Marketing para e-commerce: estratégias para divulgar sua loja virtual

Marketing para e-commerce: estratégias para divulgar sua loja virtual

Quer sua empresa esteja apenas começando ou já tenha uma base de clientes bem estabelecida, é importante manter-se atualizado sobre as tendências e técnicas de marketing para e-commerce.

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6 estratégias de marketing para e-commerce

O comércio eletrônico registrou em janeiro deste ano 1,77 bilhão de acessos, o que marca um aumento de 25% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

“Neste mês, o canal de busca orgânica e paga foi o que mais contribuiu nas visitas, com participação de 59%, seguido pelo canal direto, 32%. A expectativa para os próximos meses é de um crescimento irrefreável nos acessos diários”, afirma o CEO da Conversion.

Estruturar e lançar uma loja virtual é uma grande conquista para sua marca. Porém, é crucial investir em estratégias de marketing eficazes para que seus negócios online continuem a crescer

Para ajudar, reunimos seis estratégias de marketing para e-commerce testadas e comprovados por empreendedores das mais diversas áreas.

1. Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo tem potencial para atrair mais atenção positiva, interação e conversões sustentáveis ​​do qualquer outro método de divulgação.

Essa estratégia de marketing para e-commerce foca na captação de clientes através de conteúdo interessante e valioso.

O primeiro passo para tornar seu site relevante para os buscadores é criar e publicar conteúdo original e bem elaborado.

Divulgar conteúdo de qualidade, relacionado ao seu negócio, serve para provar que você é uma autoridade no assunto e ajuda a atrair audiência qualificada, com interesse no que você está oferecendo.

Lembre-se de que ferramentas de busca, como o Google, não “enxergam” imagens, então a única forma de fazer com que ele note sua loja virtual em meio a tantas outras é através do que está escrito na sua página.

Faça um brainstorming com sua equipe para criar uma lista dos diferentes tipos de conteúdo que você deseja criar, como postagens em blogs, vídeos e newsletters.

Também sugerimos que você crie conteúdo com base na regra 80/20 de Pareto, o que significa que suas ações devem incluir 80% de conteúdo informativo e 20% de conteúdo promocional.

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Todo o conteúdo que você publica deve ser relevante, interessante e exclusivo.

2. Otimize o layout do seu site

Depois de lançar sua loja virtual, é importante testar o layout e conferir a facilidade de navegação e a eficácia dos elementos de conversão.

Quando os clientes visitam seu site, você quer ter certeza de que é fácil e simples fazer o check-out, que eles se sentem naturalmente inclinados a comprar seus produtos e que está bem claro como fazer isso.

Uma ferramenta que ajuda bastante a fazer esses testes é o Mouseflow, um software que permite acompanhar o comportamento dos visitantes no seu site.

Com um guia de cores, o Mouseflow informa, por exemplo, onde estes visitantes clicaram, rolaram a tela e até mesmo onde eles prestaram mais atenção.

Se uma área específica da sua página receber mais atenção, você deve considerar mover seus elementos de conversão para lá.

Excelente recurso de auxílio para o marketing para e-commerce, o Mouseflow pode ajudar a melhorar suas conversões, aumentar as vendas e manter os clientes em potencial interessados.

3. Mídias Sociais

Poderosa ferramenta de marketing para e-commerce, as mídias sociais permitem que você se comunique com seus clientes de uma forma pessoal e direta.

Você pode utilizar esses canais para gerar engajamento e interação, aumentar o tráfego para seu website e desenvolver uma base maior de clientes.

Utilizar diferentes plataformas de mídia social para diferentes finalidades é o ideal para criar uma presença sólida e rica para sua marca no mundo virtual.

Segundo o relatório Estado do Inbound (State of Inbound), desenvolvido pela HubSpot, ao serem questionados sobre que canais de distribuição de conteúdo adicionariam nos próximos doze meses, profissionais de marketing e vendas responderam o seguinte:

  • YouTube: 48%
  • Facebook: 39%
  • Instagram: 33%

Ao utilizar diferentes plataformas e meios para se comunicar com o seu público, é mais fácil perceber suas necessidades de uma maneira que amplie seus negócios ao longo do tempo.

Para manter o reconhecimento e a autoridade da marca, certifique-se de que seus esforços de divulgação sejam unificados, garantindo que sua equipe esteja na mesma página com o estilo de comunicação da sua empresa.

4. E-mail Marketing

Uma das formas mais eficazes de se comunicar com a sua base de clientes é através do e-mail marketing.

Existem 4 bilhões de usuários de e-mail atualmente. E esse número deve crescer para 4,5 bi até 2024, o que representa mais da metade da população mundial.

Segundo a VentureBeat, por mais de dez anos consecutivos, o e-mail é a categoria que gera o maior ROI (retorno sobre investimento) para os profissionais de marketing.

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Para alcançar seu público-alvo com mais eficiência, crie e-mails personalizados, ofereça ofertas exclusivas, conteúdo relevante e use-os como uma oportunidade para socializar.

Fale sobre o que a sua empresa está fazendo, sobre quaisquer eventos que você esteja participando, novos recursos ou produtos.

Você quer se relacionar com seus clientes em um nível que seja possível medir seu interesse, fazê-los avançar no funil de vendas e convertê-los em consumidores fiéis.  

Para monitorar seus resultados você pode utilizar o  Painel Google Analytics, uma solução gratuita que fornece dados úteis sobre sua campanha de e-mail marketing.

5. SEO

É fundamental garantir que seu e-commerce seja otimizado para os mecanismos de pesquisa.

Com os padrões de SEO (Search Engine Optimization) atuais, agora é mais importante do que nunca garantir que seu site seja constantemente atualizado com conteúdo rico e promova uma boa experiência do usuário (UX).

O conteúdo do seu site deve ser confiável e fornecer informações ao público que sejam úteis e relevantes para o que estão procurando.

Por exemplo, se a sua loja virtual vende suprimentos para camping, é aconselhável fornecer informações detalhadas sobre o produto, tanto na sua descrição quanto em artigos que falem sobre o assunto de forma mais detalhada e completa.

Capriche na descrição dos produtos vendidos e nos demais textos que aparecem no site, lembrando de usar palavras-chaves relacionadas ao seu negócio.

As palavras-chaves são os termos de pesquisa usados pelo usuário para escrever sua dúvida nos buscadores.

Ou seja, ao utilizar palavras-chaves relacionadas ao seu negócio na sua página, você estará passando a mensagem para o Google de que o seu conteúdo trata sobre o assunto daquele termo específico.

6. Retargeting

Clientes que já mostraram interesse em seu site são mais propensos a voltar e realizar uma compra.

Retargeting ou Remarketing, é uma técnica de marketing para e-commerce que rastreia os clientes que visitaram seu site e exibe anúncios da sua loja enquanto eles navegam na Internet, com a intenção de recuperar sua atenção.

Como o próprio nome indica, remarketing significa fazer marketing novamente, para a mesma pessoa.

Quando esses visitantes voltam a acessar sua loja virtual, eles têm mais chances de fazer uma compra.

Para gerenciar com eficácia uma campanha de retargeting, é muito importante segmentar para quem seu anúncio será exibido e criar anúncios específicos.

O cliente estava olhando para algum produto em especial? Certifique-se de que os anúncios exibidos para ele mostrem esse determinado produto e vinculem à sua página de venda.

É importante exibir as informações que o usuário está procurando no momento em que clica no anúncio.

Se ele clicar em um anúncio de botas de caminhada e for redirecionados para a página inicial do seu site, é provável que ele perca o interesse.

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Conclusão

Manter-se atualizado sobre estratégias de marketing para e-commerce é crucial para qualquer loja online de sucesso.

É importante fornecer conteúdo e produtos relevantes, interessantes e valiosos, que realmente atendam às necessidades do seu público-alvo.

Porém, lembre-se que nada disso adiantará se você não prestar um serviço de qualidade.

É fundamental para o sucesso de uma loja virtual que o produto adquirido chegue íntegro e o mais rápido possível até a casa do cliente.

Para isso, empreendedores contam cada vez mais com o serviço de transportadoras especializadas como a Flash Courier.

Há mais de vinte anos no mercado, a Flash Courier conta com toda experiência, tecnologia e organização que a sua empresa precisa.

Com foco no transporte de cargas fracionadas (pequeno volume) e entrega expressa, a Flash Courier atende todo território nacional, primando pela agilidade de entrega.

Entre as vantagens que a Flash oferece para o seu negócio, destacam-se:

  • capacidade de armazenagem;
  • código de rastreio;
  • expertise em embalagens;
  • frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

Tudo isso para garantir a viabilidade e perfeito funcionamento de suas operações.

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