Como o social commerce pode ajudar a expandir seus negócios online

Como o social commerce pode ajudar a expandir seus negócios online

Quem trabalha com comércio eletrônico está sempre em busca de novas maneiras de expandir seu alcance e melhorar resultados. Uma das formas mais recentes de conseguir isso é por meio do social commerce.

O famoso comércio social foi avaliado em $ 724 bilhões de dólares em 2022 e espera-se que cresça para mais de US $6 trilhões até 2030.

Isso significa que, se você ainda não está aproveitando as redes sociais para vender, é mais do que hora de começar.

Como o social commerce pode ajudar a expandir seus negócios online

O que é social commerce?

O social commerce é um modelo de venda que permite que os comerciantes usem plataformas de mídia social para divulgar e vender seus produtos diretamente na plataforma em questão.

Isso significa que se você anunciar um produto no Instagram, por exemplo, o cliente consegue concluir a compra sem sair do aplicativo, o que resulta em um fluxo de compra mais fácil e conveniente para o consumidor e uma receita potencialmente maior para sua loja online.

Além disso, é importante lembrar que as redes sociais são um ótimo meio para interagir com o público, divulgar sua empresa e criar reconhecimento de marca.

Benefícios do social commerce 

Vamos dar uma olhada em alguns dos benefícios mais interessantes de usar social commerce na sua estratégia de vendas online.

Alcance de público-alvo

Você provavelmente já sabe que a melhor maneira de atingir seu público-alvo é anunciar e vender seus produtos nas páginas e aplicativos que eles costumam usar.

Só em 2023, foram 4,89 bilhões usuários de mídia social em todo o mundo, o que significa que há um oceano de oportunidades para você conquistar novos clientes.

Se você conhece bem sua audiência, sabe onde ir para encontrá-los.

Coleta de dados sobre o público-alvo

As redes sociais são capazes de oferecer informações valiosas sobre o seu público.

Por exemplo, o Instagram Insights fornece um relatório que inclui detalhes como dados demográficos e localização geográfica de pessoas que visitaram e compraram na sua página.

O Facebook Insights oferece relatórios ainda mais detalhados que incluem dados como status de relacionamento, cargo e níveis de escolaridade.

Feedback do cliente

Outra vantagem de imenso valor é a facilidade em obter feedback do cliente nas redes sociais, uma vez que as pessoas estão acostumadas a interagir e deixar comentários ali.

Ao explorar a seção de comentários e ler mensagens diretas, você pode descobrir rápida e facilmente o que está funcionando e o que não está para o seu público-alvo. 

Para um feedback mais específico, faça enquetes ou poste caixas de perguntas nas histórias do Instagram.

Melhores plataformas de social commerce para impulsionar as vendas

Escolher a rede social certa para o seu negócio pode parecer complicado, por isso, vamos dar uma olhada nas três principais plataformas de social commerce que você pode usar para aumentar as vendas.

Facebook

O Facebook se manteve como a rede social mais popular do mundo em 2023. 

Existem quase 3 bilhões de usuários ativos na plataforma, o que o torna quase uma obrigação para quem quer vender online.

Também é uma ótima opção para quem é novo no social commerce, pois seu recurso de loja de teste ajuda você a obter todos os detalhes antes de começar.

Instagram

90% dos usuários do Instagram seguem pelo menos a página de uma empresa e as vendas por essa plataforma estão cada vez mais populares.

Para melhorar, existem vários benefícios exclusivos que a rede social oferece. As tags do Instagram permitem que você marque produtos em suas postagens ou histórias, por exemplo. 

Você também pode vender por meio de uma guia chamada “Comprar” em seu perfil. E não vamos esquecer das famosas lives, muito usadas por lojas de roupa para mostrar seus lançamentos e promover as vendas.

TikTok

De acordo com o TikTok, 47% dos usuários da plataforma compraram algo que viram ali.

O TikTok também oferece opções de comércio ao vivo que aprimoram a construção da comunidade e o reconhecimento da marca. 

O fenômeno #TikTokMadeMeBuyIt gera bilhões de visualizações e pode servir como marketing gratuito para seus produtos mais populares.

Estratégias de Social Commerce

Não sabe por onde começar sua jornada para vender nas mídias sociais? Aqui estão algumas estratégias que podem ajudar.

Marketing de influenciadores

Uma das melhores maneiras de se conectar com seu público de forma autêntica é alavancar o marketing de influenciadores.

Trabalhar com criadores de conteúdo que estão no mesmo nicho que você ajuda seus anúncios a alcançar o público certo sem parecer excessivamente vendedor ou robótico.

Se você está pensando que não tem dinheiro suficiente para este tipo de investimento, lembre-se que existem diferentes níveis de influenciadores. 

Os macro influenciadores têm mais de 100 mil seguidores, os micro influenciadores têm entre 1.000 e 100.000 e os nano influenciadores têm 1.000 seguidores ou menos. 

O custo de fechar parceria com cada um varia muito. Os macro influenciadores podem cobrar taxas que apenas as empresas de nível empresarial podem pagar, enquanto os nano influenciadores geralmente solicitam apenas um produto gratuito.

Transmissão ao vivo

É sempre uma boa ideia ser criativo com suas técnicas de marketing

A transmissão ao vivo (lives) nas mídias sociais é uma maneira divertida de criar relacionamentos genuínos com os fãs de sua marca. 

Esse recurso também permite que você responda a perguntas, obtenha feedback e venda em tempo real, o que é ótimo para construir a comunidade e ganhar confiança. 

Conteúdo gerado por usuários

Quando clientes satisfeitos publicam sobre seus produtos nas mídias sociais, é uma grande vantagem para o seu negócio. 

Este conteúdo é totalmente gratuito para você e tem o potencial de criar um burburinho em torno de seus produtos.

Por isso, nunca perca a chance de interagir com seus clientes e estimular que deixem seus comentários e avaliações.

Segmentação

Uma das melhores maneiras de maximizar o resultado de suas campanhas publicitárias é a segmentação.

A segmentação permite que você exiba anúncios para usuários de mídia social que se encaixem em um determinado grupo. 

O Facebook e o Instagram têm opções de anúncios direcionados que facilitam o processo. Se você conhece o público de seus produtos, esta é a oportunidade perfeita para alcançá-los diretamente.

Preços

Não é segredo que você terá concorrentes ao vender nas mídias sociais. 

Oferecer preços competitivos e minimizar taxas extras, como frete, é uma maneira simples de dar vantagem à sua loja.

Por isso, mesmo no social commerce você deve deixar claro para seus clientes as opções de entrega que disponibiliza, assim como prazos e formas de pagamento.

Acerte no envio e fidelize seus clientes

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Embora o uso do social commerce possa ajudá-lo a chamar a atenção de novos clientes, você precisará fornecer uma experiência de envio positiva para fazer com que voltem a comprar de novo.

Isso significa oferecer aos consumidores opções de envio no checkout e entregar suas compras o mais rápido possível.

Há mais de 20 anos no mercado, a Flash Courier é uma empresa logística (3PL) que atua com foco no transporte de cargas fracionadas (pequeno volume) e entrega expressa.

Especializada em e-commerce, a Flash conta com tecnologia de rastreio, sistema próprio de cotação de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

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