Alta temporada de remessas: como preparar seu e-commerce para atender a demanda

Alta temporada de remessas: como preparar seu e-commerce para atender a demanda

A temporada de compras de fim de ano, que começa com a Black Friday e vai até o natal,  é a época mais importante e movimentada no comércio eletrônico

Para acompanhar a alta demanda em tão curto espaço de tempo, é importante que você tenha a estratégia de envio correta e seus processos de atendimento em ordem.

Neste artigo, você aprenderá sobre os desafios comuns que os e-commerces enfrentam durante a alta temporada de remessas e como preparar sua loja online para o sucesso.

Alta temporada de remessas: como preparar seu e-commerce para atender a demanda
O que é a alta temporada de remessas?

A alta temporada de remessas se refere à época do ano (quarto trimestre, ou outubro a dezembro) em que o volume de pedidos e remessas tem um aumento significativo, levando a mais produtos para despachar e devoluções para processar.

Durante esse período, a eficiência da cadeia de suprimentos pode ser comprometida à medida que as lojas online tentam acompanhar a demanda, gerenciando o estoque e atendendo a um alto volume de pedidos, e as transportadoras ficam mais ocupadas do que o normal, trabalhando duro para entregar os pacotes no prazo.

A alta temporada de remessas inicia em outubro, com muitas lojas começando com ofertas de aquecimento para a Black Friday, e a demanda continua até o ano novo. 

Aqui está uma visão geral dos principais marcos e feriados que ocorrem nesse período:

Black Friday e Cyber Monday

A temporada de compras de fim de ano começa oficialmente na última sexta-feira de novembro com a Black Friday, seguida pela Cyber ​​Monday na segunda-feira. Este é o momento em que os consumidores começam a procurar as melhores ofertas e ganham vantagem na compra de presentes de fim de ano.

Natal 

Os compradores esperam que seus presentes sejam entregues antes do dia de Natal. É crucial anotar os prazos de envio das transportadoras (e reservar tempo extra para estar seguro) e comunicá-los aos seus clientes, para que saibam quando devem fazer um pedido se quiserem que cheguem no prazo. 

Ano Novo 

Embora a temporada de vendas de fim de ano comece a desacelerar nessa época, o volume de devoluções está próximo do máximo. Esse período geralmente exige mais das equipes de atendimento ao cliente e operações logísticas, para que as devoluções e as trocas possam ser processadas com eficiência. 

7 maneiras de deixar sua loja pronta para a alta temporada de remessas

Esperados ou inesperados, sempre que houver uma grande mudança na cadeia de suprimentos, isso pode prejudicar todas as suas operações, desde o gerenciamento de estoque até a remessa. 

É por isso que é importante encontrar maneiras de construir resiliência da cadeia de suprimentos, para que você possa garantir uma alta temporada de remessas bem-sucedida, apesar de possíveis atrasos e interrupções.

Começando com a experiência do usuário da sua loja online até a otimização de estoque, aqui estão sete maneiras de deixar seu e-commerce pronto para a temporada mais movimentada do ano.

1. Planeje com antecedência

Planeje suas promoções com antecedência e decida como lidará com os fluxos maciços de pedidos.

Ao prever a demanda, você pode otimizar os níveis de estoque e tomar melhores decisões sobre quanto de cada produto solicitar e quando.

Embora a previsão de inventário nunca seja 100% precisa, existem etapas que você pode seguir para aproximar suas estimativas da realidade: 

  • Observe os dados históricos de vendas e a sazonalidade.
  • Planeje suas promoções e antecipe picos de vendas.
  • Otimize os níveis de estoque rastreando itens de venda rápida e lenta.

2. Mantenha seus clientes informados

Como o quarto trimestre do ano é o período que compreende a alta temporada de remessas, as marcas de comércio eletrônico devem prestar atenção aos prazos das transportadoras para cada serviço, para que possam passar informações corretas aos consumidores. 

A entrega na última milha desempenha um papel fundamental na satisfação do cliente, mas infelizmente atrasos acontecem. Nesses casos, seja proativo e comunique-se com os clientes o mais rápido possível.

Você também precisa ficar de olho nos níveis de estoque. No caso de falta de algum item, certifique-se de marcá-lo como “esgotado” em sua loja imediatamente.

Ofereça aos seus clientes um código de rastreamento de pedidos, para que eles possam acompanhar a entrega em tempo real

3. Faça parceria com um 3PL experiente 

A parceria com uma empresa de logística terceirizada (3PL) experiente como a Flash Courier pode ajudar a tornar a caótica alta temporada de remessas muito mais gerenciável.

Atender esse pico de demanda por conta própria é muito desafiador, e alugar seu próprio warehouse é caro e demorado. 

Além disso, um 3PL conta com diversas tecnologias que tornam todo o processo de atendimento e envio de produtos mais rápido e eficaz.

Quanto mais cedo você começar a usar um 3PL, melhor para o seu negócio. 

4. Aumente sua equipe de atendimento ao cliente

É indicado aumentar seu quadro de funcionários, para garantir o melhor atendimento ao cliente e não prejudicar a reputação da sua loja.

Sua loja online terá mais compradores e pedidos do que o normal, então quanto mais suporte você dar para seus clientes nos horários e canais que eles desejam, melhor. 

Certifique-se de que sua equipe conheça as promoções atuais, diferentes opções de envio disponíveis, prazos de entrega esperados e como devolver ou trocar itens rapidamente. 

5. Comunique-se com seus fornecedores

Trabalhe em estreita colaboração com seu fabricante ou fornecedor, compartilhando o volume de pedidos previsto para o quarto trimestre com antecedência para evitar possíveis rupturas de estoque durante a alta temporada de remessas. 

Ao compreender os prazos de produção, você reduz o risco de falta de estoque, pedidos em atraso e execução de promoções de itens fora de estoque. 

Algumas marcas até procuram diversificar seu mix de fabricantes com vários parceiros em diferentes áreas para reduzir o risco caso seu fornecedor principal não consiga reabastecer de acordo com o planejado. 

6. Armazene seu estoque em vários depósitos

Se você for parceiro de um 3PL, terá a oportunidade de distribuir seu estoque em vários centros de distribuição para otimizar os custos de envio e reduzir os tempos de trânsito.

A Flash Courier, por exemplo, tem centros de armazenagem em diferentes pontos estratégicos do território nacional. 

Como cada local é alimentado pela mesma tecnologia de ponta, você obtém acesso a ferramentas de dados para ajudá-lo a entender quais regiões estão gerando mais vendas, para que possa otimizar sua alocação de estoque e estratégia de envio de acordo. 

Ao utilizar um método de estoque distribuído, você pode oferecer opções de remessa competitivas, rápidas e acessíveis que atendem às expectativas do cliente (como entrega em até 2 dias ou em frete gratuito com um limite de gasto mínimo).

7. Estabeleça um processo de gerenciamento de devoluções

Não importa a época do ano, certifique-se de ter uma política de devolução bem definida, fácil de entender e acessível em sua loja online ou listas de produtos.

Ter um processo adequado de gerenciamento de devoluções tranquiliza o cliente na hora da compra e melhora a fidelidade à marca.

Uma ótima experiência de devolução também pode incentivar seus clientes a fazer uma troca, para que você não perca a venda.

Para a logística reversa, também é aconselhável contar um um 3PL experiente, como a Flash Courier, que se encarrega da coleta do produto no endereço do destinatário e do seu retorno ao lojista.

Prepare-se para a alta temporada de remessas com a Flash Courier

Picking e Packing: como melhorar o atendimento de pedidos  

As empresas de comércio eletrônico devem se antecipar à demanda para garantir que um alto volume de pedidos seja atendido com precisão e rapidez.

Com a expectativa de que as vendas online durante a Black Friday e Cyber Monday batam recordes novamente, seu negócio deve estar preparado.

A melhor maneira de se preparar para a alta temporada de remessas e atender às expectativas do cliente é garantir que todas as partes de sua cadeia de suprimentos estejam alinhadas.

Em vez de gerenciar um depósito, investir em sua própria tecnologia de atendimento e enviar pedidos por conta própria, você pode terceirizar o atendimento para um especialista 3PL, enquanto economiza tempo e dinheiro a longo prazo. 

Com soluções diversificadas para suprir as necessidades específicas de cada negócio, a Flash Courier atende todo território nacional.

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossas opções, e garanta o melhor serviço de transporte de encomendas para os seus clientes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *