Principais tendências de e-commerce para 2024 – Parte 1

Principais tendências de e-commerce para 2024 – Parte 1

Ficar por dentro das tendências de e-commerce é importante para empresários que querem se manter competitivos em um espaço bastante disputado.

Essas previsões ajudam a entender o que os compradores online consideram importante e apontam como atender a essas expectativas antes que outras marcas o façam.

Neste post, vamos explorar diferentes categorias de tendências de e-commerce para 2024.

Principais tendências de e-commerce para 2024 - Parte 1

Principais tendências de e-commerce em tecnologia e inovação

Se há uma área do comércio eletrônico que passou por rápidas mudanças esse ano é a tecnologia. 

Para 2024, eis o que podemos esperar:

IA generativa para texto, vídeos e fotografia

IA generativa é um tipo de IA que pode criar várias formas de mídia. Isso inclui texto, vídeos e fotos. 

Já existem diversas ferramentas de inteligência artificial disponíveis online capazes de:

  • Gerar descrições de produtos
  • Revisar e aprimorar gramática e estilo
  • Criar imagens personalizadas
  • Categorizar e organizar conteúdo visual
  • Ajustar automaticamente o brilho, contraste e saturação das imagens

Lembrando ainda que a IA já é bastante utilizada no atendimento ao cliente, por meio dos chatbots, elemento apontado entre as tendências de e-commerce alguns anos atrás.

Análise preditiva para evitar rupturas de estoque

Qualquer problema na cadeia de suprimento do seu negócio prejudica sua capacidade de atender à demanda do cliente, abrindo caminho para a concorrência.

Pesquisas apontam que 46% dos consumidores passam para outras empresas que têm os produtos que desejam em estoque, caso não o achem na sua loja de preferência.

As rupturas de estoque são notoriamente difíceis de prevenir. Você precisa de uma forte compreensão da demanda do consumidor e de estoque suficiente para continuar vendendo durante a interrupção. 

No entanto, a análise preditiva usa aprendizado de máquina (machine learning) para prever a demanda futura. 

Para isso, o software depende de uma variedade de dados, como:

  • Tendências de mercado e econômicas
  • Conversas nas redes sociais
  • Dados internos (como vendas anteriores)
  • Temporadas de férias
  • Clima

Com o mercado pós-pandêmico ainda abalado por essas interrupções imprevistas da cadeia de suprimentos, não é de se espantar que essa seja uma forte tendência no e-commerce.

Principais tendências em experiência do cliente 

A experiência que um comprador tem com sua loja online pode aumentar ou diminuir sua taxa de conversão

Aqui estão as maiores tendências na área a serem consideradas à medida que avançamos para 2024.

Compra personalizada

As lojas online que se conectam com os clientes em um nível mais profundo são recompensadas com fidelidade e maior retenção.

Ao adotar insights de CRM baseados em IA, você consegue aprofundar esses relacionamentos de longo prazo com o consumidor e melhorar seus resultados financeiros.

As marcas podem usar os seguintes pontos de contato para personalizar a experiência de compra:

  • Produtos encomendados anteriormente
  • Tempo desde o último pedido
  • Valor médio do pedido
  • Ponto de dor ou desafio
  • Motivação de compra

Essa abordagem não apenas nutre conexões duradouras, mas também é uma forma estratégica de usar recursos para adquirir leads.

Autoatendimento interativo

Quanto tempo sua equipe de atendimento gastou ajudando clientes durante suas compras?

Como recursos humanos são limitados, se não houver opções de autoatendimento, pode demorar muito para que um lead tenha sua dúvida respondida, o que desencoraja a compra. 

Por isso, parte de ter um e-commerce de sucesso em um futuro próximo é permitir que seu cliente assuma as rédeas da sua jornada de compra.

Isso pode ser feito através de chatbots, calculadoras de frete, guias interativos de medida, tutorias de uso em vídeo e muito mais, tudo depende do seu negócio.

O importante é disponibilizar o máximo de recursos para que os clientes controlem sua experiência e adaptem a jornada de compra às suas necessidades específicas.

Principais tendências em remessa e atendimento de e-commerce

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Do envio ao atendimento, aqui estão as maiores tendências de logística de comércio eletrônico a serem consideradas para 2024.

Entrega no mesmo dia

Primeiro foi a entrega em dois dias, depois no dia seguinte. Agora, a entrega no mesmo dia é a última tendência de e-commerce que os consumidores esperam das marcas.

Quase a metade dos compradores afirmam que a entrega no mesmo dia aumenta a probabilidade de eles comprarem online. 

Seguindo essa tendência, estima-se que o mercado de entrega expressa deverá valer US$ 14,9 bilhões em 2024, de acordo com Statista.

Se adaptar a essa realidade torna urgente que e-commerces fechem parceria com transportadoras que oferecem essa opção de remessa.

Múltiplos centros de atendimento 

Distribuir seu estoque em vários centros de distribuição menores, em vez de um grande armazém, ajuda a agilizar a entrega. 

Afinal, quanto mais próximos os produtos forem mantidos de seus clientes, mais rápido eles poderão recebê-los.

Você pode adotar essa tendência de comércio eletrônico de duas maneiras:

Opções sustentáveis de entrega

Já faz algum tempo que estudos mostram a crescente preocupação dos compradores com o impacto ambiental de suas escolhas.

Pesquisas recentes comprovam que:

Para empresários com consciência ecológica, esta é uma oportunidade de reduzir a sua própria pegada de carbono

Para proprietários de empresas com experiência em marketing, esta é uma oportunidade de diferenciá-los de seus concorrentes.

Em uma época em que somos inundados por empresas de comércio eletrônico que vendem produtos semelhantes, os clientes estão procurando motivos pelos quais deveriam escolher uma marca ao invés de outra.

Com 30 anos de mercado, a Flash Courier adota várias medidas para garantir a sustentabilidade de suas operações, incluindo o uso de veículos elétricos e a adesão aos PUDOs (pontos de retirada).

Especializada em entrega rápida para e-commerce, a empresa possui tecnologia de rastreio, sistema próprio de cálculo de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria.

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