e satisfação do cliente. 

Duas estratégias que emergiram como protagonistas nesse contexto são o dropshipping e o 3PL (Third-Party Logistics)Ambas oferecem abordagens inovadoras para a gestão da cadeia de suprimentos, permitindo que os varejistas maximizem seus recursos e concentrem-se na expansão de seus negócios.

Neste post, vamos entender bem a diferença entre dropshipping e 3PL, suas vantagens, desafios e como eles podem trabalhar em conjunto. 

Como o atendimento 3PL pode apoiar o dropshipping

O que é dropshipping?

O dropshipping (envio direto) é uma técnica de gestão da cadeia logística em que o comerciante faz a venda, mas não armazena o produto, ficando a cargo do fabricante enviar a mercadoria direto para o consumidor.

Ou seja, quando um cliente faz uma compra, o varejista envia o pedido ao fornecedor, que despacha o produto diretamente de seu depósito.

Em um acordo de dropshipping, o varejista nunca interage fisicamente com o produto, o que economiza espaço, tempo e despesas de coleta, embalagem e envio.

Desse modo, comerciantes podem se concentrar na administração de seus negócios, dando atenção total ao marketing, vendas e expansão do catálogo de produtos, sem precisar gerenciar seu próprio estoque ou depósito.

Este modelo de gestão logística essencialmente entrega as rédeas ao fabricante ou fornecedor, que então controla toda a cadeia de abastecimento do comércio eletrônico

Apesar de dar menos trabalho para o varejista, o dropshipping tem seus desafios, como assegurar a agilidade e qualidade de entrega, o que é fundamental para garantir a satisfação do consumidor.

Por isso, é indicado que donos de e-commerce conheçam e considerem outros métodos de atendimento, no qual possam ter maior controle sobre suas operações, sem a necessidade de gerenciar estoque, embalar pedidos e se preocupar com o envio.

O que é atendimento logístico de terceiros (3PL)?

As empresas terceirizadas de logística (3PL) fornecem uma solução de atendimento abrangente que alivia grande parte das responsabilidades dos varejistas, garantindo, ao mesmo tempo, um serviço de primeira linha.

Ao ser “combinado” ao dropshipping, um 3PL agrega valor e melhora a eficiência operacional da seguinte maneira:

  • Uma quantidade específica de produto é enviada antecipadamente diretamente do fabricante ou fornecedor para a empresa 3PL.
  • O provedor logístico armazena o estoque na sua rede de armazéns.
  • À medida que os pedidos chegam, a empresa terceirizada cuida da coleta, embalagem e envio.

Os serviços 3PL incluem:

  • Cumprimento de comércio eletrônico
  • Armazenagem
  • Gestão de inventário
  • Separação de estoque e embalagem (picking e packing)
  • Entrega e rastreamento
  • Gestão de devoluções
  • Serviços alfandegários e de conformidade

Quando adicionado a um acordo de dropshipping, um parceiro 3PL também permite que os comerciantes se concentrem no marketing e crescimento de seus negócios, sem gastar tempo e recursos na embalagem e envio de pedidos

Os comerciantes também podem distribuir seu estoque adequadamente pela rede de armazéns do fornecedor 3PL, garantindo que um volume adequado de produto esteja sendo estocado perto de clientes em diferentes regiões.

Neste modelo de gestão, o varejista mantém o controle sobre sua logística de atendimento e é capaz de controlar mais aspectos de sua cadeia de suprimentos, garantindo uma melhor experiência do cliente. 

Muitos fornecedores 3PL também cuidam do atendimento ao cliente em nome do varejista, o que significa que a pessoa que responde a uma dúvida ou reclamação tem realmente uma visão do processo de envio.

Outra grande vantagem de trabalhar com uma empresa 3PL é aproveitar suas tecnologias integradas para automatizar partes do processo de atendimento de pedidos, ajudando os produtos a chegarem às mãos dos clientes com mais rapidez e segurança, evitando atrasos ou erros.

Como 3PL e dropshipping podem funcionar juntos

Como 3PL e dropshipping podem funcionar juntos

Se o dropshipping e o 3PL parecem semelhantes, é porque são – pense no 3PL como uma etapa adicional e controle de qualidade extra

Ambos os modelos exigem que os comerciantes dependam de terceiros para seus serviços logísticos; a principal diferença é que os operadores 3PL são especializados em atendimento, enquanto os fornecedores ou fabricantes podem não priorizar os padrões de qualidade das marcas varejistas.

Um operador logístico terceirizado pode ajudar a marca a fidelizar o cliente e expandir seus negócios, uma vez que prioriza a experiência do cliente de uma forma que o dropshipping por si só não faz. 

De modo geral, cada modelo de atendimento traz seus próprios benefícios, cabe a cada empresário decidir:

  • Como eles desejam gerenciar seu estoque
  • Quão envolvidos eles desejam estar com o gerenciamento de estoque
  • Quão importante é a experiência do cliente para eles
  • O que seu orçamento permite
  • Como eles podem fornecer opções de atendimento eficazes e, ao mesmo tempo, apoiar o crescimento a longo prazo

A terceirização de logística no e-commerce significa que você ganha sua própria equipe de especialistas para garantir a excelência de suas operações de e-commerce e ajudar sua empresa a crescer.

Operadores 3PL experientes, como a Flash Courier, ​​estão sempre inovando e investindo em tecnologia para agregar maior valor e agilidade aos serviços prestados.

Especializada em e-commerce, a Flash Courier conta com tecnologia de rastreio, sistema próprio de cotação de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

Há 30 anos no mercado, a Flash Courier oferece soluções diversificadas para suprir as necessidades específicas de cada negócio, atendendo todo território nacional.

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossos serviços e garanta o melhor serviço de logística para e-commerce.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *