O que é uma empresa de logística e que serviços oferece?

O que é uma empresa de logística e que serviços oferece?

Uma empresa de logística é uma operadora terceirizada (também conhecida como 3PL) que oferece serviços de armazenamento, separação, embalagem e remessa de produtos. 

Fundamental para a operação de muitas empresas que lidam com o envio de mercadorias, vamos entender mais sobre como atua e qual o papel da empresa de logística no mercado e cadeia de suprimentos.

O que é uma empresa de logística e que serviços oferece?

Importância da empresa de logística para o comércio eletrônico

Uma empresa de logística controla e agiliza vários processos de movimentação de mercadorias, incluindo armazenamento e transporte, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com base nos requisitos específicos de cada cliente. 

A logística, portanto, envolve um conjunto complexo de processos que requerem um alto grau de coordenação na aquisição, armazenagem e movimentação de recursos e produtos em escala global.

Uma empresa de logística ainda garante entregas pontuais, mesmo nos destinos mais distantes, e continua operando em meio a interrupções na cadeia de suprimentos para atender às demandas crescentes.

Estratégias e execução de logística

Todos os aspectos da logística, atendimento de pedidos, manuseio, picking e packing, gerenciamento de estoque e envio estão interligados e precisam funcionar sem problemas e interrupções.

Para garantir isso, a empresa de logística precisa contar com uma equipe multitarefa treinada e bem coordenada. 

Para começar, as encomendas são recebidas e processadas através do sistema de gestão logística da empresa e as mercadorias são guardadas no armazém.

O pedido é então selecionado, preparado (quando há montagem de kits, por exemplo), passa para o setor de embalagem que se certifica de que o pacote de transporte seja seguro e de acordo com as características do produto, e faz a rotulagem adequada antes de enviar para transporte.

A equipe da empresa de logística garante que a mercadoria esteja pronta para ser despachada desde a origem até o destino. 

Os veículos de frete são inspecionados para garantir que não haja defeitos ou danos preexistentes que possam afetar o estado dos itens transportados, principalmente em trajetos longos.

Como muitos tipos de negócios dependem fortemente dos serviços de uma empresa de logística, as operadoras 3PL geralmente oferecem diferentes modos de transporte para atender à natureza variada dos produtos enviados.   

A Flash Courier, por exemplo, conta com caminhões, vans, motos, bicicletas, entre outros. Tudo para transportar os pedidos com a maior segurança e agilidade e ainda reduzir custos com frete para nossos clientes.

Cada pacote recebe um código de rastreamento para permitir que os usuários acessem o status do pedido.

Como escolher a empresa de logística certa para o seu negócio

Como mencionamos anteriormente, dada a natureza intrincada dos serviços que envolvem a logística, muitas empresas optam por contratar operadoras terceirizadas.

No entanto, os provedores de logística variam em suas ofertas e para escolher a melhor opção para o seu negócio, é preciso saber mais sobre como atuam. 

Corretores de frete

Os corretores de frete se concentram em remessas únicas e atuam como intermediários entre comerciantes e transportadoras.

Normalmente, eles têm acesso a várias transportadoras de pequeno e médio porte e, portanto, oferecem muitas alternativas de remessa.

Os corretores de frete podem ser:

  • Empresas de frete: transportam mercadorias por meio de um único meio de transporte por superfície, por ar ou por outras soluções de transporte múltiplo.
  • Despachantes de carga: não movimentam cargas eles mesmos, mas são facilitadores dentro da cadeia de suprimentos que trabalham com suas redes estabelecidas para ajudar a adaptar soluções de transporte de acordo com as necessidades de sua clientela, com foco na economia de custos e tempo. 
  • Transportadoras: lidam diretamente com o frete, o que inclui empresas ferroviárias, rodoviárias, aéreas e marítimas.

Empresa de logística 3PL 

Por sua vez, uma empresa de logística 3PL lida com operações de gerenciamento de cadeia de suprimentos de ponta a ponta, incluindo armazenamento, controle de estoque, transporte, embalagem e assistência de serviço de agenciamento de frete. 

Esse serviço refere-se à terceirização de todos os aspectos da logística. 

No comércio eletrônico, as empresas 3PL atuam como centros de atendimento, fornecendo personalização, entrega de última milha e coordenando devoluções e trocas. 

Elas se concentram em economia de custos e entregas pontuais com acesso a uma extensa rede de transportadoras.

Papel da logística em um mundo cada vez mais conectado

empresa-de-logistica-flashcourier

No cenário atual, a necessidade de uma empresa de logística é cada vez maior.

O mercado global de logística atingiu um valor de quase US$ 9.525,1 bilhões em 2021. Auxiliado pelos avanços tecnológicos, o mercado deverá crescer a um CAGR de 5,7% entre 2022 e 2027, atingindo um valor de cerca de US$ 13.326,3 bilhões até 2027.

Dada a crescente dependência da logística para manter os negócios e a economia em movimento, as empresas 3PL investem cada vez mais em tecnologia para adaptar e evoluir suas operações.

Recursos tecnológicos de automação podem levar a eficiência operacional para o próximo nível, abordando as complexidades da logística por meio de:

  • Sistemas de monitoramento em tempo real integrados ao aprendizado de máquina (ML) e à inteligência artificial (IA) permitem o rastreamento baseado em marcos de remessas com identificação por radiofrequência (RFID).
  • Sistemas de gerenciamento de rotas otimizam as rotas de remessa, resultando em eficiência de custo, tempo e mão de obra.
  • Sistemas baseados em IoT reduzem as lacunas na oferta e na demanda com uma visão ideal da disponibilidade de mercadorias.
  • Robótica e empilhadeiras automatizadas ajudam na movimentação de objetos e mercadorias pesadas, especialmente dentro de um grande armazém

Parte crucial da cadeia de suprimentos, a logística vem impulsionando a eficiência operacional e permitindo que as empresas se mantenham competitivas há décadas. 

Atualmente, uma empresa de logística realiza um papel fundamental no comércio, principalmente o eletrônico, possibilitando novos modelos de negócios e criando oportunidades para novos mercados.

Há mais de 20 anos no mercado, a Flash Courier é uma 3PL que oferece soluções diversificadas para suprir as necessidades específicas de cada negócio, atendendo todo território nacional.

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossos serviços e garanta o melhor serviço de logística para e-commerce.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *